Estudos para Célula
- Detalhes
- Escrito por: Pr. Zildemar
Texto: Lucas 2.8-20
Introdução: Para salvar o povo de Israel Deus enviou Moisés, Josué e outros. Para nos salvar Ele não mandou ninguém, Ele mesmo veio. O Natal fala de amor, de esperança, de redenção, de boas novas de grande alegria. Jesus Cristo encarnado foi a expressão máxima do amor de Deus. Nasceu, viveu e morreu por amor. O Natal fala...
1 – O NATAL FALA DO AMOR DE DEUS
Que amor é este que nos amou antes de existirmos? Mesmo sem merecermos, Ele nos amou (Rm 5.8-11). Amou-nos quando éramos fracos, ímpios, pecadores e inimigos de Deus. Ele amou-nos sendo nós filhos da ira. Amou-nos e deu-nos seu Filho Unigênito. Deu-o como oferta pelo nosso pecado. Entregou-o para ser cuspido pelos homens e ser pregado numa cruz como nosso substituto. O Rei nasceu na manjedoura e morreu numa cruz. O Leão se tornou Cordeiro para ser imolado em nosso lugar. Sua morte nos trouxe vida. O véu da separação rasgou-se na Sua morte reconciliando-nos com Deus. Sem nascimento, não haveria morte (Mt 27.51). Sem morte não haveria remissão. Sem remissão não teríamos vida eterna! O Natal fala-nos do inexplicável amor de Deus (Jo 3.16).
2 – O NATAL FALA DE HONRA E GRATIDÃO
Precisamos resgatar o verdadeiro sentido do Natal e devolver o Natal ao seu legítimo dono. Precisamos agir como os magos do Oriente, ir a Jesus para adorá-lo, depositando a seus pés os nossos melhores tesouros (Mt 2.9-11). Pois Ele é digno de receber toda honra, toda glória, todo louvor e toda adoração (Ap 4.11). O nascimento do Rei Eterno fala de festa de vida e salvação, mas também de reconhecimento, honra e gratidão.
3 – O NATAL FALA DE FÉ E SALVAÇÃO
De que vale encher uma árvore de Natal de lâmpadas elétricas se não houver eletricidade para iluminá-las? A eletricidade precisa estar ligada a uma fonte geradora de energia. Jesus nasceu para ligar-nos ao céu! Não há evangelho sem Cruz; não há fluxo do céu sem Jesus; não há nada disso sem fé. Natal sem luz não é Natal! Natal sem Jesus não tem luz! Jesus é a luz (Jo 8.12). Na verdade Natal sem Jesus nem é Natal! Você só pode receber Jesus pela fé (Jo 1.12. Ef 2.8). Sem fé não há operação de Deus! O que seria do Natal sem luzes? O que seria do evangelho sem fé? O que seria de você sem Jesus? Como você está? Fique ligado! Creia em Jesus! Viva a fé! Viva Jesus! Abra a porta do seu coração e venha cear com Ele neste Natal (Ap 3.20). O Natal fala de fé e salvação.
Conclusão: O Natal fala do amor de Deus em dar Seu único filho por nós, e da nossa gratidão e honra por isso. A honra é uma chave essencial para recebermos do céu. O Natal também fala de fé e salvação. Se eu reconheço e tenho fé que Jesus é meu Salvador, certamente serei grato e irei honrá-lo e adorá-lo por isso. O Natal fala de gratidão.
- Avisos – 31/12 Cultão da Virada às 21:45h no CCA –
- Em janeiro haverá unção com óleo em todos os cultos na ICP e no CCA –
- VIVA 2020 NA ICP - UMA IGREJA QUE AMA E SE IMPORTA -
- www.igrejadoavivamento.com.br -
- Detalhes
- Escrito por: Pr. Zildemar
Quebra-gelo: Você gosta de conviver com pessoas gratas? Você é uma pessoa grata?
