Estudos para Célula
- Detalhes
- Escrito por: Pr. Zildemar
Texto base: 1Co 15.19
Introdução: O Criador tornou-se criatura para nos devolver o prazer de viver. E nos trazer esperança da vida eterna nos céus. Uma vida cuja esperança se limita apenas a esta vida, dentre todos os homens é a mais digna de compaixão. Portanto, pense um pouco, quem é você? O que você está fazendo aqui na terra? Para onde você vai?
1) QUEM É VOCÊ? – Jo 8.58
Jesus sabia quem ele era. Ao dizer ‘EU SOU’ ele declarou que não apenas ‘estava’ ou simplesmente ‘existia’, mas que sua vida e propósito são eternos e permanentes. Jesus disse que ele era: o Pão da Vida (Jo 6.35, 48); a Luz do mundo (Jo 8.12); a Porta das ovelhas (Jo 10.7,9); o Bom Pastor (Jo 10.11,14); a Ressurreição e a Vida (Jo 11.25); o Caminho, a Verdade e a Vida (Jo 14.6); a Videira Verdadeira (Jo 15.1,5). Muitas pessoas não são felizes porque não sabem quem são e qual é o propósito de sua existência. - Existimos para ser filhos de Deus! A Bíblia diz que “a todos quantos o receberam (Jesus), deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que creem no seu nome” (Jo 1.12). Sem Jesus a vida é sem vida, mas uma vida com Jesus é uma vida com propósito.
2) O QUE VOCÊ ESTÁ FAZENDO? – Jo 10.10
Muitas pessoas se frustram porque não conseguem levar adiante seus projetos e acabam desistindo de seus sonhos. São infelizes por não alcançarem seus objetivos terrenos. Contudo, precisam saber que o mais importante não são as coisas terrenas, mas as eternas (2Co 4.18). Não devemos desistir de lutar, porém, devemos alinhar os nossos planos com os do Senhor (Jr 29.11). Ele tem sonhos maiores para nós (Is 55.8,9). Precisamos aprender a confiar (Sl 37.5) e a nos orientar pela bússola da Sua Palavra, a Bíblia (Sl 119.105). Quando priorizamos o reino, as coisas ficam mais fáceis (Mt 6.33). Qual é o propósito do Criador para a sua vida? Por que você existe? (At 17.28). Jesus sempre procurou fazer a vontade do Pai (Jo 6.38-40). Jesus quer salvar a todos, inclusive você! (Mt 18.14). Assim, fica fácil você saber qual a vontade dele para a sua vida: salvar-se e salvar o máximo de vidas possíveis. Ele veio para dar vida e vida em abundância. Esse deve ser o nosso maior propósito.
3) PARA ONDE VOCÊ VAI? – Jo 16.28
Jesus sabia para onde iria e por isso conseguiu suportar a passagem pela cruz. Este era o motivo de sua determinação e confiança, por isso “disse: porque sei donde vim e para onde vou; mas vós não sabeis donde venho, nem para onde vou” (Jo 8.14). Sem Jesus o futuro de cada ser humano é incerto, contudo, Jesus deixou algo claro para nós ao dizer: “na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar” (Jo 14.2). Ele tem uma morada eterna para aqueles que fazem a sua vontade.
Conclusão – Jesus disse: “aquele que crê em mim tem a vida eterna” (Jo 6.47). Basta crer que Ele é o seu Senhor e Salvador. Ao alinhar os seus propósitos aos propósitos dele você não se abalará tanto com as frustrações terrenas, porque Ele é fiel e tem sempre o melhor para você.
Avisos – 28/09 Enc Moças - 12/10 Enc Rapazes -
- 28-30/09 Curso Falando e ouvindo com sabedoria, com Pr Everson Alessandro da PIB de Criciúma, SC -
- LEMBRAR DE ORAR NAS CÉLULAS PELAS NOSSAS ELEIÇÕES -
- www.igrejadoavivamento.com.br -
- www.igrejadoavivamento.com.br -
- Detalhes
- Escrito por: Pr. Zildemar
Texto base: Jo 10.10 – 1Ts 5.23 – Sl 119.73
Introdução: Mas o que fazer para viver essa vida abundante? Como devemos nos comportar diante de um mundo tão conturbado? O que fazer para sermos aprovados? - Há pessoas abastadas de bens materiais, contudo, pobres emocionalmente e espiritualmente. Se vamos ser abastados, que comece no nosso espírito e alma, para que a partir dela se torne uma realidade material. A vida em abundância que Jesus prometeu não conhece escassez de nada. João disse: “Amado, acima de tudo, faço votos por tua prosperidade e saúde, assim como é próspera a tua alma” (3Jo 2). A vida em abundância deve começar na alma, e da alma, das nossas emoções, de uma mente saudável, levar-nos a outras conquistas. Lembrando que a bênção do Senhor é que enriquece (Pv 10.22). Em resumo, precisamos estar de bem na alma, no corpo e no espírito. Vejamos:
1) VIDA ABUNDANTE NA ALMA - Sl 37.5 – Sl 125.1 – Sl 34.22 – Lc 11.28
As nossas emoções e os nossos sentimentos estão na nossa alma. Só os que se apegam à palavra de Cristo, e entregam a alma à Sua guarda, e a vida a Seu dispor, encontrarão paz e sossego! Quem se entrega às Escrituras livra-se do rancor ao perdoar, ao humilhar-se, ao obedecer aos Seus ensinamentos. Muitas pessoas têm adoecido fisicamente, porque primeiro adoecem na alma (Sl 32.3). Você não pode ter vida abundante na alma vivendo uma vida de murmuração, mentira, trapaças, enganos e demais coisas que vão de encontro aos princípios de Deus. Portanto o primeiro passo para ter uma vida abundante na alma é conhecer e praticar a Palavra de Deus.
2) VIDA ABUNDANTE NO CORPO – 1Co 6.19-20 – Mc 6.30-32 – Lc 9.10
Vida abundante é também ter saúde no corpo, não apenas na alma. O nosso corpo é templo do Espírito Santo. Portanto devemos zelar dele. Razão pela qual como filhos de Deus devemos cuidar da nossa alimentação, do jejum, da nossa higiene, da nossa atividade física, do descanso e do lazer. Não podemos espiritualizar o natural e nem naturalizar o espiritual. Jesus é o nosso maior exemplo e apesar de sua árdua jornada de trabalho, ele saia com seus discípulos para se alimentarem e para descansarem. Somos bem mais produtivos no reino vivendo uma vida saudável no corpo.
3) VIDA ABUNDANTE NO ESPÍRITO – Sl 51.10 – Gl 5.22,23 – Mt 6.6
A abundância de Deus não é só provisão de comida e bens. Deus promete nos dar abundância de amor, paz, graça e alegria. A salvação de Jesus traz abundância de bênçãos! Viver em comunhão com o Espírito Santo nos dá convicção de sermos filhos de Deus (Rm 8.14-16). Vida abundante no espírito é viver uma vida de oração, alimento da palavra, louvor e adoração. Você deve ser ativo no seu devocional pessoal em secreto com Deus, participar de um grupo de célula, e também ter o seu momento de júbilo com os demais irmãos no templo pelo menos uma vez na semana (Hb 10.25).
Conclusão – Viver uma vida abundante é sonho de todo filho de Deus e, também o sonho de Deus para todos os seus filhos. Portanto, isso é possível sim! Jesus Cristo veio ao mundo para nos dar esse presente. "O prazer está no corpo, a felicidade se acha na alma, e a alegria no espírito, mas somente Jesus pode nos dar tudo isso".
Avisos – 21/09 Reencontro - 28/09 Enc Moças - 12/10 Em Rapazes -
- 28-30/09 Curso Falando e ouvindo com sabedoria, com Pr Everson Alessandro da PIB de Criciuma, SC -
- LEMBRAR DE ORAR NAS CÉLULAS PELAS NOSSAS ELEIÇÕES -
- www.igrejadoavivamento.com.br -
- 28-30/09 Curso Falando e ouvindo com sabedoria, com Pr Everson Alessandro da PIB de Criciuma, SC -
- LEMBRAR DE ORAR NAS CÉLULAS PELAS NOSSAS ELEIÇÕES -
- www.igrejadoavivamento.com.br -
- Detalhes
- Escrito por: Pr. Zildemar
Texto base: Jo 10.10 – Gn 2.8,9 – Ap 2.7 – Ap 22.1,2 – Ap 22.14
Introdução: O maior desejo de Deus é que sejamos felizes. Deus jamais criaria o homem para o sofrimento. O sofrimento veio a partir do pecado. O pecado nos afasta de Deus (Rm 3.23; Is 59.2). O salário do pecado é a morte (Rm 6.23). Mas, Deus sempre quer dar-nos vida, e vida abundante, porque Ele é o autor da vida e só Ele tem vida para dar.
1) É DEUS QUEM NOS DÁ A VIDA - At 17.24-28 – Jo 14.6 – Jo 11.25,26
Você foi criado com a eternidade em seu coração. Você nasceu para viver. Cristo é a vida. A Bíblia diz: “Tudo fez Deus formoso no seu devido tempo; também pôs a eternidade no coração do homem” (Ec 3.11 ARA). Vale a pena pensar que a vida por mais longínqua que seja é apenas uma partícula diante da eternidade que nos espera.
