Estudos para Célula
- Detalhes
- Escrito por: Pr. Zildemar
Texto base: Mateus 9.35-38 – 1Jo 4.7-12
Introdução: O propósito de Deus é resgatar as almas que estão indo para o inferno. Deus não criou o ser humano para o inferno. O inferno foi feito para o diabo e seus anjos (Mt 25.41). Deus criou o homem para viver eternamente e ter comunhão com Ele. A morte eterna entrou como um acidente de percurso. Assim sendo, como cristãos, o que nos motiva a ganhar almas?
1 - AMAR A DEUS ACIMA DE TODAS AS COISAS – Jo 14.20-24
Nós amamos porque Ele nos amou primeiro (1Jo 4.19). Amar a Deus é um mandamento da antiga e da nova aliança (Dt 6.4-5; Mc 12.30). Quando amamos a Deus a vida de santidade passa a ser uma consequência. Não pecar por medo a Deus é bem diferente de não pecar por amar a Deus e desejar estar sempre em comunhão com Ele. Quem não ama amar a Deus, ainda não conhece o amor. Amar a Deus sobre todas as coisas resultará no seu próprio bem. Quando amo a Deus, obedeço aos seus mandamentos (Jo 14.15) e, esforço-me em alinhar a minha vida ao Seu propósito. Salvar-se e salvar as almas que estão indo para o inferno é propósito de Deus.
2 - SER LEAL A JESUS – Sl 101.6 – Jo 13.34-35
Cristão significa pequeno Cristo. Uma pessoa leal é aquela que vai com você até o fim. Em qualquer situação você sempre pode contar com ela. É muito fácil ser cristão dentro da igreja, nas células, ou em qualquer outro ambiente cristão. Mas, como eu sou diante do mundo? Ser leal a Jesus é ser luz nas trevas, ser carta lida pelos que nos cercam e ser produtivo na sua obra (2Co 3.2-3). Jesus nos chamou para irmos e darmos frutos, e não para nos contaminarmos com as opções do mundo (Jo 15.16-17). O que Jesus faria no meu lugar? Ser cristão é ser um representante de Cristo em qualquer momento em todo lugar. Por isso o apóstolo Paulo diz: Cristo em vós a esperança da glória (Cl 1.27). Você é leal a Jesus?
3 - SENTIR COMPAIXÃO PELAS ALMAS – Mt 22.36-40
O cristão não pode ser escravizado pela pobreza, nem pela ganância da riqueza, nem por poder, glória ou ambição, mas por amor a Deus e pela compaixão das almas. O combustível de Cristo era compaixão (Mc 6.34). Ele olhava para as pessoas e sentia o sofrimento delas. Isso é compaixão. A Palavra compaixão aparece cerca de 45 vezes só no Novo Testamento. Ações sociais podem mudar temporariamente uma comunidade, valores e princípios uma nação. Mas, compaixão muda a vida das pessoas por toda a eternidade.
Conclusão – E se os cristãos fossem realmente como Cristo? A ordem para amar é fundamental nos ensinamentos de Jesus. Você seria capaz de se comprometer em ser leal a Jesus Cristo, viver para Ele e servi-lo sempre? Está disposto a ter uma vida pura, dizer sempre a verdade e procurar corrigir seus erros conforme for aprendendo das Escrituras Sagradas? Você quer seguir a Cristo como Rei? Então ame a Deus, seja leal a Jesus e sinta compaixão pelas almas. Deus tem um propósito para a tua vida.
Avisos – 08/03 Congresso Rabone – 08/03 Encontro de Mulheres – 15/03 Encontro de Homens – 22/03 Encontro Rapazes – 29/03 Encontro Moças – 05/04 Encontro Adolescentes
“ 2019 O ANO DA LEALDADE ”
- Detalhes
- Escrito por: Pr. Zildemar
Texto base: 1Co 4.1-2 - Sl 11.7
Introdução: Tudo o que foi escrito, para o nosso ensino foi escrito (Rm 15.4; 1Co 10.11-12). A Bíblia é repleta de exemplos de pessoas leais e desleais. Há muito a aprender com esses relatos. Considerando na visão celular que cada casa é uma igreja e que cada discípulo é um ministro, vamos estudar que:
1 - O INIMIGO ATACA PELO LADO DE DENTRO – At 5.3
Satanás é sutil e faz de tudo para destruir os lares e as igrejas. Para isso ele mira as pessoas, o coração delas. Se você é um cristão que procura fazer as coisas certas, o diabo terá muito pouca oportunidade de lutar contra você do lado de fora. O inimigo tentou Jesus de todas as formas, todas em vão, Jesus venceu cada prova. Então, o inimigo usou Judas, que era alguém que estava do lado de dentro. É uma estratégia de guerra, infiltrar agentes espiões na cidade inimiga para que eles abram os portões de dentro para fora. Logo, a deslealdade não provem do Senhor. O diabo contamina o coração de alguém do grupo para abrir a guarda para ele atacar.
2 - O AMOR É O ANTÍDOTO DA DESLEALDADE – Jo 13.15
O poder do amor gera unidade, companheirismo e motivação. Uma equipe unida pelo amor é uma equipe produtiva no reino, é frutífera e madura (Cl 3.14). As pessoas são atraídas pelo amor. O amor é paciente, não arde em ciúmes (motivo número um da deslealdade), não é orgulhoso e nem vaidoso (1Co 13.4). Tudo sofre, tudo crê, tudo espera e tudo suporta (1Co 13.7). Quando há expressão de amor no lar, na célula e na igreja, todos se sentirão seguros e leais. O ódio vem do diabo e gera deslealdade. O amor vem de Deus e gera lealdade.
3 - A IGREJA CONTINUA COMO FRUTO DA LEALDADE – Lc 22.28-29
Jesus ministrou apenas três anos e meio, mas estendeu Seu ministério e Sua influência por meio de uma equipe leal e eficaz. Observe que o ministério de Jesus se ramificou por todo o mundo e tem durado por mais de dois mil anos. Se você morrer hoje, a igreja continuará. Deus pode fazer sem nós. Mas, se ela chegou até aqui é porque houveram pessoas leais. Por isso precisamos ser leais a Jesus, às Escrituras, à nossa igreja e levar o bastão do evangelho para formar sucessores leais. Dessa forma a igreja irá avançar até Jesus voltar.
Conclusão – A lealdade vem do Senhor e é fruto do amor. A deslealdade vem do diabo e é fruto do ódio. Satanás luta contra a igreja e de forma sutil procura atacar pelo lado de dentro levantando pessoas desleais no grupo. Contudo, a igreja de Cristo continua viva por mais de dois mil anos porque sempre existiu e existirá pessoas leais. Você é leal? Você é leal a Jesus? Você é leal à sua igreja? Você é leal aos seus líderes, pastores e apóstolos? Você quer fazer parte da conquista dos 10% de nossa cidade para Jesus? Então diga: eis-me aqui! Conte comigo! Serei leal!
Avisos - 22/02 Akampa Teen – 08/03 Encontro de Mulheres – 03/03 Congresso Rabone – 15/03 Encontro de Homens – 29/03 Encontro Moças
“ 2019 O ANO DA LEALDADE ”
- Detalhes
- Escrito por: Pr. Zildemar
Texto base: Salmo 119.97-112
Introdução: É um grande engano pensar que a compreensão é o objetivo final da leitura Bíblica, na verdade, é apenas o começo. Compreender e não aplicar é como preparar um banquete e não participar. Colocar em prática a Palavra de Deus é uma parte vital de nosso relacionamento com Ele. “Sejam praticantes da palavra, e não apenas ouvintes, enganando-se a si mesmos.” (Tg 1.22-NVI). A Bíblia deve ser a nossa única regra de fé e prática, porque:
1 - ELA REVELA DEUS PARA NÓS – Cl 1.9-10 – Jo 5.39
Como eu sei que Deus existe? Com eu sei que Ele é o Todo Poderoso? Deus se revela através da Sua Palavra (Mt 11.25-27). O Criador quer que homens e mulheres o entendam tal como Ele se revela nas Escrituras Sagradas. Quanto mais eu conheço a Bíblia, mais eu conheço a grandeza de Deus. Quanto maior for o tamanho de Deus para mim, maior a minha fé Nele (Rm 10.17). A fé em Deus é simplesmente fé na Sua Palavra. Ela própria nos ensina a obtermos fé. Se não temos fé, a falha não é de Deus. Razão pela qual devemos examinar as Escrituras, porque são elas mesmas que testificam a respeito de quem é o Senhor.
2 - ELA REVELA O PROPÓSITO DE DEUS PARA NÓS – Ec 3.1 – Jr 29.11
Deus não faz nada sem propósito. Quando formou o homem e a mulher Deus tinha um propósito no coração. Você faz parte do sonho de Deus antes da fundação do mundo (Ef 1.3-6). Somos a geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, com o propósito de anunciar as grandezas daquele que nos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz (1Pe 2.9). “Assim também ocorre com a palavra que sai da minha boca: ela não voltará para mim vazia, mas fará o que desejo e atingirá o propósito para o qual a enviei” (Is 55.11-NVI).