Texto: 1Crônicas 16.34 – Colossenses 3.16-17
Introdução: Todos gostam de estar perto de pessoas gratas. Até o semblante delas é diferente. São alegres, felizes e sorridentes. Dura coisa é conviver com pessoas ingratas. A gratidão é a rainha das virtudes. Estamos no final do ano e devemos ser gratos a Deus por tudo. A gratidão faz bem à saúde física, mental e espiritual. A gratidão faz bem aos outros e a nós mesmos porque:
1 – A GRATIDÃO ALEGRA O CORAÇÃO - Sl 103.1-5 – Pv 1513 – Pv 17.22
A boca fala do que está cheio o coração (Lc 6.45). Uns reclamam por acordar cedo para ir trabalhar, outros agradecem a Deus pelo trabalho e por ter acordado; uns reclamam dos sapatos, outros agradecem por terem os pés. O problema não está na situação, mas no coração. Se você fosse preso e açoitado injustamente estaria como Paulo e Silas na prisão? Naquela situação em que muitos de nós estaríamos murmurando e reclamando, aqueles homens cheios do Espírito Santo, estavam orando e cantando louvores a Deus (At 16.23-25). Davi era um homem segundo o coração de Deus e compôs muitos salmos de gratidão (At 13.22). A gratidão alegra o coração.
2 – A GRATIDÃO É CELEBRATIVA – Sl 126.1-3
Há várias formas de você agradecer. Jesus tinha um coração grato, e Jesus participava das festas. Como ele iniciou seu ministério? Numa festa de casamento (Jo 2.10-11). Em João 7.10 você vai ver Jesus indo a uma festa em Jerusalém: a festa dos Tabernáculos. Jesus expressava gratidão em tudo. Não comia sem dar graças (Jo 6.11); ao ressuscitar Lázaro levantou os olhos para o céu e disse: “Pai, graças te dou porque sempre me ouves” (Jo 11.41). O reino de Deus é festa. Em Lucas 15 nós encontramos três parábolas: a da ovelha perdida, a da dracma perdida e a do filho pródigo. Ao achá-los, tanto o homem quanto a mulher reúnem seus amigos e vizinhos e ambos celebram com uma festa (Lc 15.6 e Lc 15.9). Aquele pai quando recebe de volta o seu filho que estava perdido também comemora com uma festa (Lc 15.22-23). O céu é lugar de festas, quando um pecador se arrepende há festas nos céus (Lc 15.7 e 10). A gratidão é festiva, é celebrativa.
3 – A GRATIDÃO SEMPRE TRAZ BENEFÍCIOS – 1Sm 1.10-20 - 1Sm 2.18-21
O samaritano foi o único dos dez leprosos que voltou agradecer Jesus pela cura e por isso foi salvo (Lc 17.19). Ana, mãe de Samuel, voltou ao templo para entregar Samuel e agradecer ao Senhor e teve mais 5 filhos: 3 homens e 2 mulheres. Ana era estéril e pediu a Deus apenas um filho e por ser grata teve seis. O que você pediu para Deus? Você pediu filhos? Você os ofereceu a Deus? Você pediu saúde? Você tem dado a Ele os seus talentos? Você pediu emprego? Você tem sido fiel a Ele nos dízimos e nas ofertas? Você pediu aumento de salário? As suas ofertas passaram a ser mais generosas? A gratidão sempre traz benefícios.
Conclusão: Como está seu coração? A gratidão alegra o coração. A gratidão é celebrativa e sempre trás consigo seus benefícios. A gratidão faz bem para si e para os outros. Seja grato a Deus por tudo e jamais permita que o seu coração seja contaminado pela ingratidão. A gratidão faz bem e a ingratidão não.
Texto: 1Crônicas 16.34 – Colossenses 3.16-17
Introdução: Todos gostam de estar perto de pessoas gratas. Até o semblante delas é diferente. São alegres, felizes e sorridentes. Dura coisa é conviver com pessoas ingratas. A gratidão é a rainha das virtudes. Estamos no final do ano e devemos ser gratos a Deus por tudo. A gratidão faz bem à saúde física, mental e espiritual. A gratidão faz bem aos outros e a nós mesmos porque:
1 – A GRATIDÃO ALEGRA O CORAÇÃO - Sl 103.1-5 – Pv 1513 – Pv 17.22
A boca fala do que está cheio o coração (Lc 6.45). Uns reclamam por acordar cedo para ir trabalhar, outros agradecem a Deus pelo trabalho e por ter acordado; uns reclamam dos sapatos, outros agradecem por terem os pés. O problema não está na situação, mas no coração. Se você fosse preso e açoitado injustamente estaria como Paulo e Silas na prisão? Naquela situação em que muitos de nós estaríamos murmurando e reclamando, aqueles homens cheios do Espírito Santo, estavam orando e cantando louvores a Deus (At 16.23-25). Davi era um homem segundo o coração de Deus e compôs muitos salmos de gratidão (At 13.22). A gratidão alegra o coração.