2) DEUS TEM PROPÓSITOS PARA A NOSSA VIDA – Ec 3.1 – Is 55.8,9 – Jr 29.11
Você pode se sentir perdido e sozinho, mas Deus sabe exatamente onde você está, e Ele tem um bom plano para você. A Bíblia começa com um Jardim e termina com uma cidade. Começa com o Jardim do Éden e termina com a Nova Jerusalém Celestial. Tanto no meio do Jardim, como no meio da cidade há uma árvore chamada de Arvore da Vida. O pecado entrou como um desvio de percurso dos planos de Deus. A morte entrou, mas, na Sua soberania Deus envia Jesus e restaura-nos à vida. Porque Ele quer habitar conosco dando-nos vida eterna juntamente com Ele.
3) ELE NOS DÁ VIDA E VIDA ABUNDANTE – Jo 10.10 – 1Co 2.9 – Ef 3.20
Há muitas coisas que desejamos aqui nesta terra: saúde, amor, riqueza, beleza, talentos, poder, fama; mas sem paz de espírito tudo isso só nos trará tormento em vez de prazer. A palavra "abundante" no grego é “Perisson”, que significa: "muito, muito bem, além da medida, mais, supérfluo, uma quantidade tão abundante que chega a ser mais do que era de se esperar ou antecipar." E isto implica muito mais que os prazeres terrenos. Deus quer nos dar uma vida próspera e há muitos homens prósperos mencionados na Bíblia, contudo, o que mais importa é a vida eterna e a paz com Cristo no nosso coração (Mt 11.28,29).
Conclusão – O diabo veio para matar, roubar e destruir. Pensamentos de morte não é de Deus. Deus tem vida e vida em abundância. Ele quer que vivamos bem e prósperos, felizes e com paz no coração, seguros e convictos de uma vida eterna com Cristo nos céus. Jesus já conquistou tudo na Cruz. Você tem paz no seu coração? Você já recebeu Jesus como seu Senhor e Salvador?
Avisos – 14/09 Enc dos 120 – 21/09 Reencontro - 28/09 Enc Moças
- ORAR NAS CÉLULAS PELAS NOSSAS ELEIÇÕES -
- www.igrejadoavivamento.com.br -
- ORAR NAS CÉLULAS PELAS NOSSAS ELEIÇÕES -
- www.igrejadoavivamento.com.br -
- Detalhes
- Escrito por: Pr. Zildemar
Texto base: 1Cr 17.20 – Jr 10.6 – Is 45.5-7 - 1Sm 2.1-2 - Jo 3.16
Introdução: Seria bem mais prático para Deus ter eliminado o homem desde o Éden e formado um outro advertido sobre as terríveis consequências do pecado. Mas, algumas razões não O deixaram assim fazer. Em primeiro lugar, Deus criou o homem com uma alma eterna. Em segundo, Deus o amou profundamente mesmo na sua condição miserável de pecador (Rm 5.8). A mente humana é pequena para entender a grandeza do nosso Deus. - Que Deus é esse?
1) QUE NOS DÁ DE PRESENTE A CHANCE DE UMA NOVA VIDA - Ef 2.8-10
Graça é favor não merecido. Somos salvos por Sua graça (Ef 2.8). A salvação é um presente. Devemos cuidar para não sermos religiosos anulando a maravilhosa graça de Jesus (Tt 2.11). Os religiosos colocam a exigência da lei sobre os ombros dos homens. Os salvos em Cristo descansam na graça e sempre desfrutam da provisão que vem de Deus. Um sente-se merecedor porque suas obras são boas (Ef 2.9). O outro reconhece a infinitude do amor de Deus ao conceder-nos o perdão dos pecados pelo Sangue do Cordeiro (1Jo 1.7). Um sente-se injustiçado e perde a justificação. O outro é justificado por achar-se imerecedor de tamanha graça. Graça esta, que uma vez conquistada, manifesta-se pela conduta de santidade, fruto de uma nova vida em Cristo Jesus (Ef 2.10). Você já tem a nova vida com Cristo?
2) QUE ESTÁ SEMPRE DISPOSTO A PERDOAR, A RECONCILIAR-SE – Lc 15.17-24
A dúvida de muitos é: será que Deus vai me perdoar? - Deus não só perdoa, Ele esquece! “Pois, para com as suas iniquidades, usarei de misericórdia e dos seus pecados jamais me lembrarei.” (Hb 8.12). Basta uma atitude de arrependimento e Ele estará sempre de braços abertos para dar vida ao que está morto pelo pecado (Lc 15.24). O que Ele mais quer é perdoar, é reconciliar-se conosco (Ne 9.17-20; Sl 86.5; Is 55.7; At 3.19); Ainda há tempo, mas em breve a porta da graça irá se fechar (Mt 25.10-13). Você já se reconciliou? Como está a sua vida com Deus?
3) QUE NOS AMOU ANTES DE SER AMADO – 1Jo 4.19
Um homem querendo ser Deus é fácil de entender, mas um Deus querer ser homem, só por revelação divina. Que Deus é esse? Que amor é esse? Os elogios e as críticas não aumentarão e nem diminuirão o amor de Deus por você. Confie no amor de Deus e você ficará liberto do medo. (1Jo 4.18-19; Sl 56.1-4). Não há limites para o generoso amor de Deus (Rm 8.31-39). A morte de Cristo em nosso lugar é a grande prova do amor divino por nós. (Rm 5.8)
Conclusão – O que o diabo mais quer é que a humanidade não sinta esse amor, porque ele não tem amor para dar. Somente Deus é amor e tem de sobra para dar. Não há outro Deus como o nosso Deus. Que Deus é esse? Que amor é esse? O amor de Deus não é apenas confortador, é transformador! Seu amor nos constrange! (2Co 5.14). A sua bondade não pode conquistar o amor de Deus. Nem a sua maldade pode perdê-lo. Mas você pode resistir a esse amor.
Avisos – 14/09 Enc dos 120 – 21/09 Reencontro - 28/09 Enc Moças
- ORAR NAS CÉLULAS PELAS NOSSAS ELEIÇÕES -
- www.igrejadoavivamento.com.br -
- www.igrejadoavivamento.com.br -
- Detalhes
- Escrito por: Pr. Zildemar
Texto base: 1Ts 4.1-8 e 4.16-17 – Ap 19.7-9
Introdução: A cada dia que passa ficamos mais próximos à volta de Cristo. Os sinais evidenciam que estamos nos últimos dias da Igreja de Cristo de na terra. Cremos que o Espirito Santo está preparando um povo, a Igreja Santa, para as bodas do Cordeiro.
1) DEUS ESTÁ SEPARANDO UM POVO EM SANTIDADE
Deus sempre escolheu um povo para que fosse santo (separado). Ele deseja que sejamos santos e irrepreensíveis diante dele (Ef 1.4). Deus nos escolheu para a salvação mediante a santificação do Espírito (2Ts 2.13). Fomos predestinados para sermos conforme à imagem de Jesus Cristo (Rm 8.29). Quando um verdadeiro discípulo de Jesus peca, a sua consciência não o deixa em paz. Ele não consegue amar e viver na prática do pecado (1Jo 3.6). Ele vai agir como o filho pródigo: “Levantar-me-ei e irei ter com o meu Pai, e lhe direi: Pai. Pequei contra o céu e diante de ti” (Lc 15.18). Quem vive na prática do pecado, da corrupção, da imoralidade, da impiedade, e gosta disso, não pode dizer que é salvo, filho de Deus, por mais próspero que esteja financeiramente, ou envolvido nos trabalhos da igreja (Mt 7.21-23).
2) O PODER DA SANTIFICAÇÃO PROVÉM DA NOSSA UNIÃO COM CRISTO
Ninguém é santo pela força de vontade, por mais que deseje. Não há poder em nós mesmo para mortificarmos as paixões carnais. Somente mediante a união com o Cristo crucificado e ressurreto é que teremos o poder necessário para dominar a velha natureza e nos revestimos da nova natureza, do novo homem, que é Cristo (Ef 4.20-24). A religiosidade não consegue obter o poder espiritual necessário para vencer os desejos da carne. O poder da ressurreição triunfa sobre o pecado e sobre a morte. Quando “sabemos” que fomos crucificados com Cristo (Rm 6.6), nós nos “consideramos” mortos para o pecado e vivos para Deus (Rm 6.11), não permitindo que o pecado “reine” sobre nós (Rm 6.12) e nem nos “oferecemos” a ele como escravos (Rm 6.13). Experimentamos a vitória sobre o pecado (Rm 6.14).
2) A NOIVA SE PREPARA PARA O NOIVO
O apóstolo Paulo se refere a esta noiva ao escrever: “Estou zeloso de vós com zelo de Deus; porque vos tenho preparado para vos apresentar como uma virgem pura a um marido, a saber, a Cristo” (2Co 11.2). Apocalipse também nos chama a atenção para o fato de a noiva já estar pronta, vestida de linho fino, puro e resplandecente (Ap 19.7-8). Os exércitos do céu, que seguem Jesus em cavalos brancos (simbolizando triunfo), estão “vestidos de linho fino, branco e puro” (Ap 19.14), identificando-os claramente com a Noiva do Cordeiro (a Igreja), que participará das Bodas do Cordeiro (Ap 19.6-9).