3 - ELA REVELA O AMOR DE DEUS POR NÓS – Jr 31.3 – 1Jo 4.7-16
Nada se compara ao amor de Deus por nós. A Bíblia revela o amor, a graça, a misericórdia e a grandeza de Deus. A Bíblia é uma carta de amor do Pai para o filho, para que ele se dê bem. Deus é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou, deu-nos vida com Cristo quando ainda estávamos mortos em nossos delitos e pecados (Ef 2.4-5). Quem está cheio de Deus, naturalmente estará cheio de amor (1Jo 4.7-8). Andar em amor é o objetivo número um do verdadeiro cristão (1Jo 4.11-12). Nada poderá nos separar do amor de Deus (Rm 8.38-39).
Conclusão – A fé cristã é um estilo de vida. Quando eu reconheço a grandeza de Deus, a Sua soberania, entendo o Seu propósito e aceito o Seu amor, a vida cristã passa a ter mais sentido. Tem muita gente jogando a culpa de seu fracasso em Deus, contudo, se tem algo errado, certamente não está em Deus. Eu preciso entender a Palavra de Deus e colocá-la em prática. Deus é imutável e a Sua Palavra jamais falha.
Avisos - 22/02 Akampa Teen – 08/03 Encontro de Mulheres – 03/03 Congresso Rabone – 15/03 Encontro de Homens – 29/03 Encontro Moças
“ 2019 O ANO DA LEALDADE ”
- www.igrejadoavivamento.com.br -
“ 2019 O ANO DA LEALDADE ”
- www.igrejadoavivamento.com.br -
- Detalhes
- Escrito por: Pr. Zildemar
Texto base: Efésios 5.17-18
Introdução: O Espírito Santo é o Espírito de sabedoria e de entendimento, o Espirito de conselho e de fortaleza, o Espírito de conhecimento e de temor do Senhor. O Espírito Santo é o poder que revestiu Jesus do poder e autoridade do Pai celestial para cumprir Sua missão divina, libertando os cativos e oprimidos, sarando os enfermos e anunciando com sinais, prodígios e milagres a Salvação e o Reino de Deus entre os homens (Is 11.2).
1 - O ESPÍRITO SANTO SE ALEGRA COM A NOSSA LEALDADE
O Espírito Santo é o próprio Deus, visto que Deus é espírito (Jo 4.24). Ele é imortal e eterno (Hb 9.14), é onipresente (Sl 139.7-10), onipotente (Lc 1.35), onisciente (1Co 2.10-11), tem personalidade, vontade, sentimentos, pensamentos (Rm 8.27, 1Co 12.11, Ef 4.30). Como pessoa ele se relaciona conosco, fica alegre com a nossa lealdade, mas também se entristece e se ira por causa dos nossos pecados e da nossa infidelidade (At 5.3, Mt 12.31-32).
2 - O ESPÍRITO SANTO NOS AJUDA EM TUDO
O Espírito Santo é nosso fiel amigo e tem prazer de nos ajudar. Entre as atribuições do Espírito estão a de criar, inspirar, consolar e orientar. É aquele que está ao nosso lado nos assistindo em todos os momentos. Intercede por nós (Rm 8.26). O Espírito Santo habita em cada pessoa que aceitou Cristo como seu Senhor e Salvador (At 1.8, 2.1-11, 1Co 6.19). É pela ação do Espírito Santo que o homem é convencido do pecado, da justiça e do juízo (Jo 16.8), arrepende-se e é santificado (2Co 7.1). Passa a produzir o fruto do Espírito – que é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio (G 5.22-23). Ele nos ajuda em tudo.
3 - O ESPÍRITO SANTO INSPIRA E CAPACITA OS HOMENS
Uma das funções do Espírito Santo é inspirar e capacitar os homens com dons. Dele recebemos os dons espirituais e ministeriais para o crescimento e edificação dos membros do Corpo de Cristo (1Co 12, Ef 4.11-13). É Ele que nos revela a verdade (Jo 16.13). Ele nos guia (Rm 8.14). Ele que inspirou os profetas, apóstolos e demais homens de Deus a escreverem as Sagradas Escrituras (2Tm 3.16, 2Pe 1.21). É o Espírito Santo que dá unidade à Igreja, ao Corpo de Cristo (Ef 4.1-4). Toda capacidade vem do Senhor (Dt 8.17-18; 2Co 3.2-6).
Conclusão – Para uma vida cristã vitoriosa precisamos estar cheios do Espírito Santo. Se você não se encher do Espírito Santo, a sua caminhada cristã será como alguém que prefere empurrar o carro a colocar combustível nele. Pensando assim, ao obedecer a ordem de encher-se do Espírito estamos alinhando nossas vidas ao Seu soberano propósito. Quem está no mesmo Espírito segue o mesmo propósito, estreitando sua comunhão com Deus e com seus irmãos. Dia 14/02 participe do CIV e receba mais do Espírito Santo em sua vida. Você nasceu para vencer!
- Detalhes
- Escrito por: Pr. Zildemar
Texto base: 1Timóteo 2.4 – Isaías 6.8
Introdução: Deus não criou o homem para sofrer. O seu desejo era ter comunhão com ele e vê-lo feliz. Com a entrada do pecado no mundo o próprio homem se afastou de Deus e recebeu a condenação eterna (Rm 3.23; 6.23). Apesar disso, o Criador continuou a nos amar enviando Jesus Cristo, seu Filho unigênito, para nos salvar. Hoje, há uma esperança para aquele que crê (Jo 3.16; Rm 5.8). A vontade de Deus é salvar a todos e restaurar seu projeto inicial. Vejamos:
1 - JESUS REVELOU A VONTADE DO PAI – João 6.37-40
Na oração do Pai Nosso Jesus ensinou-nos: “Venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu.” (Mt 6.9-10). Jesus fazia 100% a vontade do Pai (Lc 22.41-42). Jesus é nosso maior exemplo. Como filhos devemos fazer a vontade do Pai. Quando fazemos a vontade de Deus até a oração se torna mais eficaz (Jo 9.31). Desde o princípio era propósito de Deus tornar-nos seus filhos (Ef 1.4-6). Ele não quer que nenhum de nós se perca, razão pela qual Ele deseja que sejamos santificados (1Ts 4.3). Como está a sua vida de santidade? Você crê em Jesus? Você quer viver eternamente com Ele?
2 - GOZE DA BOA, PERFEITA E AGRADÁVEL VONTADE DE DEUS – Rm 12.1-2
Estamos no ano da lealdade. Só o Leal ao Senhor entrará no Reino dos céus. Nem todo aquele que diz: 'Senhor, Senhor', entrará no Reino dos céus, mas apenas aquele que faz a vontade do Pai Celestial (Mt 7.21). Que o seu coração seja como o do rei Davi: “Tenho grande alegria em fazer a tua vontade, ó meu Deus; a tua lei está no fundo do meu coração.” (Sl 40.8-10). Quem conhece e pratica a Palavra de Deus é fiel, faz a vontade do Pai e lhe agrada. Você quer experimentar a boa, perfeita e agradável vontade de Deus? Renove a sua mente e passe a agir e pensar como cidadão dos céus. Você está conformado com este mundo?
3 - DEUS DESEJA SALVAR A TODOS – 1Tm 2.4-5
Ele não tem prazer na morte do ímpio (Ez 18.23). Deus deseja que todos sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade. Você quer fazer a vontade de Deus? Deus quis levantar um povo separado, escolheu Abraão; Deus quis salvar o povo da fome, levantou José; Deus precisou tirar o seu povo da escravidão, usou Moisés; Deus precisou de um rei, achou Davi; Deus desejou salvar a humanidade, enviou a Jesus; Deus quer proclamar o evangelho da salvação na terra, conta com você. Você quer fazer a vontade de Deus?
Conclusão – O próprio Deus nos revela o mistério da sua vontade, de acordo com o seu bom propósito que ele estabeleceu em Cristo (Ef 1.9-11). Que o nosso coração seja como o de Davi, em guardar a Palavra no coração e fazer a vontade de Deus. Porque quem faz a vontade de Deus permanece para sempre (1Jo 2.17). A vontade de Deus é salvar a todos. Você quer alinhar a sua vida ao proposito divino? Quer agradar a Deus e fazer a sua vontade? Diga: eis-me aqui!
- Avisos – Unção para um ano abençoado em todos os cultos de janeiro –
- CIV – 14 a 17 FEV –
“ 2019 O ANO DA LEALDADE ”
- www.igrejadoavivamento.com.br -
- CIV – 14 a 17 FEV –
“ 2019 O ANO DA LEALDADE ”
- www.igrejadoavivamento.com.br -
- Detalhes
- Escrito por: Pr. Zildemar
Texto base: Salmo 23.1-6
Introdução: Ser ovelha faz toda a diferença para quem crê neste salmo profético. Muitos conhecem o salmo do Pastor, mas poucos conhecem o Pastor do salmo. Jesus, o verdadeiro pastor, apela para que homens e mulheres O sigam e façam parte do Seu projeto! (Jo 10.16). Sentir o cheiro das águas de descanso e contemplar os pastos verdejantes é privilégio dos Cristãos. Este salmo é dividido em três partes: sentar, andar e permanecer. Vamos analisar:
1) SENTAR COMO UMA OVELHA – Sl 23.1-2 – Sl 100.3
A expressão “nada me faltará” é muito abrangente. Diante dessa promessa eu posso colocar qualquer necessidade diante do Senhor. Vemos neste salmo o suprimento abundante de Deus. Não nos faltará pastos verdejantes, águas tranquilas, restauração da alma, veredas da justiça, óleo sobre a cabeça, mesa diante dos inimigos e muita bondade e misericórdia. Todas as bênçãos do Senhor começam no descanso. O sentar é o sinal de descanso. Descansar no Senhor tem a ver com a nossa fé. Só descansa e tem paz aquele que crê. (Hb 4.3; Mt 11.28-29).