2 – A GRATIDÃO É CELEBRATIVA – Sl 126.1-3
Há várias formas de você agradecer. Jesus tinha um coração grato, e Jesus participava das festas. Como ele iniciou seu ministério? Numa festa de casamento (Jo 2.10-11). Em João 7.10 você vai ver Jesus indo a uma festa em Jerusalém: a festa dos Tabernáculos. Jesus expressava gratidão em tudo. Não comia sem dar graças (Jo 6.11); ao ressuscitar Lázaro levantou os olhos para o céu e disse: “Pai, graças te dou porque sempre me ouves” (Jo 11.41). O reino de Deus é festa. Em Lucas 15 nós encontramos três parábolas: a da ovelha perdida, a da dracma perdida e a do filho pródigo. Ao achá-los, tanto o homem quanto a mulher reúnem seus amigos e vizinhos e ambos celebram com uma festa (Lc 15.6 e Lc 15.9). Aquele pai quando recebe de volta o seu filho que estava perdido também comemora com uma festa (Lc 15.22-23). O céu é lugar de festas, quando um pecador se arrepende há festas nos céus (Lc 15.7 e 10). A gratidão é festiva, é celebrativa.
3 – A GRATIDÃO SEMPRE TRAZ BENEFÍCIOS – 1Sm 1.10-20 - 1Sm 2.18-21
O samaritano foi o único dos dez leprosos que voltou agradecer Jesus pela cura e por isso foi salvo (Lc 17.19). Ana, mãe de Samuel, voltou ao templo para entregar Samuel e agradecer ao Senhor e teve mais 5 filhos: 3 homens e 2 mulheres. Ana era estéril e pediu a Deus apenas um filho e por ser grata teve seis. O que você pediu para Deus? Você pediu filhos? Você os ofereceu a Deus? Você pediu saúde? Você tem dado a Ele os seus talentos? Você pediu emprego? Você tem sido fiel a Ele nos dízimos e nas ofertas? Você pediu aumento de salário? As suas ofertas passaram a ser mais generosas? A gratidão sempre traz benefícios.
Conclusão: Como está seu coração? A gratidão alegra o coração. A gratidão é celebrativa e sempre trás consigo seus benefícios. A gratidão faz bem para si e para os outros. Seja grato a Deus por tudo e jamais permita que o seu coração seja contaminado pela ingratidão. A gratidão faz bem e a ingratidão não.
- Avisos – 31/12 Culto da Virada às 21:45h no CCA, prepare uma oferta especial de gratidão -
- Em Janeiro haverá unção para um ano de vitória em todos os cultos -
- www.igrejadoavivamento.com.br -
- Em Janeiro haverá unção para um ano de vitória em todos os cultos -
- www.igrejadoavivamento.com.br -
- Detalhes
- Escrito por: Pr. Zildemar
Texto: Mateus 1.18-25
Introdução: Os magos não idolatraram a estrela só porque ela os levou até Jesus. Embora ela seja única entre centenas de milhares, o alvo central era Jesus. Não devemos cometer o pecado de idolatrar a data do Natal, esquecendo-se da razão do Natal, que é o nascimento do nosso Senhor e Salvador. Portanto, viva o Natal! Viva Jesus!
1 – O NATAL FEZ UMA DIVISÃO NA ETERNIDADE
O nascimento de Jesus mudou toda a estrutura da relação céu-terra. As coisas passaram a ser diferente de todos os milênios anteriores. O eterno fez uma divisão na eternidade! Essa mudança cósmica começou há mais de 2000 anos e de lá para cá o Universo nunca mais foi o mesmo. O Messias rompeu as trevas do diabo e "O povo que jazia em trevas viu grande luz, e aos que viviam na região e sombra da morte resplandeceu lhes a luz" (Mt 4.16). O Natal dividiu o calendário em “Antes” e “Depois” de Cristo e retomou a esperança de redenção da própria criação (Rm 8.20-22). Viva o Natal! Viva Jesus!