Conclusão – “A santidade é o lado visível da salvação” (Spurgeon). A santidade é o adorno da noiva de Cristo (Igreja). Jesus está voltando, como está a sua vida com Deus? Você está unido com Cristo? Você está de vestes brancas? (Ec 9.8; Ap 3.5-6). “Porquanto Deus não nos chamou para a impureza, e sim para a santificação. Assim sendo, quem rejeita a santificação não rejeita o homem, e sim a Deus, que também vos dá o seu Espírito Santo.” (1Ts 4.7-8)
Avisos – 31/08 Enc Mulheres – 07/09 Enc Casais – 14/09 Enc dos 120 – 21/09 Reencontro - 28/09 Enc Moças
- ORAR NAS CÉLULAS PELAS NOSSAS ELEIÇÕES -
- www.igrejadoavivamento.com.br -
- Detalhes
- Escrito por: Pr. Zildemar
Texto base: Gn 17.1-8 - Js 3.5
Introdução: Josué disse: “Santifiquem-se, porque amanhã o Senhor fará maravilhas entre vocês!” O nosso Deus é um Deus de maravilhas! Deus de grandes coisas porque Ele é grande! O maior obstáculo de recebermos mais de Suas bênçãos são os nossos pecados.
1) A SANTIFICAÇÃO PRECEDE AS GRANDES VITÓRIAS – Is 59.2 - Gn 17.1
Santidade tem a ver com intimidade. A santidade nos leva caminho adentro da sala intima da comunhão com Deus. O pecado nos afasta de Deus, a santidade nos aproxima. Abraão tornou-se um grande conquistador somente depois que passou a andar com Deus. As vitórias do povo de Deus sobre seus inimigos nunca foram resultado de esforços humanos, mas sim, da intervenção divina. Qual era o segredo da vitória? A resposta é simples: a presença de Deus nas batalhas. - “A santificação precede as conquistas”.
2) A SANTIFICAÇÃO PRECEDE A FRUTIFICAÇÃO - Jo 15.1-8
Jesus nasceu em Belém, conhecida como Efrata, que significa terra frutífera ou lugar da frutificação. Jesus nasceu para multiplicar! Quando passamos pelo Novo Nascimento, assim como Jesus, nascemos para frutificar. Frutificar é manifestar a salvação através das nossas boas obras (Cl 1.10). Quando frutificamos, glorificamos a Deus (Jo 15.8). Frutificar é ganhar almas para Jesus. - “A santificação precede a frutificação”.
3) A SANTIFICAÇÃO PRECEDE O CRESCIMENTO EXTRAORDINÁRIO
Estamos no ano do crescimento extraordinário e isso requer multiplicar. Primeiro frutificamos, depois multiplicamos. Uma árvore, primeiro frutifica, para depois multiplicar através dos frutos e sementes. Em Cristo estamos debaixo da promessa que Deus fez a Abraão e sus descendentes (Gl 3.7-9 e 4.28). José do Egito era bisneto de Abraão, veja o que seu pai lhe disse: “O Deus Todo-Poderoso me apareceu em Luz, na terra de Canaã, e me abençoou dizendo: Eis que te farei frutificar e multiplicar, e tornar-te-ei uma multidão de povos e darei esta terra à tua descendência depois de ti, em possessão perpétua” (Gn 48.4). “A santificação precede o extraordinário”.
Conclusão – A santificação abre o caminho para se viver as maravilhas de Deus. Se quisermos experimentar o extraordinário de Deus em nosso meio, na nossa geração, então, teremos de nos santificar. Entenda uma coisa – sempre que Deus deseja fazer algo poderoso no meio do seu povo ele exige santificação. Buscar a santidade é fundamental para viver o sobrenatural. Porque pela santificação você terá mais intimidade com o Espírito Santo e então verá o que nunca viu e viverá o que nunca viveu. "Santificar-se para ver o extraordinário!"
Avisos – 24 a 26/08 Retiro de Líderes Teen - 31/08 Enc Mulheres – 07/09 Enc Casais – 14/09 Enc dos 120 –
- www.igrejadoavivamento.com.br -
- www.igrejadoavivamento.com.br -
- Detalhes
- Escrito por: Pr. Zildemar
Texto base: 1Pe 2.9-11 – 1Pe 1.3-9
Introdução: Todos nós sabemos que Deus deseja a nossa santidade. O que muitos não sabem é que todo verdadeiro filho de Deus almeja a santidade. O pecado é uma armadilha na vida dos santos. Ele rouba de nós a glória de Deus (Rm 3.23). Quando recebemos Jesus passamos a ser santos, separados, porém continuamos a viver como peregrinos numa terra contaminada pelo pecado. E, mesmo diante da sedução do pecado, temos no fundo do nosso coração o desejo de ser santos, de estar sempre em comunhão com o nosso Pai Celestial.
1) ESCOLHIDOS PARA SER SANTOS
Antes da fundação do mundo já fomos escolhidos para sermos santos e irrepreensíveis diante dEle e temos a redenção e a remissão dos nossos pecados pelo poder do Seu Sangue, segundo a riqueza da sua graça operando em nós (Ef 1.4-7). Deus nos escolheu para a salvação mediante a santificação do Espírito (2Ts 2.13). Nós fomos predestinados para sermos conformes à imagem de Jesus Cristo (Rm 8.29).
2) A SANTIDADE É O DESEJO DE TODO CRISTÃO VERDADEIRO
Uma vez escolhidos, o próprio Deus coloca em nosso coração o desejo de viver em santidade. Então, mesmo que tropecemos algumas vezes, nunca conseguimos conviver em paz com o pecado, pois a nossa consciência nos condena dia e noite. Veja o exemplo do rei Davi (Sl 32.1-5). Quando pecamos contra o Senhor o Espírito Santo trabalha um profundo arrependimento em nosso coração. A atitude do filho pródigo é normal na vida dos filhos verdadeiros: "Eu me porei a caminho e voltarei para meu pai, e lhe direi: Pai, pequei contra o céu e contra ti" (Lc 15.18).
3) QUEM NÃO DESEJA A SANTIDADE, PRECISA SE CONVERTER
Ninguém que vive na prática do pecado, da corrupção, da imoralidade, da impiedade e gosta disso pode dizer que é salvo, filho de Deus (1Jo 3.9). Por mais que já tenha tido muitas experiências sobrenaturais. A santidade é a marca dos salvos (1Pe 1.14-20). "Jesus Cristo não leva para o céu ninguém que Ele não tenha santificado na terra. Esta Cabeça viva não admite membros mortos" (J. Owen). Assim: “Quem não deseja a santificação precisa de conversão.”
Conclusão – A santidade é como um banho, como você se sentiria se ficasse 30 dias sem tomar banho? O pecado cheira mal nas narinas de Deus. O pecado nos afasta da glória de Deus. Quando temos a experiência do novo nascimento e passamos a ser filhos de Deus sentimos uma alegria indizível (1Pe 1.8), algo que só quem passa pela conversão sabe o que é. Assim sendo, quem tem a verdadeira alegria da salvação, não irá querer perde-la (Sl 51.12). Se alguém não tem esse desejo, na verdade, precisa se converter, enquanto há tempo.
Como está o seu coração? Você tem a alegria da salvação? Você sente desejo pela santidade?
Avisos – 17 a 19/08 Retiro de Lideres Rabone – 24 a 26/08 Retiro de Líderes Teen - 31/08 Enc Mulheres – 07/09 Enc Casais – 14/09 Enc dos 120 – 21/09 Reencontro -
- Detalhes
- Escrito por: Pr. Zildemar
Texto base: Fp 2.12-18 – Mt 5.14-16 – 1Pe 2.11,12
Introdução: A Bíblia diz que como filhos de Deus devemos resplandecer como luzeiros no meio de uma geração perversa e corrupta. E isto não é tão simples, exige viver em santidade. Ao receber Jesus Cristo como nosso Senhor e Salvador passamos a ter uma nova vida, uma nova forma de viver, com novos valores, novas condutas, um “novo estilo de vida.” Pensando em santidade como estilo de vida precisamos entender que:
1) A SANTIFICAÇÃO É UM PROCESSO – Rm 6.8-14 - Rm 12.1,2
A santificação é um processo que ocorre no decorrer da vida daqueles que estão em Jesus. Enquanto neste mundo estivermos, estaremos sujeitos ao pecado, mas é através da santificação que iremos mortificar a nossa carne e nos submeter à boa, perfeita e agradável vontade de Deus. Tudo começa pela nossa maneira de pensar e ver as coisas. Priorizar o reino (Mt 6.33) e, ter a mente de Cristo (1Co 2.16). Você tem progredido na sua caminhada cristã? Como você está hoje, melhor, igual ou pior do que quando aceitou Jesus?
2) A SANTIFICAÇÃO TORNA-NOS MAIS PARECIDO COM JESUS – Ef 4.13-15 – 2Co 2.14,15
Se queremos mais de Deus, devemos vencer os desejos da carne e viver no Espírito. E quanto mais de Deus em nós, mais domínio sobre o pecado teremos (Jo 3.30). O objetivo é que possamos ser cada vez mais parecidos com Cristo por meio da obra do Espírito Santo em nosso coração. Na medida em que nos santificamos as pessoas passam a ver Jesus em nós. Você tem exalado o bom perfume de Cristo? Você tem sido luzeiro neste mundo? As pessoas têm visto Jesus em sua vida?