2) ANDAR COMO OVELHA – Salmo 23.3-4 - Sl 95.7 – Rm 8.14
Refrigerar a alma tem a ver com cura, com vida abundante (Jo 10.10). Os pastos verdes, o descanso e as águas que fluem mansamente têm o poder de nos restaurar, nos renovar, nos revigorar e nos fazer ousados, corajosos e vitoriosos. O Espírito Santo faz isso em nós. O Senhor nos guia para as águas de descanso e também pelas veredas da justiça. A expressão “ainda que” significa que não temos necessariamente de passar por esse vale, mas, ainda que isso aconteça, não precisamos ficar desesperados. A ovelha é um animal frágil totalmente dependente do pastor. Tudo o que precisamos é ouvir a voz do pastor e confiar (Jo 10.27).
3) PERMANECER COMO OVELHA – Salmo 23.5-6 – 1Co 2.16 – Ef 3.20
O senhor não apenas nos alimenta, Ele unge a nossa cabeça. Por que o pastor unge a cabeça das ovelhas? No campo, há muita mosca, e elas atacam a cabeça da ovelha fazendo-a ficar irritada, perturbada, transmitem doenças, levam a loucura e a morte. O óleo aplicado sobre a cabeça é um repelente natural contra esses insetos. Na Bíblia, as moscas são um símbolo dos demônios. Um dos nomes do diabo é Belzebu, que significa “senhor das moscas”. A unção espanta as moscas. O cálice transborda porque Deus ama exceder as nossas expectativas. Você tem um Deus grande que tem grandes bênçãos para você. Você já recebeu a unção sobre a sua cabeça?
Conclusão – A água simboliza o Espirito Santo. Só vou SENTAR, descansar e ter paz estando em comunhão com o Espírito Santo. SEGUIR, só as ovelhas seguem o Pastor. PERMANECER. Nos dias de Davi, quando um rei era vencido ele ficava amarrado diante da mesa farta do vencedor, vendo-o fazer uma deliciosa refeição. O inimigo vai presenciar você desfrutando dos manjares preparados pelo Supremo Pastor. Estamos no ano da lealdade e só permanece quem é leal. Um dia será revelado quem é de fato ovelha (Mt 21.31-32). Que você possa desfrutar da bondade e misericórdia do Senhor em todos os dias de 2019. Deus abençoe!
- Avisos – Unção para um ano abençoado em todos os cultos de janeiro –
- CIV – 14 a 17 FEV –
“ 2019 O ANO DA LEALDADE ”
- www.igrejadoavivamento.com.br -
- Detalhes
- Escrito por: Pr. Zildemar
Texto base: Efésios 2.19
Introdução: O Reino de Deus é formado por uma grande família. Temos um Pai Celestial e todo aquele que recebe a Jesus Cristo como seu Senhor e Salvador, passa a ser filho de Deus (Jo 1.12). Se você recebeu Jesus recentemente, seja bem-vindo à sua nova família. A Bíblia diz: “Assim, já não sois estrangeiros e peregrinos, mas concidadãos dos santos, e sois da família de Deus” (Ef 2.19). - Portanto nessa família:
1 - VOCÊ PRECISA FAZER PARTE DE UMA IGREJA – 1Pe 2.5-10
Toda família precisa de uma casa para morar. Todo cristão precisa de uma igreja para congregar. A Igreja é o grande organismo chamado “Corpo de Cristo” na Terra (1Co 12.27). Ao aceitar Jesus somos inseridos nesse grande corpo espiritual. A Igreja não é o templo aonde o povo de Deus se reúne. A Igreja é o conjunto do povo de Deus que se reúne no templo (Mt 18.20). O Espírito Santo é quem dirige a Igreja através dos apóstolos, pastores e demais líderes. Nessa Igreja há uma unção de amor, poder e majestade de Deus. Todo filho de Deus precisa de uma casa, de uma Igreja.
2 - VOCÊ RECEBE ALIMENTO ESPIRITUAL PARA A SUA ALMA – Jo 6.27, 35
Assim como numa família saudável, os irmãos mais velhos ajudam a cuidar dos mais novos, da mesma forma o é na família da fé. O aprendizado da Bíblia nos faz crescer no conhecimento de Deus e na semelhança de Jesus (1Pe 2.2; Ef 4.13). Quanto mais estudamos a Palavra de Deus, mais maduros espiritualmente ficamos. Razão pela qual realizamos os encontros com Deus, o Curso de Maturidade Cristã, os discipulados, os cultos no templo e as reuniões das células. Um ajudando o outro.
3 - VOCÊ ESTÁ DEBAIXO DE UMA FORTE PROTEÇÃO – 2Sm 22.32 – Rm 8.14-17
O que acontece quando alguém mexe com a família real da Inglaterra? Da mesma forma, no mundo espiritual, depois que passamos a fazer parte da família de Deus, passamos a fazer parte de uma Família Real. A família real britânica é passageira. A família Real de Deus é eterna! No céu você estará eternamente com a sua família da fé. Se há proteção para a família real terrena, imagine para a espiritual? Tudo o que precisamos e nos portar como cidadãos dos céus e nos apropriar de todos os benefícios que a Bíblia nos revela.
Conclusão – Jesus é o Senhor da Igreja e Ele disse que as portas do inferno não prevalecerão contra ela. Como membro da Família Real eterna você estará sob a direção do Espirito Santo (Rm 8.14). Na família da fé você encontra um ambiente onde seu potencial em Deus será desenvolvido. Você será uma bênção para os outros. Um canal de redenção. Você já aceitou Jesus Cristo como Seu Senhor e Salvador?
- Avisos –
Aproveite - Unção para um ano abençoado em todos os cultos de janeiro
- CIV – 14 a 17 FEV –
“ 2019 O ANO DA LEALDADE ”
- www.igrejadoavivamento.com.br -
Aproveite - Unção para um ano abençoado em todos os cultos de janeiro
- CIV – 14 a 17 FEV –
“ 2019 O ANO DA LEALDADE ”
- www.igrejadoavivamento.com.br -
- Detalhes
- Escrito por: Pr. Zildemar Godoy Wenceslau
Texto base: Hebreus 12.2
Introdução: É comum para as pessoas e empresas definirem seus alvos e metas para o ano que se inicia! Também é um momento de reflexão e avaliação sobre o que se deve mudar. Porque alguns alvos não foram atingidos? O que faltou? Eram alvos certos? No texto de Hebreus o Senhor nos faz comparar a carreira cristã à corrida da maratona. Para ser vencedor é preciso, primeiro, estabelecer os objetivos. Quando você sabe para onde vai você não perde tempo com ações que não o conduziram ao destino. Queremos sugerir 5 pontos fundamentais para a sua corrida cristã. Se você priorizar estes alvos na sua vida diária, você experimentará um crescimento pessoal enriquecedor que o levará a muitas vitórias durante o ano. Portanto, para um 2019 experimente:
1 - LER A BÍBLIA TODOS OS DIAS – Sl 119.11, 105, 130
“Quanto amo a tua lei! É a minha meditação, todo o dia!” (Sl 119.97). Há dois elementos muito importantes neste versículo: o primeiro é o amor pela Palavra. Devemos aprender a amar a vontade de Deus, amar as leis do Senhor. Esse amor nos levará ao segundo elemento, que é o contato com ela. O salmista faz questão de enfatizar que meditava todo o dia na lei do Senhor. Isso significa que ela fazia parte da vida dele, de seu dia a dia, de suas decisões, de seus aprendizados, de seus planos, etc. Agindo dessa forma você irá colher diariamente os benefícios para uma vida vitoriosa.
2 - ORAR TODOS OS DIAS – 1Ts 5.17 – Mt 6.6 – Lc 11.9-10
Não existe guia melhor do que o Espírito Santo. Ao ler a Bíblia e orar você irá aumentar a sua intimidade com Ele e naturalmente você se alinhará aos Seus propósitos. Uma carreira cristã, para ser leve, precisa de uma vida de oração diária, conforme o tempo de cada um. Devemos descansar na graça e pedir cotidianamente aquela perfeição do amor eterno sem a qual a nossa corrida nesta terra se torna projeto frustrado e sem sentido. Vale lembrar de que: quem não pede, não recebe.