2 – O NATAL FOI PLANEJADO NA ETERNIDADE
O nascimento de Jesus foi prometido por Deus (Gn 3.15). Anunciado pelos profetas e cumprido na plenitude dos tempos (Is 7.14; 9.6-7). O Deus Criador, por opção própria, tornou-se criatura e entrou em nossa história encarnando-se e humilhando-se até a morte e morte de cruz (Fp 2.6-8). Jesus Cristo veio ao mundo não apenas para estar entre nós, mas para ser o nosso substituto. O Grande Rei dos reis tornou-se servo; sendo rico fez-se pobre (2Co 8.9); sendo Santo, fez-se pecador e sendo o autor da vida, morreu em nosso lugar. O Natal foi planejado na eternidade (1Pe 1.18-20). Viva o Natal! Viva Jesus!
3 – O NATAL RESTAUROU A NOSSA ETERNIDADE
O nascimento de Jesus abriu-nos o caminho de volta para Deus. Jesus Cristo é o caminho do céu (Jo 14.6). Ele é a porta da glória. Nele temos livre acesso ao Pai e podemos entrar confiadamente na presença Daquele que está assentado no trono. É por meio de Cristo que somos reconciliados com Deus. É por meio de Jesus que recebemos a vida abundante. É por meio dele que nos tornamos filhos de Deus e herdeiros de suas promessas (Jo 1.12; Gl 4.7). Sem Jesus estaríamos perdidos. Com Jesus estamos salvos. O Natal restaurou a nossa vida eterna! Viva o Natal! Viva Jesus!
Conclusão: O Natal foi planejado na eternidade para mudar a nossa eternidade. O nascimento de Jesus foi prometido por Deus, anunciado pelos profetas e cumprido na plenitude dos tempos. Viva o autor da vida que morreu a nossa morte para nos dar a vida eterna. O Natal é esperança! O Natal é alegria! O Natal é vida! Viva a vida! Sem jamais esquecer-se de que o foco do Natal é Jesus! Viva o Natal! Viva Jesus!
- Avisos – 08/12 Grande Batismo às 9:00 no Maanaim –
- 31/12 Cultão da Virada às 21:45h no CCA -
- www.igrejadoavivamento.com.br -
- 31/12 Cultão da Virada às 21:45h no CCA -
- www.igrejadoavivamento.com.br -
- Detalhes
- Escrito por: Pr. Zildemar
Texto: 3João 1.1-2
Introdução: João é considerado o apóstolo do amor e deixa bem claro a sua admiração pela fé de Gaio e o seu desejo de abençoá-lo com saúde e prosperidade assim como via próspera a sua alma. Você quer ser próspero? A Bíblia nos revela algumas lições:
1 – DEUS TEM PRAZER EM NOS PROSPERAR
No Antigo Testamento sempre que o povo se desviava dos caminhos do Senhor Ele permitia que os inimigos se apropriassem de seus bens. Quando o povo se arrependia e se convertia, Deus liberava a bênção da prosperidade, abençoava com chuvas, colheitas e muitas conquistas (Dt 28.11-13). Deus tem prazer em nos prosperar mas sabe que a prosperidade pode nos afastar dEle. Assim sendo, Jesus nos adverte em Mateus 6.21 que onde estiver o nosso tesouro ali também estará o nosso coração. O dinheiro não é a raiz de todos os males, a Bíblia diz que o “amor” ao dinheiro é a raiz de todos os males (1Tm 6.10). Davi foi um rei muito próspero e expressou o quanto amava a Deus ao dizer: “O Senhor é o meu Deus. O Senhor é a minha única riqueza” (Sl 16.2-BV). Deus nos ama e tem prazer na nossa prosperidade (Sl 35.27), porém o seu maior desejo é que também o amemos acima de todas as coisas para estarmos eternamente com Ele.