3) A SANTIFICAÇÃO É UMA ORDEM, UM MANDAMENTO - Hb 12.14 – 1Pe 1.16
Então a ordem é clara: “Segui a paz com todos e a santificação”. É uma ordem de Deus e não apenas um pedido ou sugestão (1Ts 4.7). Ao aceitarmos Jesus como Salvador e Senhor, somos declarados santos diante de Deus, isto é, separados para sermos usados pelo Senhor, para que as pessoas vejam as boas obras em nós e glorifiquem a Deus por isso. Razão pela qual precisamos estar em santidade. Santificação não é uma opção, mas uma ordem a ser cumprida na vida daqueles que querem ser usados por Deus. Você tem sido usado por Deus?
Conclusão – A santificação é um processo que nos torna mais parecidos com Jesus. A santificação é um mandamento do Senhor. Deus quer usar-nos em sua obra, mas, para isso precisamos estar em santidade. Porém, é importante frisar que a santificação não é a causa, e, sim, o efeito da nossa salvação. Não nos santificamos para sermos salvos, mas sim, porque já somos salvos! Somente os salvos caminham no trilho da santificação. Assim sendo, é correto afirmar que os salvos buscam a santidade como um estilo de vida.
Avisos – 17 a 19/08 Retiro de Lideres Rabone – 24 a 26/08 Retiro de Líderes Teen - 31/08 Enc Mulheres – 07/09 Enc Casais – 14/09 Enc dos 120 –
- Detalhes
- Escrito por: Pr. Zildemar
Texto base: Jo 2.23-25 – Hb 12.14
Introdução: Interessante que o capítulo dois do evangelho de João termina com a afirmação de que Jesus conhecia a natureza humana e logo em seguida, João inicia o capítulo três narrando o diálogo entre Jesus e Nicodemos sobre a necessidade do novo nascimento. Aqui vemos que somente recebe uma nova natureza, a natureza divina, aquele que passa pela experiência do novo nascimento. O novo nascimento vai refletir numa vida de santidade, porque:
1) É NATURAL CADA UM AGIR CONFORME A SUA NATUREZA – Gl 5.16,17
Você não vê um boi voando, e nem um pássaro puxando um carroção de boi. Cada qual age de acordo com a sua natureza. Em Cristo Jesus desfrutamos de uma nova natureza, portanto agora é a vida de Cristo em nós (Gl 2.20). Quando agimos no pecado, agimos na natureza humana. Quando agimos em santidade, agimos na natureza de Cristo. Somente quem tem Jesus consegue dominar o desejo da carne e viver uma vida de santidade.
2) É NATURAL PARA A OVELHA EVITAR A LAMA – SL 69.14
O porco não se importa com o lamaçal. A ovelha já é ao contrário. Se a ovelha não se limpar da lama a sua lã vai pesar e ela vai adoecer. Da mesma forma, se o cristão não se limpar do pecado, vai morrer. Isso ilustra bem que aqueles que nasceram de novo precisam viver num constante processo de santificação. A santificação é como banhar-se todos dos dias. O pecado cheira mal nas narinas de Deus. Já a vida de santidade O agrada porque ela provém da fé (Hb 11.6).
3) É NATURAL PARA QUEM JÁ NASCEU DE NOVO SANTIFICAR-SE – 1Co 6.11
As cartas de Paulo, geralmente são dirigidas aos santos que estão em determinada cidade. No entanto, vemos ele repreendendo e apontando seus erros. Ao aceitarmos o Senhor Jesus Cristo como nosso Salvador, somos transformadas em santos (separados). Mas, mesmo assim, precisamos viver em santificação enquanto aqui estivermos nesta peregrinação terrena (1Pe 2.11,12). Veja o que Paulo diz: “à igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados para ser santos, com todos os que em todo lugar invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso.” (1Co 1.2).
Conclusão – É natural cada um agir conforme a sua natureza. É impossível santificar-se sem Jesus. Só o sangue de Jesus nos purifica de todo pecado e só o Espírito Santo nos convence do pecado, da justiça e do juízo. Portanto, é natural para quem já nasceu de novo buscar a santificação, livrar-se do pecado e viver uma nova vida em Cristo Jesus (2Co 5.17).
Avisos – 17 a 19/08 Retiro de Lideres Rabone – 24 a 26/08 Retiro de Líderes Teen - 31/08 Encontro de Mulheres – 07/09 Encontro de Casais – 14/09 Enc dos 120 –
- www.igrejadoavivamento.com.br -
- www.igrejadoavivamento.com.br -
- Detalhes
- Escrito por: Pr. Zildemar
Texto base: Tg 4.4 – 1Jo 2.15-17 – Gl 5.22-24
Introdução: A experiência do “Novo Nascimento” gera em nosso coração uma nova natureza. Como pecadores nós odiamos o que Deus ama e amamos o que Deus odeia. Quando nascido de novo começamos a amar o que Deus ama e a odiar o que Deus odeia. Isso podemos chamar de frutos da “Nova Natureza”. Vejamos alguns aspectos importantes sobre esses frutos:
01 – SÓ PRODUZ FRUTOS QUEM CRESCE
Quando uma criança nasce é natural seu organismo desejar alimentar-se para poder crescer. Da mesma forma, quando nascemos de novo é natural desejarmos crescer espiritualmente. A Bíblia diz: “desejai ardentemente, como crianças recém-nascidas, o genuíno leite espiritual, para que, por ele, vos seja dado crescimento para salvação” (1Pe 2.2). Muitos tentam crescer espiritualmente, mas ainda não passaram pela experiência do novo nascimento, da entrega genuína de seu coração à Cristo. Como pode crescer alguém que não nasceu? Os frutos somente virão depois de certa maturidade, para isso é preciso nascer e crescer na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo (2Pe 3.18). - Você tem gerado frutos?
02 – OS FRUTOS SÃO NATURAIS
No novo nascimento passamos a ter uma nova vida (Rm 6.4-11), um novo coração (Ez 36.26), um espírito novo (Ez 11.19), passamos a ser um novo homem (Ef 4.24) participante da natureza divina (2Pe 1.4-11). Este novo homem faz morrer a sua natureza terrena com suas paixões, despindo-se do velho homem e revestindo-se do novo (Cl 3.5-10) e passa a gerar naturalmente frutos de uma nova vida, resultado da nova natureza. A árvore dá frutos de acordo com a sua espécie (Mt 7.16-21). - Quais tem sido o seu fruto?
03 – CONTRA FRUTOS NÃO HÁ ARGUMENTOS
Portanto, é natural para o cidadão dos céus evitar o pecado, ser humilde, ter afetos de misericórdia, de bondade, de mansidão, de longanimidade, suportar os outros e perdoar, da mesma forma que Cristo nos perdoou. E, acima de tudo viver naturalmente o amor que é o vínculo da perfeição (Cl 3.12-14). É normal para quem já nasceu de novo instruir-se na Palavra de Cristo, ter um coração grato e fiel, agir com prudência e sabedoria, louvar a Deus de coração e ser perseverante. (Cl 3.15-17). Portanto: “a produção de frutos é a expressão da salvação, não o meio para alcançá-la.” Só produz frutos de uma nova vida quem já é salvo. Seus frutos evidenciam quem você é! Revelam a sua natureza! - Seus frutos são saudáveis?
Conclusão – Somos conhecidos pelos nossos frutos. Apenas produziremos frutos de acordo com a nossa espécie. Essa é a lei da reprodução que rege nossa natureza em todas as esferas. Só reproduz, quem produz! Quando geramos frutos, reproduzimos, porque os frutos se tornam sementes. Portanto, ganhar almas para Jesus faz parte da natureza daqueles que já nasceram de novo. “Quem não nascer de novo, um dia desejará nunca ter nascido.”
Avisos – 27/07 Enc Rapazes - 24/08 Retiro de Líderes Teen – 29/07 a 05/08 Semana de Santificação (CCA) – 31/08 Enc Mulheres – 07/09 Congresso de Louvor e Adoração - 07/09 Enc Casais – 14/09 Enc dos 120 –
- www.igrejadoavivamento.com.br -
- www.igrejadoavivamento.com.br -
- Detalhes
- Escrito por: Pr. Zildemar
Texto base: João 3.1-16 – Ef 2.8-9 – 1Pe 1.3-9, 22-23 – 1Jo 5.1-5
Introdução: Não adianta ser uma pessoa boa, um bom pai de família, uma boa mãe, um bom filho, um bom marido, uma boa esposa, um bom empregado, um bom patrão ou mesmo até um bom religioso. Nicodemos era um homem religioso. Não basta ler a Bíblia, fazer orações e viver na igreja pensando que com isso já é merecedor do céu, porque as suas obras não podem lhe dar a vida eterna. O novo nascimento é presente de Deus, é graça do alto, não é mérito humano. Biblicamente só é salvo quem passa pelo Novo Nascimento. Portanto vejamos três importantes características de quem já nasceu de novo:
1) A FÉ – A primeira característica é a fé. Somos salvos pela fé (Ef 2.8). Ao receber Jesus já somos salvos porque Ele é o autor e consumador da fé (Hb 12.2). A Bíblia diz: “Porque todos vós sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus” (Gl 3.26). Também diz: “Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que creem no seu nome os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus.” (Jo 1.12-13). “Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo é nascido de Deus” (1Jo 5.1). Pela fé obedecemos às Escrituras! Pela fé aceitamos e servimos a Jesus! Pela fé anunciamos o evangelho! Pela fé fazemos a obra de Deus! Como está a sua fé?