3 - FALAR DE JESUS TODOS OS DIAS – 2Co 5.18-20 – 1Tm 2.5 - Jo 10.10
É importante falar de Jesus porque muita gente não conhece o verdadeiro Jesus. Quem Ele é de fato. O povo constrói um Jesus a sua própria maneira, que sirva aos seus próprios interesses, um Jesus “legal”, que ensina valores interessantes: faça o bem, não pague o mal com o mal, respeite pai e mãe, cuide dos órfãos e viúvas, enfim. Há uma multidão acreditando que pode simplesmente escolher algumas frases ditas por Ele, e viver sem se comprometer com o evangelho da Cruz. Jesus é o Filho de Deus, o nosso Senhor e Salvador. O único. Sem Jesus não há salvação e nem vida abundante. Falar de Jesus todos os dias deve ser o desejo ardente de todo cristão verdadeiro.
4 - ESPERAR UM MILAGRE TODOS OS DIAS – Is 64.1-4 – Sl 86.10 – Hb 11.6
Fé não é crer que vai acontecer tudo o que eu quero. Fé é crer que Deus cumprirá em mim todas as suas promessas. Esperar um milagre todos os dias faz parte da corrida da fé.
5 - SE ALEGRAR COM AS TRIBULAÇÕES – Mt 10.10-12 – Rm 5.1-5 –Rm 12.12
Deus permite a tribulação para nos instruir e não para nos destruir. No reino de Deus não há tribulação desprovida de propósito. Davi disse: “Se ando em meio a tribulação, tu me refazes a vida” (Sl 138.7). Paulo disse: “Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória mui excelente” (2Co 4.17-18). Deus abençoe! Feliz 2019!!!
- Detalhes
- Escrito por: Pr. Zildemar
Texto base: Mateus 2.1-12
Introdução: O nascimento de Jesus mudou toda a estrutura da relação céu-terra. As coisas passaram a ser diferente de todos os milênios anteriores. O eterno fez uma divisão na eternidade! Essa mudança cósmica começou há 2000 anos quando o próprio Deus decidiu encarnar-se como homem. No Natal Jesus rompeu as trevas do diabo e "o povo que jazia em trevas viu grande luz, e aos que viviam na região e sombra da morte resplandeceu lhes a luz" (Mt 4.16). Pensando Natal, vejamos algumas lições que o texto base nos propõe:
1) SOBRE OS MAGOS
Precisamos imitar os magos, que procuraram tão esforçadamente encontrar Jesus. E eles conheceram Jesus. Os magos eram pessoas nobres por examinar as Escrituras. A Bíblia cita que os irmãos de Beréia também eram nobres por estudarem as Escrituras (At 17.11). Temos que estudá-la para conhecer melhor Jesus e receber tudo o que Ele conquistou por nós na cruz. Depois de conhecerem Jesus os magos voltaram por outro caminho, sabe por que? Porque quem conhece Jesus passa a andar por um novo e seguro caminho. Quem volta pelo antigo caminho, caminha num caminho de morte. A melhor coisa é andar num novo e seguro caminho (Jo 14.6). O que muitos religiosos teimam em negar, os magos já o sabiam. Jesus é Rei!
2) SOBRE A CIDADE DE BELÉM
Belém significa “casa do pão”. Jesus é o pão vivo que desceu dos céus para dar vida aos homens!!! “E Jesus lhes disse: Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome, e quem crê em mim nunca terá sede.” (Jo 6.35). Em Cristo você vive nutrido pelo pão da vida, a sua Palavra, e terá a garantia do eterno Deus de lhe guardar até o fim. Alimente-se do Pão Vivo que desceu do céu e você viverá eternamente!
3) SOBRE A ESTRELA DO ORIENTE
Havia milhares de estrelas no céu, mas apenas uma guiava até o menino Jesus. A luz que brilhava no céu era infinitamente menor que a luz presente na manjedoura! Não eram as estrelas que iluminavam o bebê, mas era o bebê que iluminava as estrelas! O Sol é uma estrela de quinta grandeza, imagine a grandeza de Jesus, que criou todas as coisas. Jesus disse: “Eu sou a luz do mundo. Quem me segue, nunca andará em trevas, mas terá a luz da vida” (Jo 8.12). Natal é Luz! Natal é Festa! Natal é Jesus!
Conclusão – Se Jesus tivesse ficado só na manjedoura, o Natal nada seria. Mas ele cresceu, viveu como homem, foi para a cruz, e até ao túmulo. Contudo, ressuscitou e agora está assentado ao lado de Deus. Hoje temos vida porque Jesus está vivo! Viva o Natal! Viva Jesus!
- Avisos – Dia 31/12 às 21:30h no CCA o grande CULTO DA VIRADA –
- Durante o mês de janeiro, nos cultos do CCA e da ICP, todos devem receber a unção para um 2019 abençoado.
= 2019 O ANO DA LEALDADE =
- www.igrejadoavivamento.com.br -
- Durante o mês de janeiro, nos cultos do CCA e da ICP, todos devem receber a unção para um 2019 abençoado.
= 2019 O ANO DA LEALDADE =
- www.igrejadoavivamento.com.br -
- Detalhes
- Escrito por: Pr. Zildemar
Texto: Lucas 2.7-18
Introdução: O verdadeiro Natal é o nascimento de Cristo. É uma festa exclusiva nossa! As outras religiões não têm o seu Natal! Em nenhuma outra religião você vai ver um homem que morreu por seus seguidores e ressuscitou! O que muitos religiosos teimam em negar, os magos já o sabiam. Jesus é O Rei...... Viva o Natal!!!
1) VIVA O NATAL COM GRATIDÃO E COM ALEGRIA
O Deus Soberano se aproxima de cada um de nós através do Seu Filho amado. “Emanuel” significa “Deus conosco” (Mt 1.23). Nasceu o Emanuel e habitou entre nós para nos amar, cuidar de nós, dar-se a nós e nos salvar. Ele ofereceu a própria vida para nos dar vida. Os céus fizeram festa, mas a festa é nossa! Jesus nasceu! Você venceu! Somos gratos a Deus por isso! Viva o Natal com gratidão! Viva o Natal com alegria!!!
2) VIVA O NATAL EM FAMÍLIA
Espantado o exército celestial contemplava a manjedoura tentando entender tudo aquilo: o que o Rei do Universo está fazendo alí? (Lc 2.7; 1Pe 1.12). O mistério fora revelado (Cl 1.26). O Criador se torna criatura! Aquele bebê era a alegria para a humanidade e para a própria criação contaminada pelo pecado (Rm 8.20-23). José não sabia se o chamava de filho ou de Pai. Jesus nasceu numa família! Jesus veio para salvar as famílias! Ele dá a verdadeira vida às famílias! Natal é vida! Natal é alegria em família!
3) VIVA O NATAL COM OS IRMÃOS
Aquele a quem os anjos adoravam nasceu de uma camponesa e dormiu sobre o feno. O Rei dos reis ensinou-nos tudo sobre humildade, perdão, fidelidade, mansidão e compreensão. Se tratarmos uns aos outros seguindo o exemplo de Jesus homem, certamente muitos problemas se resolveriam. (Fp 2.1-8). Jesus nasceu para abençoar relacionamentos! Sem Jesus não seríamos irmãos! Viva o Natal! É momento ímpar de festejar com gratidão e alegria junto a grande família da fé!
Conclusão: No Natal celebramos a manjedoura vazia, a cruz vazia, o túmulo vazio e o trono ocupado! A Cruz era comum naquela época, o que a tornou sagrada foi aquele que se deitou nela. Hoje também podemos diferenciar as pessoas pelos seus corações. Um coração feliz de um coração vazio! Só um coração que tem Jesus pode ser feliz! Viva o Natal com gratião e alegria. Viva o Natal em família. Viva o Natal com os irmãos! Viva a Vida! Viva o Natal!
Avisos – Dia 31/12 às 21:30h no CCA o grande CULTO DA VIRADA - Durante o mês de janeiro, nos cultos do CCA e da ICP, todos devem receber a unção para um 2019 abençoado. = 2019 O ANO DA LEALDADE =
- Detalhes
- Escrito por: Pr. Zildemar
Texto base: - Sl 126.3 – Sl 136.1-4 – Cl 3.15
Introdução: A gratidão é uma parte importante da vida cristã. “Agradeçamos a Deus o presente que ele nos dá, um presente que palavras não podem descrever” (2Co 9.15-NTLH). “Mas graças a Deus, que sempre nos conduz vitoriosamente em Cristo” (2Co 2.14-NVI). Motivos não faltam para agradecermos. Gratos a Deus pela vida, pela saúde, pelos amigos, pelos irmãos, pela igreja, por mais um ano que se passou. Pensando gratidão, vejamos o que a Bíblia nos ensina:
1) GRATOS EM TUDO – Sl 145.9-11
Você pode até ser tentado a pensar: “Serei sim, grato a Deus sobre todas as coisas boas que recebi durante o ano de 2018! Apenas pelas boas!” Contudo a Bíblia não nos dá essa opção. O Senhor nos ordena: “Deem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus” (1Ts 5.18). Mesmo que você não entenda, deve ser grato ao Senhor por tudo, porque todas as coisas cooperam para o bem daqueles que o amam (Rm 8.28).