2 – A BÍBLIA REVELA PRINCÍPIOS QUE NOS LEVAM A PROSPERAR
Deus é o dono de tudo e não economiza seus recursos para conosco, porém, a prosperidade é consequência de uma vida reta na presença dEle (Ag 2.8; Ml 1.6-9). Há ricas promessas na Bíblia, no entanto, cada promessa está condicionada a um princípio. Deus é fiel e cumpre o que diz. Se eu cumpro os princípios, Deus cumpre as promessas. Prosperidade financeira também tem a ver com o plantio de sementes de fé (Gl 6.7). Se você não crer que “Deus tem prazer na sua prosperidade”, como você terá uma boa expectativa nessa área? Se você não crê nas promessas, como você se propõe a ser fiel?
3 – ALGUNS PRINCÍPIOS E PROMESSAS DE PROSPERIDADE
A Bíblia diz: “Honrarei aqueles que me honram, mas aqueles que me desprezam serão tratados com desprezo.” (1Sm 2.30b–NVI); “Honra ao Senhor com os teus bens e com as primícias de toda a tua renda (princípio); e se encherão fartamente os teus celeiros, e transbordarão de vinho os teus lagares (promessa)” (Pv 3.9-10); Trazei todos os dízimos à Casa do Senhor (princípio) e Ele vai abrir as janelas do céu trazendo bênçãos sem medida sobre vós (promessa) (Ml 3.10); Ao que semeia (princípio) Ele dá a semente (promessa) (2Co 9.10). Deus honra a nossa fé porque a nossa fé honra a Deus.
Conclusão - Não é errado ter dinheiro; errado é o dinheiro nos ter. Deus nos ama e tem prazer em nos prosperar, porém, a Bíblia revela alguns princípios para isso. No jardim do Éden Deus colocou o fruto proibido para testar o amor e a fidelidade do homem, hoje o Senhor nos prova através dos dízimos e das ofertas. Ame a Deus, cumpra os princípios e seja próspero.
- Avisos – 29/11 Último Encontro com Deus para Mulheres - 08/12 Grande Batismo às 9:00 no Maanaim – 31/12 Cultão da Virada às 21:45h no CCA -
- www.igrejadoavivamento.com.br -
- Detalhes
- Escrito por: Pr. Zildemar
Texto base: Atos 8.12-13 – Atos 2.38 – Romanos 6.2-8
Introdução: O que é o batismo? O batismo é um sinal visível de uma graça invisível. É uma ação de fé e aceitação, é a confirmação de uma aliança com Cristo. No batismo podemos ter duas certidões: a de óbito para o pecado e a de nascimento para a vida eterna. Jesus morreu e ressuscitou e, simbolicamente, no batismo, nós também morremos e ressuscitamos com Cristo. Jesus é o nosso maior exemplo e vemos que só depois de adulto Ele foi batizado nas águas. Se Jesus que era Jesus se batizou, por que não se batizar? Não deixe para depois, porque:
1 - É UMA CONFISSÃO PÚBLICA DE FÉ
Para ser salva a pessoa precisa crer e receber Jesus Cristo como seu Senhor e Salvador, arrepender-se de seus pecados e confessar publicamente a sua fé (Rm 10.9-10). A Bíblia diz: “Portanto, todo aquele que me confessar diante dos homens, também eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus; mas aquele que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante de meu Pai, que está nos céus” (Mt 10.32-33). No batismo você está dizendo diante dos anjos e dos homens que crê em Jesus e o recebe como seu único Senhor e Salvador. Você já fez a sua confissão pública de fé?
2 - É O PRIMEIRO ATO DOS SALVOS, SEGUIDO DE MUITA ALEGRIA
A Bíblia relata na conversão do carcereiro, que ele e todos os seus, na mesma noite foram batizados e com isso houve uma grande manifestação de alegria (At 16.27-34). A Bíblia também registra a conversão de um eunuco, alto oficial da rainha dos etíopes, evangelizado por Filipe que, ainda em viagem o abordou e disse: “Eis aqui a água; que impede que seja eu batizado? Filipe respondeu: É lícito, se crês de todo o coração” (At 8.26-39). “Então, mandou parar o carro e ambos desceram à água, e Filipe batizou o eunuco” (At 8.38). Após ser batizado, o eunuco seguiu o seu caminho, “cheio de Júbilo” (At 8.39). Geralmente o batismo é seguido de muita alegria nos céus e na terra (Lc 15.10).