2) A ESPERANÇA – A Segunda característica daqueles que são nascidos de Deus é a esperança. Pedro diz: “Louvemos ao Deus e Pai do nosso Senhor Jesus Cristo! Por causa da sua grande misericórdia, ele nos deu uma nova vida pela ressurreição de Jesus Cristo. Por isso o nosso coração está cheio de uma esperança viva” (1Pe 1.3-NTLH). Se diz “esperança viva” é porque há também a esperança morta! Muitos estão desesperados porque tem uma esperança que não vem de Deus. Portanto, quem é nascido de Deus não fica perdido diante de uma situação, porque está firmado numa nova e viva esperança. Como está a sua esperança?
3) O AMOR – A terceira característica dos nascidos de Deus, e a maior de todas, é o amor (Rm 5.5; 1Co 13.13). É muito sério quando a Bíblia diz: “Amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor procede de Deus; e todo aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Aquele que não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor” (1Jo 4.7-8). Portanto quem ama ajuda, quem ama perdoa, quem ama ganha almas, quem ama é fiel nos dízimos e nas ofertas, quem ama não tem dificuldade em obedecer a Deus e viver um verdadeiro cristianismo. Porque o amor é a marca d’agua do Cristão. Nenhuma outra religião tem um líder que amou tanto ao ponto de dar a sua vida por seus seguidores (Rm 5.8; Jo 3.16).
Conclusão – Você já nasceu de novo? Você pode ter dinheiro, ter fama, ter bons amigos, ser religioso, ser mestre nas Escrituras, ter uma elevada bagagem intelectual, sem novo nascimento não tem a vida eterna. A única maneira de você ter a vida eterna é através de uma nova vida em Cristo Jesus por meio do novo nascimento. Viva a fé, a esperança e o amor!
Avisos – 20/07 Enc Moças – 27/07 Enc Rapazes – 03/08 Enc Homens – 17/08 Retiro de Líderes Rabone – 24/08 Retiro de Líderes Teen – 31/08 Enc Mulheres
- Detalhes
- Escrito por: Pr. Zildemar
Texto base: 2Co 5.17 – Jo 3.3
Introdução: Com Jesus tudo é novo: novos caminhos, novas forças, novas conquistas e uma nova vida. O primeiro passo de quem recebe Jesus como seu Senhor e Salvador é a sua rendição. Render-se a Cristo implica em viver um novo estilo de vida, uma nova maneira de ser e agir. Jamais alguém conseguirá isso sem passar pelo “Novo Nascimento”. Portanto, “Nova Vida” em Cristo Jesus é:
1) É UMA EXPERIÊNCIA PESSOAL
Ninguém pode nascer no lugar de outra pessoa. Trata-se de uma experiência única e pessoal, e ninguém entra no reino dos céus sem primeiro nascer de novo (Jo 3.3). Todo homem já nasce em pecado e está espiritualmente morto, ou seja, separado de Deus e corrompido pela velha natureza adâmica, herdada de seus pais (Sl 51.5). Quando você entrega a sua vida a Jesus, imediatamente o Espírito Santo vem habitar em você, dando vida ao seu espírito que estava morto (Ef 2.1-5). O homem foi gerado no Éden, degenerado pelo pecado e regenerado pelo novo nascimento. Ninguém lhe perguntou se você queria nascer da carne. Mas hoje você é desafiado a nascer do espírito, ou seja: a “Nascer de Novo”. A escolha é sua: “Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus " (João 1.12).
2) É UMA OBRA-PRIMA DO ESPÍRITO SANTO
Não existe rendição sem a ação do Espírito Santo. É Ele quem convence o homem do pecado, da justiça e do juízo (Jo 16.7-8). Quando alguém ouve a palavra de Deus e a aceita (Ap 3.20), o Espírito Santo vem e a vivifica, produzindo um efeito concreto de limpeza e mudança em seu interior (Jo 7.38; Tg 1.18; Jo 6.63). Só Ele pode levar você para onde a carne jamais iria. Quando uma pessoa está viva, seu corpo fica sensível. Quando estamos em Cristo, o Espírito Santo em nós nos dá a sensibilidade para discernirmos aquilo que agrada ou desagrada a Deus (Rm 8.11-14). Arrependimento, segundo o homem, gera culpa e reincidência. Arrependimento, segundo o Espírito Santo, gera mudanças e santidade.
3) É TER UMA NOVA NATUREZA
Assim como a lagarta passa pela metamorfose para se transformar em borboleta, o homem natural precisa nascer de novo para receber uma nova natureza e transforma-se numa nova criatura. Quando um ímpio peca, ele age de forma natural, porque aquilo faz parte da sua natureza. Agora, com a natureza de Cristo agindo em você, ao pecar você vai sentir o peso do pecado, porque o pecado já não faz parte de sua nova natureza (1Jo 3.9, 1Jo 2.1).
CONCLUSÃO - O Novo Nascimento é a ação sobrenatural do Espírito Santo em nós. Essa experiência nos leva a gozar de uma paz diferente da que o mundo dá, passamos a sentir um amor e uma alegria indizível e cheia de glória (1Pe 1.8). Portanto, toda pessoa salva em Cristo Jesus passa a ter uma nova natureza e a viver uma nova vida em Cristo Jesus (2Co 5.17).
Avisos – 13 a 15/07 Akampa Teen - 20/07 Enc Moças – 27/07 Enc Rapazes – 03/08 Enc Homens – 17/08 Retiro de Líderes Rabone – 24/08 Retiro de Líderes Teen – 31/08 Enc Mulheres
- Detalhes
- Escrito por: Pr. Zildemar
Texto base: 1Tm 2.4 – Jo 3.1-7 e 3.16
Introdução: Muitas pessoas pensam que Deus está preocupado com a religião. Porém elas estão enganadas, pois a vontade do Criador é a nossa comunhão ativa com Ele. O problema é que o pecado criou uma separação entre o homem e Deus (Is 59.2). Após a queda, o próprio Deus tomou a iniciativa de religar-se com Adão (Gn 3.8-10). Depois, quando Deus mandou Moisés levantar o tabernáculo, mostrou novamente seu desejo de habitar no meio do seu povo (Êx 25.8). Por fim, ao assumir a forma humana, Ele religou-se conosco através de Cristo Jesus “E o Verbo se fez carne e habitou entre nós” (Jo 1.14; 1Tm 2.5). E isto só é possível mediante o novo nascimento.
1) SEM NOVO NASCIMENTO NÃO PODE VER O REINO DE DEUS
"É necessário nascer de novo." Se hoje essa declaração já nos surpreende, imagine para Nicodemos naquela época! “Aquele que não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus” (Jo 3.3). O que essas palavras significam? Nascer de novo é nascer da água e do Espírito (Jo 3.5), significa regeneração. Significa o início de uma nova vida, onde o pecador se torna nova criatura em Cristo Jesus (2Co 5.17, Ef 2.10).
2) COMO NASCER DE NOVO
O novo nascimento é uma experiência profunda com Jesus, e não uma mera mudança de religião. Nicodemos era um homem religioso e a religiosidade não regenera ninguém. Regeneração significa literalmente “gerar novamente” e só aparece duas vezes no Novo Testamento: a primeira ao se referir à restauração de todas as coisas (Mt 19.28); e a outra como sinônimo de novo nascimento, cujo sentido é o de salvação em Cristo Jesus (Tt 3.5). Isso significa ser gerado da semente incorruptível, que é Jesus (1Pe 1.23).
3) NÃO É REENCARNAÇÃO
O novo nascimento não é reencarnação, porque a carne vive só uma vez (Hb 9.27). Jesus deixou isso bem claro ao enfatizar: “O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito” (Jo 3.6). Jesus não está falando em renascimento, nem em reencarnação, mas, de uma profunda experiência espiritual do homem que embora vivo na carne, permanecia morto no espirito. Só em Cristo é possível estar vivo fisicamente e espiritualmente.
Conclusão – O novo nascimento é a experiência com Cristo que nos religa a Deus. Não vem de um conjunto de regras religiosas ou éticas, mas, do reconhecimento do amor de Deus e da aceitação do senhorio de Cristo Jesus em nossas vidas. Ao contrário do pensamento de Nicodemos e de muitos religiosos de hoje, ela não vem por obras, mas pela graça salvadora revelada pelo Espirito Santo aos nossos corações.