2) GRATOS POR TER UM DEUS EXTRAORDINÁRIO – Jr 32.17
Todo aquele que entende verdadeiramente o amor e o sacrifício de Jesus se sente grato a ele. Nem todo dinheiro do mundo compraria a salvação da nossa alma. Portanto, a nossa primeira gratidão deve ser pela vida eterna em Cristo Jesus (1Pe 1.18-20). Também devemos ser gratos pelas vitórias que tivemos durante o ano. A mesma capacidade que nos faz ver a mão de Deus nas circunstâncias, faz-nos gratos pelas obras que Ele tem feito. Por isso estamos alegres. Em toda história não se ouviu falar de um Deus mais forte e poderoso, nome que abala Terra, céu e mar! Jesus, nome sobre todos, pelos Seus feitos extraordinários! Exaltai, Ele é grande!
3) LEMBRAR E BENDIZER AO SENHOR PELAS BÊNÇÃOS – Sl 103.1-2
Quantos milagres, quantas conquistas, quantas vitórias. Não basta lembrar, é preciso glorificar! Por murmurar o povo de Deus pereceu no deserto (1Co 10.10). Mesmo recebendo grandes maravilhas, ainda há aqueles que não pisam na terra das promessas por murmurarem no lugar de glorificarem. Portanto, vamos expressar a nossa alegria e gratidão por tudo o que Ele tem feito e pelo que irá fazer entre nós. Vamos seguir o exemplo do rei Davi, um homem segundo o coração de Deus: “Bendiga o Senhor a minha alma! Não esqueça nenhuma de suas bênçãos!”
Conclusão – Sede agradecidos! Gratidão é reconhecer que nenhuma palavra é capaz de expressar o que Ele fez por nós. Devemos lembrar das suas bênçãos e ser gratos por tudo. Louvar e adorar Àquele que é digno de toda honra, glória e adoração (Ap 4.11). Que juntos possamos expressar a nossa alegria por 2018 e, firmes e confiantes, seguirmos para um abençoado e feliz 2019.
- Avisos – BATISMO – Rabone Teen dia 09/12 às 9:00 no Maanaim –
- dia 31/12 às 21:30h no CCA o grande CULTO DA VIRADA -
- www.igrejadoavivamento.com.br -
- Detalhes
- Escrito por: Pr. Zildemar
Texto base: Marcos 16.16 – Atos 8.26-39
Introdução: O batismo é tão importante que Jesus, sem ter pecado algum, passou pelo batismo para nos deixar o exemplo a ser seguido. No batismo podemos ter duas certidões: a de óbito para o pecado e a de nascimento em Cristo Jesus. O batismo é uma aliança, é um pacto feito com Cristo para viver para Ele (Rm 6.2-4). Portanto, para se batizar é preciso:
1) CRER
“Sem fé é impossível agradar a Deus” (Hb 11.6). Somos salvos mediante a fé (Ef 2.8). Crer em Jesus como único e suficiente salvador; crer que “Jesus é o caminho, a verdade e a vida e que ninguém chega a DEUS se não aceitar a Jesus” (Jo 14.6). Só o fato de se batizar já é uma evidência de que crê nas Escrituras e a obedece. O etíope desejando se batizar manifesta claramente sua convicção ao dizer: “Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus” (At 8.37). Entende-se que, ao fazer esta afirmação, não só cria em Jesus, mas igualmente em Sua obra na cruz. Jesus carregou sobre Seu corpo, na cruz, toda a maldade do homem, e isso é confirmado publicamente quando cada pessoa que crê nesta obra redentora desce às águas do batismo.
2) DECLARAR JESUS COMO O ÚNICO SENHOR E SALVADOR
O batismo é uma ação pública de fé e aceitação; é a confirmação de uma aliança. Três atos se completam: crer, declarar e descer às águas. Assim como aquele oficial declarou para Filipe e em seguida se batizou, é importante fazer essa publica declaração de fé. A Bíblia diz: “Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Porque com o coração se crê para justiça e com a boca se confessa a respeito da salvação.” (Rm 10.9-10)
3) MOSTRAR FRUTOS DE ARREPENDIMENTO
O arrependimento é pré-requisito para o batismo (At 2.38). Simão, o mago, creu na mensagem de Filipe, arrependeu-se e foi batizado. Quando as multidões vinham a João Batista para serem batizadas, eram surpreendidas por uma dura mensagem: “João dizia, pois, às multidões que saíam para ser batizadas por ele: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira vindoura? Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento” (Lc 3.7-8). Entendemos neste texto que, antes do batismo, deve haver o arrependimento dos pecados, renúncia das obras das trevas e frutos de arrependimento. Que é a mudança da prática do pecado para uma vida de obediência à Palavra.
Conclusão – O batismo é bíblico e este ato implica no reconhecimento público de Jesus Cristo como único Senhor de sua vida, bem como uma identificação com Cristo através de sua morte, sepultura e ressurreição. Morte para o pecado, sepultamento de nossa velha vida com sua prática do pecado e ressurreição para uma nova vida em santidade através do sacrifício de Jesus na cruz. Portanto para isso é preciso crer, declarar e mostrar frutos de arrependimento.
- Avisos – BATISMO – Rabone dia 01/12 às 19:00 no CCA – Geral dia 02/12 às 9:00 no Maanaim –
- dia 31/12 às 21:30h no CCA o grande CULTO DA VIRADA -
- www.igrejadoavivamento.com.br -
- Detalhes
- Escrito por: Pr. Zildemar
Quebra gelo: Você já tem a identidade de Cristo?
Texto base: Mateus 28.18-20
Introdução: “O batismo é um sinal visível de uma graça invisível.” É o passo seguinte ao arrependimento. O batismo é uma declaração pública de fé. O batismo, historicamente, também se refere ao ato de dar nome a uma pessoa. No batismo você passa a ter uma nova identidade, a de “cristão” (filho de Deus). Vejamos alguns privilégios de quem se batiza:
1) É INSERIDO NO GRANDE CORPO DE CRISTO ( A IGREJA )
Na igreja primitiva, ao aceitarem a Palavra da salvação, em seguida eles eram batizados como expressão de arrependimento (At 2.38). Dessa forma, passavam a fazer parte da igreja: “Assim que, os que receberam sua palavra foram batizados, e se acrescentaram naquele dia quase três mil almas” (At 2.41). No ato do batismo, o cristão é inserido na igreja, o corpo de Cristo (1Co 12.13). Ao descer às águas, a pessoa não está apenas confirmando seu compromisso com o Senhor, mas também com a igreja local, que é o Seu Corpo na terra (Rm 12.4,5, 1Co 12.12,13).
2) RECEBE UM CERTO NÍVEL DE AUTORIDADE, QUE PODE CRESCER
Após João Batista lhe batizar, Jesus saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus e o Espírito Santo desceu sobre Ele na forma de uma pomba e uma voz dos céus soou dizendo: Este é o meu Filho amado, em quem tenho prazer (Mt 3.16,17; Lc 3.21,22). Jesus só iniciou seu ministério depois de ser batizado. Porque no batismo Ele recebeu por João Batista a autoridade terrena, e pelo Espírito Santo a dos céus. No dia de Pentecostes, o Espírito desceu como vento e fogo sobre os discípulos, dando poder à igreja (At 2.2-4). De igual modo, após o batismo, somos capacitados a um certo nível de autoridade para iniciarmos o nosso ministério na igreja.
3) GOZA DE UM REVESTIMENTO ESPIRITUAL
Paulo diz: “todos quantos fostes batizados em Cristo, de Cristo vos revestistes” (Gl 3.26-27). Esse revestimento fala de uma confirmação de identidade de filho de Deus (Jo 1.12). Há um testemunho dos céus sobre alguém que se batiza, crendo de todo coração, assim como aconteceu com Jesus homem ao ser batizado, quando o Pai Celestial falou: “Este é meu Filho amado, em quem tenho prazer” (Mt 3.17).
Conclusão – Os céus fazem festa quando alguém se batiza, porque é uma confirmação pública de arrependimento (Lc 15.10). O batismo também é um ato de fé onde a pessoa passa a ser oficialmente inserida no Corpo de Cristo na terra (na Igreja). Vemos biblicamente que há um revestimento espiritual em Cristo Jesus para quem se batiza e com isso ela goza de um certo nível de autoridade e demais benefícios de um filho de Deus.
- Avisos –
23/11 – Encontro de Homens
BATISMO – Rabone dia 01/12 às 19:00 no CCA – Geral dia 02/12 às 9:00 no Maanaim
– dia 31/12 às 21:30h no CCA o grande CULTO DA VIRADA -
- www.igrejadoavivamento.com.br -
- Detalhes
- Escrito por: Pr. Zildemar
Texto base: Mateus 3.13
Introdução: Jesus é o nosso maior referencial e nos deixou seu exemplo ao ser batizado. A vida cristã passa por várias etapas “até que todos alcancemos a unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, e cheguemos à maturidade, atingindo a medida da plenitude de Cristo.” (Ef 4.13-NVI). O batismo é a primeira etapa de quem declara crer em Jesus e deseja segui-lo. O Batismo é a inserção da pessoa no corpo de Cristo na terra, que é a Igreja. Portanto é necessário se batizar porque:
1) É UMA ORDEM DE JESUS – João 14.15
Você ama Jesus? O batismo não é uma opção, é uma ordem! Jesus mandou fazer discípulos e depois batizá-los. (Mt 28.19-20; Mc 16.15-16). Conta-se a história do noivo que falava para a noiva que a amava. Certo dia ela lhe disse: querido, se você de fato me ama, então, vamos nos casar? A resposta foi: eu te amo meu amor, mas, compromisso não! A pergunta é: aquele noivo a amava de verdade? (Mt 15.8). - No casamento a noiva diz sim para o noivo, no batismo você diz sim para Jesus. - O batismo é um mandamento e ao cumpri-lo você expressa o seu amor e fidelidade a Jesus.