3 - O BATISMO É UM MANDAMENTO DE JESUS
O batismo não é opcional, é uma ordem de Jesus! (Mt 28.19; Mc 16.16). Jesus mandou fazer discípulos e batizá-los. Você ama a Jesus? A Bíblia diz: “Aquele que me ama obedece aos meus mandamentos” (Jo 14.15). Conta-se a história do noivo que sempre dizia à sua noiva que a amava, só que um dia ela o abordou dizendo: se você de fato me ama, então, vamos nos casar? A resposta foi: claro que te amo meu amor, mas, compromisso não! A pergunta é: aquele noivo realmente a amava? No casamento a noiva diz sim para o noivo, no batismo você diz sim para Jesus. Obediência, amor e compromisso sãos características dos salvos.
Conclusão: Amado(a), se hoje você partisse para a eternidade, para onde a sua alma iria? A Bíblia afirma: "quem crer e for batizado será salvo." Portanto, não deixe para depois o que você pode fazer agora. Expresse obediência, compromisso e amor a Cristo batizando-se já!
- Avisos – 29/11 Encontro com Deus de Mulheres –
- 08/12 Grande Batismo às 9:30 no Maanaim -
- www.igrejadoavivamento.com.br -
- Detalhes
- Escrito por: Pr. Zildemar
Texto: 1Pe 2.9
Introdução: Proclamar significa anunciar, declarar, divulgar, publicar, etc. A Bíblia diz que Deus nos tirou da potestade das trevas, e nos transportou para o reino do Filho do seu amor (Cl 1.13). Portanto: “Vocês são a raça escolhida, os sacerdotes do Rei, a nação completamente dedicada a Deus, o povo que pertence a ele. Vocês foram escolhidos para anunciar (proclamar) os atos poderosos de Deus, que os chamou da escuridão para a sua maravilhosa luz.” (1Pe 2.9-NTLH). Assim sendo, devemos agir e proclamar o reino porque:
1 - PROCLAMAR É UMA ATITUDE DE FÉ E OBEDIÊNCIA
Atos são ações, feitos, práticas, obras, etc. A Bíblia fala de: 1) Obras da carne (Rm 8.3-10), que são frutos da natureza pecaminosa; 2) Obras da lei (Rm 3.28; Gl 2.16), que são ações feitas na esperança de se comprar a salvação; 3) “Obras mortas” (Hb 6.1), que eram as exigências da Lei, que mesmo praticadas jamais iriam remover pecados ou dar vida ao pecador; 4) Obras da fé que referem-se a “fé que atua pelo amor” (Gl 5.6), da “operosidade da fé” e “abnegação do amor” (1Ts 1.3); da tarefa de com elas chamar os gentios (não salvos) à “obediência por fé” (Rm 1.5 e 16.26). - O apóstolo Paulo esclarece a distinção entre “boas obras” e “más obas” ao dizer que “tudo o que não provém de fé é pecado” (Rm 14.23). Proclamar o reino e ser luz neste mundo de trevas é uma atitude de fé e obediência.
2 – PROCAMAR O REINO NÃO CONSISTE SÓ EM PALAVRAS
Proclamar o reino não é apenas dizer que Jesus salva, mas também é dar testemunho de vida. Proclamar o reino consiste na prática de atos de bondade e amor. O cristão não deve agir só por palavras, mas por ações. Somos salvos pela fé e não por obras (Ef 2.8,9), contudo são as nossas obram que confirmam a nossa fé (Tg 2.17-20). Não praticamos obras para obter a salvação, assim como a árvore não produz frutos para provar que é uma árvore. A árvore produz frutos porque está viva. Quem está vivo em Cristo é frutífero.
3 – A NOSSA LUZ GLORIFICA A DEUS
Tal como a Lua reflete a luz do Sol, nós também refletimos a luz de Cristo neste mundo (Mt 5.14), para que vejam em nós as boas obras e glorifiquem o nosso Pai que está nos céus (Mt 5.16). Jesus disse claramente que deveríamos não apenas praticar as boas obras, mas, que essas obras devem ser evidentes como luzes para o mundo. “Ninguém acende uma lamparina e a coloca debaixo de uma vasilha. Pelo contrário, ela é colocada no lugar adequado e, desse modo, brilha para todos.” (Mt 5.15-BV). Você nasceu para brilhar! Sua luz glorifica a Deus.