Avisos – 06/07 – Enc Mulheres – 07/07 Celebração das Crianças na ICP – 07/07 Celebração d Jovens no CCA - 13 a 15/07 Akampa Teen - 20/07 Enc Moças – 27/07 Enc Rapazes – 03/08 Enc Homens -
(Atenção - 01/07 CEIA e 08/07 Apresentação de CRIANÇAS)
- www.igrejadoavivamento.com.br -
(Atenção - 01/07 CEIA e 08/07 Apresentação de CRIANÇAS)
- www.igrejadoavivamento.com.br -
- Detalhes
- Escrito por: Pr. Zildemar
Texto base: 1Pe 4.7 – Fp 4.6 – Mt 7.7,8
Introdução: Quando um cristão ora, os céus se abrem, o inferno treme e a terra se transforma. Por exemplo: a oração de Abraão mudou a história de uma nação (Gn 20.17,18); Josué orou e o sol parou por quase um dia (Js 10.12-14). Elias orou e o fogo desceu do céu (1Rs 18.36-39). Há um poder extraordinário na oração e, além do jejum, algumas ações nossas podem dinamizar ainda mais as nossas orações. Vejamos, a sua oração se fortalecerá se você:
1) ORAR COM FÉ – Tg 1.5,6 – Tg 5.15 – Mc 11.22-24 – Mt 21.22
A fé faz você ver o seu milagre antes que os seus olhos o enxergue. A fé nos faz crer no incrível, ver o invisível e realizar o impossível. Deus honra a nossa fé, porque a nossa fé honra a Deus. A nossa fé determina o potencial da ação de Deus em nós. Romanos 12.3 revela que existem diferentes medidas de fé. A Bíblia revela que ela pode ser aumentada (Lc 17.5). Quanto mais você conhece Deus, mais fé terá, razão pela qual devemos estudar as Escrituras (Rm 10.17). Portanto, quanto maior a sua fé, mais eficaz será a sua oração.
2) ORAR COM PERSEVERANÇA - Cl 4.2 – Lc 18.1-8 – 1Rs 18.41-44 – Rm 12.12
"O grande ponto é nunca desistir [da oração] até que a resposta venha" (George Müller). Um dos segredos da caminhada cristã vitoriosa é a perseverança. Sob longa luta, Jacó foi abençoado (Gn 32.22-33); depois de uma longa busca, a mulher cananeia recebeu aquilo que desejava (Mt 15.21-28); após orar por sete vezes, Elias recebeu a chuva (1Rs 18.43); Pedro, de maneira maravilhosa, foi libertado da prisão, pela oração incessante da igreja (At 12.1-12); por dez dias eles perseveraram unânimes em oração e o Espírito Santo foi derramado em Pentecostes (At 2.1-2). Por que muitos oram e não recebem? Porque oram apenas uma vez, sem perseverar. Portanto, persevere e livre-se de tudo aquilo que te dificulte de perseverar. Ore com perseverança e alcance a vitória.
3) ORAR EM CONCORDÂNCIA – Mt 18.19-20
Há um poder especial na oração em concordância. Ela dá a dimensão de unidade, de se ter um só coração e um só propósito. Quando isso acontece, as orações são mais eficazes. A igreja recebe poder para ligar e desligar. O apóstolo Paulo sabia muito bem disso (Rm 15.30; 2Co 1.10). Moisés ensinou que “um só persegue mil, e dois fazem fugir dez mil” (Dt 32.30). Entendemos que, espiritualmente falando, quando duas pessoas se unem, a oração potencializa-se em cinco vezes mais. Portanto, a concordância potencializará o seu pedido.
Conclusão – Tudo pode ser mudado pela oração. Como seria bem melhor se todos entendessem que a oração é uma arma poderosíssima dos cristãos! Andrew Murray declarou que “a oração é o poder mediante o qual acontece aquilo que, de outro modo, não aconteceria”. Portanto, com fé, perseverança e em concordância, vamos potencializar as nossas orações e ver o impossível tornar-se possível de forma extraordinária em nosso meio.
Avisos – 06/07 Enc Mulheres – 20/07 Enc Moças – 27/07 Enc Rapazes – 03/08 Enc Homens -
(Agora A CEIA será no 1º domingo do mês – a apresentação de CRIANÇAS continuará no segundo domingo)
www.igrejadoavivamento.com.br -
- Detalhes
- Escrito por: Pr. Zildemar
Quebra gelo: Você gosta de orar? Quer aprender alguns segredos para uma oração eficaz?
Texto base: Jr 29.12 - Ef 3.20
Introdução: Uma das armas espirituais mais poderosas que temos acesso é a oração. Quando oramos, abrimos a porta para Deus entrar em nossos problemas e trabalhar com eles. A oração convida Deus para vir ao seu mundo, que é natural, e lhe eleva ao mundo de Deus, que é sobrenatural. Se a oração não fosse tão importante, não haveria tanta oposição espiritual tentando impedir você de orar. Vejamos algumas dicas para uma oração eficaz:
- ORAR DE ACORDO COM A PALAVRA DE DEUS (SUA VONTADE) 1Jo 5.14,15
Nada está fora do alcance da oração, exceto o que estiver fora da vontade de Deus. A Bíblia, revela a vontade soberana de Deus. As Escrituras nos mandam orar: pelos nossos inimigos (Mt 5.44); para que Deus levante novos líderes na igreja (Lc 10.2); para não entrarmos em tentação (Mt 26.41); a favor dos que ministram a Palavra (Cl 4.3); para que a Palavra se propague (2Ts 3.1); pelas autoridades governamentais (1Tm 2:1-3); por alívio da aflição (Tg 5.13); pela cura dos doentes (Tg 5.14-16); pela paz em Jerusalém (Sl 122.6); para a salvação das pessoas (Rm 10.1). Em todo tempo (1Ts 5.17). Motivos egoístas não serão atendidos: “Pedis, e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites” (Tg 4.3)
- ORAR COM HUMILDADE – Tg 4.10 – 2Cr 7.14 – Sl 51.17
- ORAR EM NOME DE JESUS – Jo 14.12-14 – Jo 16.23,24
Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo são uma só pessoa, porém, a Bíblia revela funções distintas de cada um. Ao orar, devemos pedir a Deus Pai (Tg 1.17). Veja o exemplo da oração do “Pai Nosso”. Para ser eficaz a oração deve ser em nome de Jesus. “Se vocês pedirem ao Pai alguma coisa em meu nome, ele lhes dará.” (Jo 16.23b-NTLH). Fica prático, iniciar, dizendo: “Senhor Deus”, e terminar: “em nome de Jesus, amém!” - Não orar em nome de Jesus é como dar um cheque e não assinar. - E o Espírito Santo? Ele é o nosso ajudador, devemos pedir para Ele nos auxiliar na oração. Thomas Watson declarou: “A oração é a chave do céu; o Espírito ajuda a fé a fazer girar a chave.”
Conclusão – Deus é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos. Que você possa usar essa arma poderosa e de forma eficaz, orar de acordo com a vontade de Deus, com humildade, pedindo ao Pai, no nome de Jesus e auxiliado pelo Espírito Santo.
Avisos – 29/06 Enc Homens - 06/07 Enc Mulheres – 20/07 Enc Moças – 27/07 Enc Rapazes -
(Atenção! A CEIA passou a ser no 1º domingo do mês – a apresentação de CRIANÇAS no segundo domingo)
www.igrejadoavivamento.com.br -
(Atenção! A CEIA passou a ser no 1º domingo do mês – a apresentação de CRIANÇAS no segundo domingo)
www.igrejadoavivamento.com.br -
- Detalhes
- Escrito por: Pr. Zildemar
Texto base: 1Tessalonicenses 5.17
Introdução: A oração é uma arma poderosa e exclusiva do cristão. A oração é o cerne da vida cristã. “A oração move a mão que move o mundo.” (J. A. Wallace). A oração nos conecta instantaneamente ao trono da graça e ativa os poderes do céu. A oração desestabiliza a preocupação. A oração fertiliza o coração. A oração sincroniza dois corações: Deus e você!!!
1 – ALGUNS EXEMPLOS BÍBLICOS DE HOMENS DE ORAÇÃO
a) Moisés – (Êx 33.11-23) – Moisés conversava face a face com o Senhor;
b) Ezequias – (Is 37.38.1-8) – O rei ganhou mais 15 anos de vida em resposta a oração;
c) Daniel – (Dn 6.10) – Daniel orava 3 vezes por dia;
d) Davi – (Sl 55.17) – Davi orava constantemente ao Senhor;
e) Elias – (Tg 5.17,18) – Elias era homem sujeito às mesmas paixões que nós e Deus o ouvia;
f) Paulo – (Ef 3.14-21) – Paulo orava com amor pelas almas.
2 – JESUS O NOSSO MAIOR MODELO
a) Antes de iniciar seu ministério Jesus jejuou e orou 40 dias - (Mt 4.1-11)
b) Antes de escolher seus discípulos, Jesus passou a noite em oração – (Lc 6.12-16)
c) Era costume de Jesus isolar-se para orar – (Lc 5.15,16)
d) Antes de momentos importantes, Jesus sempre orava – (Jo 6.11; 11.41,42; Lc 22.39-41)
e) Antes das refeições. Após ressuscitar, o reconheceram por isso – (Lc 24.30)
f) Ao instituir a Ceia, Jesus orou – (Mt 26.26-28)
g) Antes de ser preso, Jesus orou – (Mt 26.36-48)
h) Jesus orou na hora da agonia da cruz – (Lc 23.34)
i) Jesus orou por você – (Jo 17.20)
j) Jesus continua orando por nós – (Rm 8.34; Hb 7.25; 9.24)
Conclusão – Para o cristão, é de fundamental importância a vida de oração. Deus quer que vivamos uma vida de oração (1Ts 5.17). Ele quer ter comunhão conosco, estar conosco. A Bíblia faz questão de registrar grandes homens de Deus que foram vitoriosos através da oração. O próprio Senhor Jesus! Contudo, não adianta estudar sobre a oração. Vamos colocar em prática, vamos criar este hábito. “O caminho para se obter um espírito de oração é continuar orando. Quanto menos orarmos, menos desejo teremos de orar” (George Muller). Vamos orar?