2) É O PASSO SEGUINTE APÓS O ARREPENDIMENTO – Atos 2.38
O arrependimento começa na humilhação do coração e termina na reforma da vida. Arrependimento segundo o homem, gera culpa e reincidência. Arrependimento segundo o coração de Deus gera mudanças. O batismo é um ato profético onde ao mergulhar nas águas fica sepultado o velho homem com a sua velha natureza e, ao sair da água, nasce uma nova vida lavada e remida em Cristo Jesus (Rm 6.3-5). O apóstolo Pedro disse: arrependei-vos e cada um seja batizado. Outro detalhe, o Batismo é um ato presencial e pessoal, ninguém pode se batizar por você.
3) É UMA DECLARAÇÃO PÚBLICA DE FÉ – Romanos 10.8-10
Para ser salvo você precisa crer e receber Jesus como seu Senhor e Salvador, arrepender-se de seus pecados e declarar publicamente a sua fé em Jesus. A Bíblia diz: “Portanto, todo aquele que me confessar diante dos homens, também eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus; mas aquele que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante de meu Pai, que está nos céus” (Mt 10.32-33). O batismo é uma confissão pública de fé.
Conclusão: Amado, o batismo é uma ordem de Jesus, é o passo seguinte após o arrependimento e uma declaração pública de fé. Se hoje você partisse para a eternidade, para onde iria a tua alma? A Bíblia afirma: quem crer e for batizado será salvo (Mc 16.16). Não deixe para depois! Amanhã pode ser muito tarde. Portanto, expresse o seu amor e fidelidade a Cristo participando do próximo batismo.
Avisos – 15 novembro a 4ª Corrida do Esquadrão da Vida –
- BATISMOS: dia 01/12 às 19:00 no CCA (Rede Rabone) e dia 02/12 às 9:00 no Maanaim para toda a igreja -
- Rede de Mulheres: Congresso Identidade: 15 a 17 novembro -
- www.igrejadoavivamento.com.br -
- Detalhes
- Escrito por: Pr. Zildemar
Texto base: Atos 2.37-41
Introdução: O avivamento é um mover extraordinário do Espírito Santo. Avivamento é o ato de se avivar, ou seja, de se tornar mais vivo, mais ativo, mais intenso, despertado e nítido. Embora biblicamente o verbo “avivar” tem o significado primário de "preservar" ou "manter vivo", ele também pode ser aplicado para purificar, corrigir, livrar dos males e avançar. Historicamente isto sempre ocorreu quando houve um avivamento. Em consequência disso, há um romper de limites e uma nova história de crescimento e conquistas na obra de Deus. Você quer fazer parte desse avivamento? Vejamos 3 características importantes do avivamento:
1) O ARREPENDIMENTO – Atos 2.38
O arrependimento sempre precedeu o derramar do Espírito Santo. É o próprio Espírito preparando o solo dos corações para o Seu grande derramar de unção e poder. A mensagem de João Batista era: ” arrependei-vos pois está próximo o Reino dos céus” (Mt 3.1). O primeiro sermão de Jesus foi: “Arrependei-vos, pois está próximo o reino dos céus” (Mt 4.17). Em outras palavras: João e Jesus estavam dizendo que o reino estava próximo, mas precisavam de arrependimento. Assim como foi na Igreja Primitiva, a mensagem de hoje é “arrependei-vos” pois o Espírito Santo quer derramar um grande avivamento em nossos dias (At 2.38).
2) A SANTIFICAÇÃO – Atos 2.43
Avivamento é vida, e tudo o que tem vida luta conta a morte. O pecado leva à morte (Rm 6.23). Afasta a glória de Deus (Rm 3.23). O fogo do avivamento traz um fervor e temor que leva as pessoas a abrirem mão do que é comum para se apegarem ao sagrado. O apóstolo Paulo disse: “Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas me convêm” (1Co 6.12). Por exemplo, me é licito dormir, mas, na hora do culto convém que eu vá congregar na casa do Senhor. Me é lícito fazer uma caminhada ou um exercício físico saudável, mas, não convém fazê-lo na hora da minha célula. Há uma ordem: espírito, alma e corpo. Mas, alguns irmãos, infelizmente, vivem baseados na ordem inversa: corpo, alma e espírito (1Ts 5.23). O avivamento leva à santificação e o cristão avivado deseja ardentemente viver uma vida de santidade.
3) O CRESCIMENTO – Atos 5.12-14
Avivamento é um retorno a vida em todos os sentidos, em toda a sua plenitude. É passar a ter vida abundante (Jo 10.10). E o que é vivo e saudável cresce e se reproduz. A Igreja de Cristo é um organismo vivo e em crescimento. A Bíblia começa com um Jardim e termina com uma cidade. Começa com o Éden e termina com a Nova Jerusalém Celestial. Por que? Porque o propósito maior de Deus é que seu povo cresça e se multiplique para habitar eternamente com Ele. A exemplo da Igreja Primitiva, a ação fervorosa da Igreja avivada resulta num crescimento extraordinário.
Conclusão – O avivamento é um mover extraordinário do Espírito Santo. Avivamento é vida. O arrependimento, a santificação e o crescimento são características notáveis do avivamento. Porque no avivamento a igreja vive a missão para a qual foi chamada: ganhar almas e avançar.
Avisos – 09/11 Encontro com Deus Rabone Kids - 15 novembro a Corrida Esquadrão da Vida -
- Mulheres: Congresso Identidade: 15 a 17 novembro -
- www.igrejadoavivamento.com.br -
- Detalhes
- Escrito por: Pr. Zildemar
Texto base: Atos 2.14-18
Introdução: Que o Espírito Santo venha sobre a sua vida com poder e vivifique o seu corpo mortal (Rm 8.11). Onde houver sequidão, onde houver aridez, onde houver ossos secos, que o Espírito seja soprado e haja um fluir de vida abundante (Ez 37.9; Jo 10.10).
1) A ORAÇÃO NOS CONECTA COM A FONTE – At 2.1-4
Não há energia sem fonte. Ninguém acende um avivamento sem estar conectado ao Espírito Santo do Deus Vivo. Se quiser o fogo que faz a Igreja brilhar, precisa se conectar. O avivamento da Igreja Primitiva ocorreu porque havia um grupo de 120 almas que perseverou 10 dias em oração. Avivamento e oração caminham de mãos dadas! A oração leva ao avivamento e o avivamento leva à oração. A chama do avivamento não pode se apagar! (Lv 6.13)
2) O AVIVAMENTO TRAZ FOGO – At 2.3
O profeta Elias, conhecido como homem de Deus, orou e o fogo desceu do céu sobre o altar e consumiu o holocausto, e a lenha, e as pedras, e a terra, e ainda lambeu a água que estava no rego. O que vendo todo o povo, caiu de rosto em terra e disse: O SENHOR é Deus! O SENHOR é Deus! (1Rs 18.37-39). Da mesma forma, no NT, devido ao fogo do Espírito Santo, havia tanto poder na Igreja Primitiva que causava admiração e temor a todos. E com isso a Igreja de Cristo caiu na graça de todo o povo e a cada dia o Senhor acrescentava-lhes de forma extraordinária o número dos salvos (At 2.47; At 2.41; At 4.4; At 5.14). O mesmo fogo que atrai multidões espanta serpentes e avança a Igreja.
3) A ORAÇÃO É COMO UMA CHAVE – Mt 16.19
Thomas Watson declarou: “A oração é a chave do céu; o Espírito ajuda a fé a fazer girar a chave.” A oração é a chave da vitória. A igreja avivada tem nas mãos essa chave poderosa. Interessante lembrar que a mesma chave que abre também serve para fechar (Is 22.22). Abre as portas para os milagres, para a salvação das almas, mas também fecha a ação do inimigo, bloqueia o avanço das obras do mal. Há uma autoridade tremenda nas mãos da Igreja através da chave da oração.
Conclusão – A oração e o avivamento caminham de mãos dadas. Portanto, vamos usar essa chave poderosa na nossa vida, na nossa célula e na nossa Igreja. E que o Espírito Santo derrame do Seu Fogo sobre nossas crianças, nossos jovens, adultos, idosos, homens e mulheres. Sabemos que as portas do inferno não podem barrar a Igreja (Mt 16.18) de anunciarmos a preciosa mensagem da cruz (1Co 1.18).
Avisos – 02/11 Encontro com Deus Jeová Shamá - 09/11 Encontro com Deus Rabone Kids
- 15 novembro a Corrida Esquadrão da Vida -
- Mulheres: Congresso Identidade: 15 a 17 novembro -
- www.igrejadoavivamento.com.br -
- 15 novembro a Corrida Esquadrão da Vida -
- Mulheres: Congresso Identidade: 15 a 17 novembro -
- www.igrejadoavivamento.com.br -
- Detalhes
- Escrito por: Pr. Zildemar
Texto base: Salmo 33.12
Introdução: Como cristãos devemos orar para que Deus venha sarar nossa nação, fortalecer o evangelho neste país. Pois só um povo que serve o mesmo SENHOR de Abraão, Isaque e Jacó, é um povo santo e abençoado. Portanto, vamos clamar por conversões genuínas, pela paz nos governantes e na população, porque a oração de um justo pode muito em seus efeitos (Tg 5.16).