Avisos –15/06 Enc Teen – 29/06 Enc Homens - 06/07 Enc Mulheres –
( * Atenção! A Ceia passou a ser no 1º domingo do mês – a apresentação de Crianças continua no segundo )
www.igrejadoavivamento.com.br -
www.igrejadoavivamento.com.br -
- Detalhes
- Escrito por: Pr. Zildemar
Texto base: 2Crônicas 20.1-29
Introdução: O rei Josafá e o povo de Judá presenciaram um grande livramento da parte de Deus. Acontece que um enorme exército, formado por nações inimigas, marchou contra eles e era humanamente impossível vencê-los. Contudo, aquela ameaça se reverteu em bênçãos para eles. Vejamos algumas lições desse texto:
1 – O QUE FAZER QUANDO NÃO SE SABE O QUE FAZER? – v. 12
Muitas vezes somos surpreendidos por situações que não sabemos o que fazer, nem por onde começar. O rei Josafá declarou total dependência do Senhor ao dizer: “Pois não temos força para enfrentar esse exército imenso que vem nos atacar. Não sabemos o que fazer, mas os nossos olhos se voltam para ti”. Como resultado o Senhor Deus lhes enviou resposta e garantiu: “Não tenham medo nem fiquem desanimados por causa desse exército enorme. Pois a batalha não é de vocês, mas de Deus”. E o Senhor lhes deu a instrução da vitória. Quando não sabemos o que fazer, a primeira coisa a fazer é: se humilhar, orar e buscar a ajuda do Senhor. (Sl 121.1,2) – O que você tem feito quando não sabe o que fazer?
2 – JOSAFÁ BUSCOU AJUDA NO SENHOR - v. 1 a 6
Na verdade, há momentos em que uma nação inteira se sente ameaçada e, todos, desde o rei ao mais humilde servo se veem em apuros. Não é errado sentir medo, errado é não confiar em Deus. Ele cuida do seu povo (Mt 6.26; Sl 37.18,19). Como filhos do Deus vivo, não podemos ser paralisados e vencidos pelo medo. Nossos medos, ao contrário, devem nos levar a buscar mais ao Senhor, e jamais fugir da batalha, como muitos fazem, abandonando o Senhor, a fé e a Igreja. Toda crise no leva a refletir, confessar, buscar ao Senhor e agir. (2Cr 7.14). Na hora da crise é necessário o ajuntamento das famílias, da igreja e das células em jejum e oração diante do Deus Todo Poderoso. A atitude Josafá foi consultar ao Senhor Deus, proclamar jejum, se humilhar e orar. Ele e todo o povo buscaram a Deus firmemente. Você tem orado pelo Brasil, pela igreja e pela família?
3 – JOSAFÉ TROUXE À MEMÓRIA AS PROMESSAS DE DEUS – v. 7 a 13
A questão não era se Deus tinha se esquecido ou não das Suas palavras, porque isto é impossível (a única coisa de que Deus se esquece é dos nossos pecados confessados e arrependidos – Is 43.25; Hb 10.17). Confessar Suas promessas serve para lembrarmos que Ele tem compromisso conosco e é absolutamente fiel, o que nos fortalece na fé e na esperança. (Is 43.26). Você tem confessado as promessas de Deus na sua vida?
Conclusão – O rei Josafá buscou ao Senhor, obedeceu, adorou e contemplou a vitória. E o mais interessante foi que além deles não precisarem guerrear, eles ainda ficaram com a grande riqueza dos despojos (v. 23-25). Aqui cumpre mais uma promessa de que o Senhor trabalha a favor daqueles que nEle esperam (Is 64.4). Mesmo diante do perigo, do momento difícil, devemos buscar ao Senhor (Is 55,6) e entregar tudo a Ele. Confiar que Ele nos ama e o mais Ele tudo fará (Sl 37.5, Rm 8.28). Você tem buscado ao
Avisos – 08/06 Enc de Casais – 15/06 Enc Teen – 29/06 Enc Homens - 06/07 Em Mulheres - www.igrejadoavivamento.com.br -
- Detalhes
- Escrito por: Pr. Zildemar
Texto base: Marcos 5.21-24 e 5.35-43
Introdução: Há esperança para uma família em crise. Não importa o motivo do problema, das circunstâncias que provocaram tal situação, o que importa é buscar solução de forma certa, no lugar certo e na pessoa certa. Quantas lágrimas, quantas inseguranças, quanto desespero, contudo, há uma esperança. Vejamos o exemplo de uma vitória familiar diante da impossibilidade humana:
1 – POR QUE TANTO ALVOROÇO? – v. 38
Todos na casa estavam abalados, confusos e desesperados. A filha de Jairo havia falecido. Não havia mais esperanças. A Bíblia diz que o salário do pecado é a morte (Rm 6.23). O que morreu na sua família? Quantas lágrimas nos olhos dos casais, do pai, da mãe e dos filhos. Famílias estão em luto (Jr 9.21), não pela morte física, mas pela morte dos valores morais, da estima, da cortesia, do diálogo, da esperança, da fé e do amor. Famílias inteiras sendo dissipada pelo ladrão que entrou para matar, roubar e destruir (Jo 10.10). Mas há uma esperança.
2 – O QUE JAIRO FEZ? - v. 22,23
Percebendo que a sua filha iria morrer, Jairo, mais que depressa, procurou ajuda de forma certa, no lugar certo e na pessoa certa: Jesus Cristo de Nazaré! Jairo era um homem importante, poderia ter recorrido a outros recursos, contudo, não hesitou, foi logo naquele que pode todas as coisas (Lc 18.27). Foi até Jesus, prostrou-se a seus pés e suplicou-lhe com insistência (Sl 50.15; Rm 10.13). Você pode estar em aflição, contudo precisa crer em Jesus (v.36). Não temas! Há uma esperança!
3 – O QUE JESUS FEZ? – v. 39-42
Jesus atendeu ao pedido de Jairo e foi (v.24); Jesus deu-lhe uma palavra de ânimo (v.36); Jesus adentra à sua casa, e aquele lar em conflito recebe oficialmente a presença do “Príncipe da Paz” (Is 9.6). A partir dali as coisas tomaram nova direção. Num primeiro momento, os que ainda não conheciam Jesus, riram-se dele. Mas logo viram o milagre acontecer.
O curioso foi que, antes de Jesus ressuscitá-la, ele permitiu ficar no local da criança apenas o pai, a mãe e os discípulos Pedro, Tiago e João que o acompanhavam. A pergunta é: por que Jesus fez sair a todos? A resposta é simples: só presenciam milagres aqueles que tem fé! A incredulidade dos demais somente iria atrapalhar (Mc 6.5,6). Se você pode crer, há uma esperança, porque tudo é possível ao que crê (Mc 9.23).
Conclusão – Como está a sua casa? Como está a sua família? Se vocês estão vivendo qualquer tipo de crise, de conflito, de alvoroço, há uma esperança. Você gostaria que tudo o que Jesus fez pela casa de Jairo, ele também fizesse pela sua? “Entrega o teu caminho ao SENHOR, confia nele, e o mais ele fará.” (Salmo 37.5)
Avisos: 01/06 Enc Homens – 08/06 Enc de Casais – 15/06 Enc Teen – 06/07 Em Mulheres -
- Detalhes
- Escrito por: Pr. Zildemar
Texto base: Mateus 12.25
Introdução: Devemos tomar muito cuidado com os meios de comunicação e informação, tais como: rádio, TV, cinema, teatro, jornais, músicas, internet, programas de celulares, jogos, etc. Até mesmo escolas estão sento atacadas de forma sutil por pessoas com filosofias, ideias e pensamentos malignos, esvaziando o conceito de família, anulando por completo o objetivo de uma família estruturada, unida e próspera. O padrão ético está em queda. O diálogo cada vez menor. A ciência tecnológica de nossos dias aproxima as pessoas de longe e afasta as de perto. Nunca se viu dentro dos lares tanta desobediência, falta de amor, inveja, infidelidade, ausência de Deus e mente cauterizada pelo pecado como nestes últimos dias. Cuidado! A Bíblia diz que a casa dividia não prospera e este problema já é antigo:
1 – ONDE ESSE MAL COMEÇA? – Gn 3.1-6 e 4.8
Acreditar nas mentiras do inimigo no lugar de acreditar na Palavra de Deus (Gn 3.5). O despertar de um desejo carnal por propostas tentadoras tem destruído muitos lares. Fala-se tanto em solidariedade, contudo, as pessoas estão cada vez mais egoístas. O sistema tem criado uma geração individual, independente, cada vez mais por si só. Vivemos na geração do autoatendimento, do imediato, da velocidade, onde a paciência está cada vez menor. Só que a nossa família não é um objeto de consumo, ela é nosso maior patrimônio. A unidade do lar depende de ver e combater esses sintomas malignos do individualismo e exercer o amor de Deus. Rejeitar a Deus foi o maior erro da primeira família da terra (Gn 3.6).