1) ORE, E FAÇA A SUA PARTE – 2Cronicas 7.14
A solução vem de Deus, pois se nos unirmos como Igreja em oração pela nossa nação, os resultados virão. A oração de Abraão mudou a história de uma nação (Gn 20.17-18). Se Deus ouviu a oração de um homem e mudou a sorte de uma nação inteira, que dirá a igreja unida clamando pela redenção do Brasil! Você pode dizer, que diferença eu posso fazer? Olhe para as Escrituras! Quem eram: José do Egito? Daniel? Isaías? Jeremias? Paulo? Pedro? João? Eram homens de grande influenciaram política de sua época. Estes abalaram a corrupção estatal de seu tempo. A fé deles não dizia respeito apenas a questões eclesiásticas, mas a toda uma estrutura social e política. Vamos orar e cumprir o nosso dever cívico como cidadãos cristãos.
2) DEUS ATENDE A ORAÇÃO DAQUELES QUE O TEMEM – Salmo 128.1
O povo de Deus nasceu para ser próspero em todos os sentidos da vida, até na política. Vemos o exemplo de Israel, que por temer a Deus, é um país próspero e abençoado. A prosperidade, a riqueza, o ouro e a prata são dádivas do Todo Poderoso aos seus filhos. Enquanto que, a Ira de Deus é para aqueles que o desprezam. Quais as consequências da desobediência? A pobreza, a miséria, a fome, as pestes e as guerras. Aqueles que não tem Jesus Cristo como Senhor estão nas trevas e sofrem seus efeitos. Os EUA são a maior potência mundial e é de maioria evangélica. Com o crescimento da população evangélica no Brasil começamos a crescer. Agora, com melhor representatividade cristã no Congresso Nacional, poderemos até nos tornar numa grande potência mundial. Portanto, para isso, precisamos orar em favor do Brasil.
3) DEUS CUMPRE TODAS AS SUAS PROMESSAS – Josué 21.45
Há um impacto incrível neste versículo: “Porque quantas são as promessas de Deus, tantas têm nele o sim; porquanto também por ele é o amém para glória de Deus, por nosso intermédio” (2Co 1.20). Ao unir-se a Jesus por meio da obra redentora da cruz você passou a ser um filho de Deus (Jo 1.12). Cada promessa que há na Bíblia tornou-se “sim” para você. Jesus prometeu: “Em verdade, em verdade vos digo que aquele que crê em mim fará também as obras que eu faço e outras maiores fará, porque eu vou para junto do Pai” (Jo 14.12). Se essa verdade atingir seu coração, sua vida nunca mais será a mesma. Você pode imaginar como seria o nosso país se tão-somente acreditássemos nessa única promessa? Há centenas de promessas na Bíblia.
Conclusão – Você tem permitido que aquilo que ouve das Escrituras penetre no seu coração? Você e eu temos o maior potencial do mundo para fazer a diferença, porque Deus nos tem dado suas promessas. Ore em favor da nação, cumpra seu dever cívico e creia no melhor para o Brasil.
Avisos – 26/10 Encontro Kids – 02/11 Encontro de Homens
- Identidade: 15 a 17 novembro, Congresso de Mulheres -
- www.igrejadoavivamento.com.br -
- Identidade: 15 a 17 novembro, Congresso de Mulheres -
- www.igrejadoavivamento.com.br -
- Detalhes
- Escrito por: Pr. Zildemar
Texto base: Marcos 2.1-5 – Pv 17.17
Introdução: Ter amigos é algo muito precioso, ao longo da vida as nossas amizades nos marcam e nos mudam. Nos momentos mais difíceis o laço da amizade se torna tão forte como os laços de sangue. Por isso a Bíblia diz que há amigo mais chegado que um irmão (Pv 18.24).
1) O VERDADEIRO AMIGO SEMPRE LEMBRARÁ DE VOCÊ
São pequenas atitudes que revelam as verdadeiras amizades. A Bíblia diz que “as riquezas multiplicam os amigos; mas, ao pobre, o seu próprio amigo o deixa” (Pv 19.4). Eis a razão da frase “na prosperidade você vê a quantidade dos amigos, na adversidade a qualidade.” É muito bom ter amigos, mas, conhecemos os nossos verdadeiros amigos na hora que precisamos de algo e ele se lembra de nós. "Amigo é igual parafuso, a gente só sabe que é bom na hora do aperto!" Aqueles quatro homens, ao conhecerem Jesus, se lembraram do amigo paralítico. Se hoje você está aqui é porque você tem um amigo que se lembrou de você.
2) OS BONS AMIGOS NÃO PERDEM A OPORTUNIDADE DE AJUDAR-SE
A união faz a força! Amigos trabalham em equipe, ajudando um ao outro nas dificuldades. Quem tem amigos tem mais segurança. Os bons amigos se preocupam com o bem de seus amigos. Aqueles quatro homens levaram o paralitico até Jesus sem medir esforços. Era difícil o acesso, mas, romperam seus próprios limites, foram criativos e fizeram de tudo para ver a cura do amigo. São nos momentos difíceis que precisamos do amigo. “Um amigo é o primeiro a entrar, depois de todos terem abandonado a casa” (John Mackay). Se você está aqui é porque você tem bons amigos que não mediram esforços em ajudá-lo a receber algo de Jesus para a sua vida.
3) TEMOS UM GRANDE AMIGO QUE QUER SER SEU MELHOR AMIGO
Nem todos os “amigos” são amigos de verdade, mas a verdadeira amizade é para a vida. O bom amigo ama em todas as circunstâncias. Jesus é o nosso melhor amigo. O bom amigo dá valor aos seus amigos. Jesus deu a Sua vida por nós. “Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida pelos seus amigos” (Jo 15.13-NVI). Jesus está conosco em todas as horas. Fazer um amigo é um dom! Ter um amigo é uma graça! Conservar um amigo é uma virtude! Ser um amigo é uma honra! Jesus quer ser seu amigo, e você quer ser amigo dele? “Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando.” (Jo 15.14-FIEL)
Conclusão – Como é bom ter amigos. Amigos que nos amam de verdade. Se hoje você está aqui é porque alguém se lembrou de você. Viu nesta reunião uma oportunidade para você conhecer Jesus. Jesus é e será o nosso melhor amigo. Ele já provou que nos ama ao dar a Sua vida por nós lá na Cruz. Abra o seu coração e receba Jesus como seu Senhor, Salvador e fiel amigo.
Avisos – 26/10 Encontro Kids – 02/11 Encontro de Homens
- Identidade: 15 a 17 novembro, Congresso de Mulheres -
- www.igrejadoavivamento.com.br -
- Identidade: 15 a 17 novembro, Congresso de Mulheres -
- www.igrejadoavivamento.com.br -
- Detalhes
- Escrito por: Pr. Zildemar
Texto base: 1Co 2.9 – Pv 15.29
Introdução: Existe uma pessoa acima de todas as outras que deseja o extraordinário para você. Esta pessoa tem um poder sem limites e deseja ver você feliz e realizado(a). Essa pessoa é Deus, o nosso Pai Celeste, e a oração é o canal que nos conecta instantaneamente a Ele. Se a oração nos conecta diretamente ao Trono da Graça, certamente podemos receber bênçãos extraordinárias de lá. Para isso você precisa entender que:
1) DEUS TEM O EXTRAORDINÁRIO PARA VOCÊ – Ef 3.20-21
Desde 2009, dezessete dos vinte e cinco filmes de maior sucesso, envolvem poderes sobrenaturais. Por que estes temas cativaram o coração de quase 70% do público? Porque há um desejo inato em nós de nos elevarmos acima do que é comum. Ansiamos pelo extraordinário. Se você entender o poder da Criação você vai ver que fomos criados para viver o extraordinário! Adão deu nome à milhões de espécies e ainda se lembrava de cada uma delas. Foi um homem extraordinário! Hoje em Jesus você pode se reconectar com Deus e receber o extraordinário Dele! Ele fez tudo do nada e pode trazer a existência o que não existe só para atender você! Basta ter fé (Rm 4.17) e fazer a sua vontade (1Jo 5.14). Você já pensou no poder que a oração lhe dá ao permitir seu acesso direto àquele que é o Criador de todas as coisas? (Sl 33.9)
2) ALGO EM VOCÊ PODE IMPEDIR O EXTRAORDINÁRIO – Jo 16.24
O poder de realizar feitos notáveis e viver uma vida excepcional não está ligado a uma ocupação, mas a uma disposição do coração. Esta é não apenas a vontade de Deus como também o Seu grande prazer. Então o que pode impedir a nossa oração? Nós mesmos! - O coração orgulhoso (Tg 4.6); a soberba (Lc 18.9-14); o pecado escondido (SL 66.18; Jo 9.31); a falta de perdão (Mt 6.15); o desejo egoísta (Tg 4.3); a falta de misericórdia (Pv 21.13); a falta de fé (Mt 21.22); maltratar o cônjuge (1Pe 3.7); desprezar o conhecimento e recusar o temor do Senhor (Pv 1.28-31); duvidar da oração e ser instável na fé (Tg 1.6-8); ter um coração duro e rebelde (Zc 7.11-13); ser desobediente à Sua Palavra (Dt 1.45; Pv 28.9). E, o fato de não orar (Jo 16.24; Mt 7.7-8).
3) VOCÊ PRECISA ORAR CORRETAMENTE – Os 4.6
Orar de joelhos é bom, sinal de reverência e humildade, porém não é a posição do corpo que vai tornar a oração eficaz, mas a do coração. Você precisa orar com fé; orar a Deus Pai (Mt 6.9); em nome de Jesus (Jo 14.13-14); com a ajuda do Espírito Santo (Rm 8.26-27); ter alvos específicos na oração (Fp 1.3-11; 4.6); orar com coração sincero (Mt 6.5-8); não desistir (Lc 18.1-8); perseverar (1Rs 18.43-44). Lembrando que a verdadeira oração sempre brota de um coração dependente de Deus.
Conclusão – “A oração é o poder mediante o qual acontece aquilo que, de outro modo, não aconteceria” (Andrew Murray). Você foi criado para viver o extraordinário de Deus e Ele tem poder para fazer muito além do que você pode pedir ou pensar. Porém, é preciso orar! Se há algo em você que está impedindo isso de se realizar, você deve alinhar o seu coração com o coração de Deus através da Sua Palavra. Você nasceu para vencer! A oração é o canal para o extraordinário.
Avisos – 19/10 Enc Teen – 26/10 Enc Kids – 02/11 Enc Homens
- Identidade: 15 a 17 novembro, Congresso de Mulheres -
- www.igrejadoavivamento.com.br -
- Identidade: 15 a 17 novembro, Congresso de Mulheres -
- www.igrejadoavivamento.com.br -
- Detalhes
- Escrito por: Pr. Zildemar
Texto base: 1Sm 12.19-24
Introdução: A oração pode evitar muitos sofrimentos e proporcionar grandes alegrias. Por isso o diabo é alérgico a oração! Israel estava enfrentando fortes lutas contra seus inimigos e por não confiar em Deus o povo lhe pediu um rei. No entanto, embora Saul já reinando, a pressão ainda persistia e o medo imperava. Tomados pelo grande temor, os israelitas imploraram que o profeta Samuel orasse a favor deles. Em resposta ao clamor do povo, Samuel aproveita e exorta-os a seguir ao Senhor, para evitar mais juízo. E, em seguida Samuel faz uma declaração reveladora: “E quanto a mim, longe de mim que eu peque contra o SENHOR, deixando de orar por vós.” (1Sm12.23). Por que a negligência na oração é pecado? Há várias razões, vejamos apenas três:
1) A ORAÇÃO EVITA O MAL – Mt 6.13
Quantos fracassos sobrevieram por não orarmos. Indecisões, falta de sabedoria e de direção, tudo por não orar. Quantas vezes erramos, sentimos a ausência do poder e da alegria, por falta de oração. Ao deixarmos de orar abrimos a porta a todos os demais pecados. Jesus revela isso claramente em Marcos 14.38 “Vigiem e orem para não caírem em tentação. O espírito está pronto, mas a carne é fraca.” A oração muda as coisas. Tudo pode ser mudado pela oração. O doente prestes a morrer pode ter seus anos de vida prolongados através da oração (Tg 5.13-15). A oração pode mudar o destino de um país inteiro. A oração de Abraão mudou a história de uma nação (Gn 20.17-18). Se a oração faz bem e não oramos, a Bíblia diz que “Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado.” (Tg 4.17). Orar para evitar o mal.
2) A ORAÇÃO FACILITA O BEM – Pv 3.27
Se a oração evita o mal, de igual forma ela facilita o bem. A oração nos conecta diretamente ao trono da graça, de onde vem todo dom perfeito e toda boa dádiva (Tg 1.17). Quando oramos, abrimos a porta para Deus entrar em nossos problemas e situações e trabalhar com eles. O secreto que só Deus vê gera recompensas que só Deus dá (Mt 6.6). Portanto “dez minutos orando são melhores do que um ano murmurando” (Spurgeon). “A oração é o antídoto para todas as nossas aflições” (João Calvino). A oração alivia o coração. A oração facilita o bem.
3) A ORAÇÃO AGRADA A DEUS – Mt 6.9-10
O reconhecimento do amor paterno de Deus é a primeira e mais simples, e também a última e mais elevada lição na escola da oração (Pai nosso). Deus quer ter comunhão conosco e a oração nos leva a isso. Obedecemos a Bíblia pela fé e a fé agrada a Deus (Hb 11.6). É uma ordem: “orar sem cessar” (1Ts 5.17). Alguns dizem: "Não tenho tempo para orar, meu dia está muito cheio!" Talvez seu dia não esteja muito cheio, mas vazio de Deus! Ele quer estar conosco, habitar em nós, e ao orarmos agradamos o coração de Deus.
Conclusão – Uma das armas mais poderosas que temos nas mãos é o poder da oração. Ela pode até mudar o destino de uma nação inteira. Ela é a chave que move a mão dAquele que move o mundo. Se você não quer cair aprenda a se ajoelhar. A oração evita o mal, facilita o bem e agrada a Deus. Portanto, não negligencie a oração, evite o pecado de não orar.
Avisos – 12/10 Enc Rapazes – 19/10 Enc Teen – 26/10 Enc Kids – 02/11 Enc Homens
- www.igrejadoavivamento.com.br -
- Detalhes
- Escrito por: Pr. Zildemar
ORIENTAÇÕES PARA A VITÓRIA
Quebra gelo: Você quer uma vida vitoriosa? Você quer lutar pela paz da nossa cidade?
Texto base: Jr 29.4-14
Introdução: É Deus quem pode direcionar os nossos esforços rumo à vitória, e restaurar tudo aquilo que precisa ser reconstruído em nossa vida, família, cidade, estado e nação. O povo de Israel, que havia sido levado cativo para a Babilônia, recebeu diretamente de Deus uma série de instruções para que pudesse ter tudo restaurado. Mesmo encontrando-se em uma situação tremendamente lastimável. Para que a vitória aconteça precisamos aceitar as instruções e as ações de Deus em nossa vida. Vejamos o que podemos extrair deste texto em nossos dias:
1) EDIFICAI CASAS E HABITAI-AS – Jr 29.5 - Sl 127.1 – Mt 7.24-27
As instruções de Deus a Jeremias são bem claras e o Senhor prometeu recompensar a cada ação. A ideia central de “Edificar casas” é de que devemos construir bases sólidas para a nossa vida. Muitos edificam sua vida sobre a areia, mas, nós devemos edificar sobre a base sólida da Palavra de Deus. Sobre a Sua Palavra é que Ele nos edificará. Também não basta edificar, é preciso habitar. Habitar significa tomar posse, ocupar o espaço que foi conquistado. Não adianta conhecer a Palavra e aceitar as influências malignas do mundo.
2) TOMAI MULHERES E GERAI FILHOS E FILHAS – Jr 29.6 – Mt 24.14
Vemos que a instrução de Deus era que o seu povo deveria crescer e multiplicar. Aqui também podemos aplicar o crescimento na conquista dos melhores lugares na sociedade. O crescimento é a nossa razão de ser no mundo e pela qual Deus permitiu que aqui estivéssemos. Se o povo de Deus conquistar os mais diversos patamares de lugares, certamente o Reino será propagado em todo lugar. Deus quer ver-nos crescer e multiplicar.
3) PROCURAI A PAZ DA CIDADE E ORAI POR ELA – Jr 29.7 – Tg 5.17-18
Aqui o Senhor instrui a agirmos de maneira positiva para influenciar a sociedade em que vivemos. Estamos na nossa cidade, para influenciar, para trabalhar por uma melhoria de vida em termos gerais. Devemos agir contra a violência, contra os crimes, mas também orar pela paz. O fato é que por trás de toda violência e criminalidade existem poderes demoníacos que precisam ser destronados. E a Igreja tem papel fundamental nisso. Devemos agir e orar pela paz da cidade, porque, na sua paz, nós teremos paz.
Conclusão – A vitória é algo que todo mundo quer, mas ela tem um preço. Entre nós e a vitória estão as nossas atitudes. É lamentável que muitos do povo de Deus pensam que podem ficar descansando, encostados, esperando Deus faça tudo por eles. Esse é um grande engano. Jeremias esteve diretamente envolvido na política e na religião de sua época. O tempo é oportuno para agirmos e oramos em favor da nossa cidade, estado e nação. Vamos orar, mas também, vamos agir como cristãos em prol da vitória. Nestes dias precisamos agir, invocar ao Senhor, orar e buscá-Lo de todo coração que certamente Ele agirá. Rumo à nossa vitória!
Avisos – 12/10 Enc Rapazes – 19/10 Enc Teen – 26/10 Enc Kids – 02/11 Enc Homens
- LEMBRAR DE ORAR NAS CÉLULAS PELAS NOSSAS ELEIÇÕES -
- www.igrejadoavivamento.com.br -