2 – NO QUE ESSE MAL RESULTA? - 2Tm 3.1-4
Milhões de crianças abandonadas, separações, divórcios, toxicômanos, alcoólatras, delinquentes, mortes, etc. Somos hoje uma sociedade enferma e desorientada que geme por socorro. No lugar de prosperar, um lar dividido tende a se desintegrar. Como está o seu lar?
3 – QUAL O REMÉDIO? – Sl 127 – Sl 128
O amor de Deus, a graça de Jesus, a propagação do evangelho da paz e a obediência à Palavra (Mt 7.24-27). Dinheiro, cultura, posição social, corpo perfeito e beleza exterior não unem a família. Só Deus em Jesus Cristo une e mantem uma casa unida. Temos visto o Senhor restaurar muitas famílias, mas, tudo depende de alguém tomar essa posição em sua casa (At 16.31). Você ama a sua família? Quer vê-la servindo a Jesus? Quer ser o canal de Deus para isso?
Conclusão – Vivemos dias difíceis onde os lares estão sendo cruelmente atacados. Há uma força do mal que vem crescendo dia a dia tentando desintegrar as famílias e para isso se utiliza de meios sutis onde o individualismo passa a reinar dentro dos lares. Vamos combater a falta de unidade com a prática da Palavra e do amor de Deus e levar os nossos familiares a terem uma verdadeira experiência com Jesus. Só um lar unido no amor de Cristo é felizes e desfruta de crescimento e prosperidade, porque uma casa dividida não prospera.
Avisos: 25/05 Enc Rapazes – 01/06 Enc Homens – 08/06 Enc de Casais – 15/06 Enc Teen - www.igrejadoavivamento.com.br -
- Detalhes
- Escrito por: Pr. Zildemar
Texto base: Efésios 5.22 até 6.4
Introdução: Deus criou o lar para ser um lugar agradável de se morar. A nossa casa deve ser uma extensão do céu, onde marido, mulher e filhos devem viver em perfeita paz e harmonia. Como todo relacionamento tem seus desgastes, a Bíblia traz conselhos práticos para que cada membro da família possa entender e viver o seu papel. Assim haverá bênçãos e felicidade geral. É comum vermos papéis invertidos dentro dos lares e todos sofrem as consequências. Vejamos:
1 – OS PAPÉIS DO MARIDO (e para os que são pais) – Ef 5.23 - 1Co 11.3 – 1Tm 3.4 e 5.8
O homem precisa deixar que Cristo seja o seu cabeça, para ele poder ser o cabeça da mulher. Só tem autoridade quem está debaixo de uma outra autoridade. E toda autoridade procede de Deus (Rm 13.1,2). Sendo o cabeça ele deve agir como Cristo que amou a Igreja e se doou por ela (Ef 5.28,29). Amar a esposa é mandamento (Cl 3.19). O homem deve cuidar, proteger, suprir, apoiar a esposa e filhos. Valorizar a esposa (Pv 18.22; 31.10). Deve agir como um sacerdote da sua casa: levar a família até Deus (intercessão) e trazer Deus até a família (Jó 1.5; Dt 6.7). Pedro nos fala sobre o viver a vida comum do lar, que implica em ajudar nos afazeres domésticos, na educação dos filhos e assim por diante. Não tratar a esposa como vaso mais frágil interrompe orações (1Pe 3.7).
2 – OS PAPÉIS DA ESPOSA (e para as que são mães) - Ef 5.22 – Gn 3.16 -
O homem não foi criado por causa da mulher, e sim a mulher, por causa do homem (1Co 11.9). Deus a fez auxiliadora idônea (Gn 2.18). Ela deve honrar, respeitar e ser submissa ao marido (Ef 5.22,33; Cl 1.18). Ser submissas ao marido, como ao Senhor. Isto significa que não se deve fazer nada que fira a orientação da Palavra de Deus. Há uma hierarquia bíblica: Cristo é o cabeça do homem e o homem é o cabeça da mulher (1Co 11.3), e os filhos estejam submissos aos pais (Cl 3.20). “A boa esposa é o orgulho do marido, mas a esposa que traz vergonha ao marido é como câncer nos ossos dele.” (Pv 12.4-NTLH). “A mulher sábia edifica a sua casa” (Pv 14.1). Se o marido não for cristão a esposa pode ganhar seu marido para Jesus sem palavra alguma, apenas pelo seu comportamento, exemplo e amor (1Pe 3.1,2).
3 – OS PAPÉIS DOS FILHOS – Cl 3.20 – Pv 19.13
“Filhos, obedecei a vossos pais no Senhor, pois isto é justo. Honra a teu pai e a tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa) para que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a terra” (Ef 6.1-3). Esse mandamento também aparece em Êxodo 20.12. A expressão “filhos” é um termo abrangente e não determina sexo ou idade. Portanto, todos devem honrar seus pais: dando ouvidos às suas instruções (Pv 1.8-9), obedecendo-os sempre (Cl 3.20), respeitando-os (Pv 15.20), cuidando deles (1Tm 5.4), jamais desprezá-los (Pv 23.22), submetendo-se à correção (Pv 29.17) e amando-os em todo tempo (1Jo 4.7,8).
Conclusão – A Bíblia é bem clara no papel de cada um dentro do lar, quando cada pessoa cumpre seu papel as coisas se encaixam e a família funciona com equilíbrio e prosperidade. Em resumo a mulher deve ser amada e o marido deve ser respeitado. Os filhos devem honrar seus pais e os pais serem exemplos aos filhos, sem provocá-los à ira.
Avisos: 18/05 Enc Moças – 25/05 Enc Rapazes – 01/06 Enc Homens – 08/06 Enc de Casais - www.igrejadoavivamento.com.br -
- Detalhes
- Escrito por: Pr. Zildemar
Texto base: Salmo 127
Introdução: O coração da família deve ser um refúgio seguro em um mundo sem coração. A palavra família aparece 90 vezes na Bíblia (68 AT e 22 NT). A Bíblia dá um grande valor à família. Deus sempre procurou salvar as famílias (Gn 7.1). O Senhor deseja que o nosso lar seja um lugar feliz e abençoado para se morar. Portanto precisamos sabe que:
1 – É O SENHOR QUEM EDIFICA O NOSSO LAR
No Salmo 127 o sábio rei Salomão adverte a todos os casais sobre a importância de construir seu casamento firmado na Palavra de Deus. “Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam.” Por que há tanta vergonha na vida doméstica? Tragédias nos lares? Famílias inteiras se desintegrando? Os padrões morais se dissolvendo? A delinquência juvenil crescendo, as drogas se alastrando? O motivo é a falta de Deus na família. O nosso lar somente será sólido, feliz e abençoado se estiver firmado na Palavra de Deus (Mt 7.24-27). A Bíblia é a base para a unidade do casal, a formação dos filhos e os papeis de cada um dentro do lar.
2 – UM LAR ABENÇOADO CONHECE E PRATICA A PALAVRA DE DEUS
A Bíblia é uma ferramenta útil para o ensino, edificação e correção do lar (2Tm 3.16); ela é viva e eficaz (Hb 4.12); ela nos livra de pecar (Sl 119.11) e ainda nos guia com sua luz (Sl 119.105). Para ser abençoado, um lar precisa ser suprido e defendido por Deus. Mas, para isso precisamos tê-lo como Senhor e Rei do lar. Se Ele é o Senhor, precisa ser obedecido! Para obedecê-lo precisamos conhecer a sua vontade expressa nas Sagradas Escrituras.
3 – UM LAR ESTRUTURADO INFLUENCIA E NÃO É INFLUENCIADO
Os filhos são herança do Senhor. O inimigo tem lutado contra o lar cristão, mas, biblicamente, é o lar cristão que deve lutar e avançar na conquista das almas (Pv 11.30). Como fazer isso? De várias formas, pregando o evangelho: levando as pessoas para as células, eventos de colheita, cultos, etc.. Porém, há uma forma muito forte de fazer a diferença: dar testemunho pessoal. Como os nossos vizinhos nos olham? Eles veem Cristo em nosso lar? E os demais amigos e parentes que ainda não são evangélicos, gostariam de ter um lar como o nosso? Um lar que segue a Palavra de Deus e vive conforme os ensinamentos nela revelados é feliz, sólido, abençoado e abençoador. Você nasceu para vencer, para fazer a diferença.
Conclusão - Deus tem um grande e maravilhoso plano para salvar toda a humanidade, e nele estão incluídos você e a sua família (At 16.32). O Senhor quer usar você e sua família para conquistar as almas que estão indo para o inferno. Cristo em você é a esperança da Glória de Deus (Cl 1.27). Que diante de um mundo sem coração, o coração do seu lar esteja sempre estruturado na Palavra do Senhor para ser feliz, influenciar e jamais ser influenciado.
Avisos: 18/05 Enc Moças – 25/05 Enc Rapazes – 01/06 Enc Homens – 08/06 Enc de Casais - www.igrejadoavivamento.com.br -