Conclusão: Amados, somos a luz do mundo. Portanto, precisamos proclamar o evangelho da paz não só por palavras, mas também através de nossa vida, expressando a nossa fé com atos de bondade e amor, para que as pessoas vejam em nós as obras e glorifiquem o nosso Pai que está nos céus. Nascemos para brilhar! Somos proclamadores do Reino.
- Avisos – 29/11 Encontro com Deus de Mulheres –
- 08/12 Grande Batismo às 9:30 no Maanaim -
- www.igrejadoavivamento.com.br -
- 08/12 Grande Batismo às 9:30 no Maanaim -
- www.igrejadoavivamento.com.br -
- Detalhes
- Escrito por: Pr. Zildemar
Texto base: Mt 28.18-20 – Mc 16.16
Introdução: O batismo não é um ritual qualquer, mas sim um momento espiritual que marca a nossa unidade com Cristo. O batismo, historicamente, também se refere ao ato de dar nome a uma pessoa. No batismo passamos a ter o nome de “cristão” ou “de Cristo” e com isso passamos a gozar de alguns privilégios. No batismo nós:
1 – SOMOS INSERIDOS NO GRANDE CORPO DE CRISTO NA TERRA
Na igreja primitiva, ao aceitarem a Palavra da salvação, em seguida eles já eram batizados como expressão de arrependimento (At 2.38). Dessa forma, passavam a fazer parte da igreja: “De sorte que foram batizados os que receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas” (At 2.41). No ato do batismo, o cristão é inserido na igreja, o corpo de Cristo (1Co 12.12-14). Ao descer às águas, a pessoa não está apenas confirmando seu compromisso com o Senhor, mas também com a igreja local, que faz parte do Seu Corpo. (Rm 12.4-5). Você já faz parte do grande Corpo de Cristo na Terra?
2 - RECEBEMOS UM CERTO NÍVEL DE AUTORIDADE
No dia de Pentecostes, o Espírito Santo desceu como vento e fogo sobre os discípulos, dando a eles poder e autoridade (At 2.2-4). No batismo de Jesus o Espírito Santo desceu sobre Ele na forma corpórea de uma pomba (Mt 3.16; Lc 3.21-22). Jesus só iniciou seu ministério depois do batismo, porque ao ser batizado Ele recebeu de João Batista a autoridade terrena, e a dos céus pelo Espírito Santo. De igual modo, após o batismo, recebemos certo nível de autoridade para iniciarmos a nossa parte na igreja de Cristo.
3 - SOMOS REVESTIDOS DE CRISTO
O apóstolo Paulo diz: “todos quantos fostes batizados em Cristo, de Cristo vos revestistes” (Gl 3.27). Esse revestimento fala de uma confirmação de identidade de filho de Deus (Jo 1.12). Há um testemunho dos céus sobre alguém que se batiza, crendo de todo coração, assim como aconteceu com Jesus ao ser batizado, quando o Pai Celestial disse: “Este é meu Filho amado, em quem me comprazo” (Mt 3.17). Você quer ser revestido com as qualidades do próprio Cristo? Quer ser confirmado como filho?
Conclusão: Assim como no casamento você diz sim para seu cônjuge, no batismo você diz sim para Jesus e passa a ser um só corpo com Ele. Com isso você começa a exercer certo nível de autoridade e poder espiritual por fazer parte da igreja. Os céus vibram quando alguém se batiza, porque é uma confirmação de arrependimento. Você já se batizou? Quer se batizar?
- Avisos – 07 a 10/11 Congresso de Mulheres –
- 08/12 Grande Batismo no Maanaim -
- www.igrejadoavivamento.com.br -
- 08/12 Grande Batismo no Maanaim -
- www.igrejadoavivamento.com.br -
- Detalhes
- Escrito por: Pr. Zildemar
Texto: João 3.36 – 1João 5.11-12 - João 14.6
Introdução: O Dia de Finados se aproxima e muitas pessoas estão se preparando para visitar os túmulos de seus entes queridos. O ser humano costuma se preparar para tudo, mas infelizmente poucos pensam na morte. Imagine partir para a eternidade sem estar preparado? É impactante a frase: “Você pode até viver sem Jesus, mas, será horrível morrer sem Ele!”
1 – COMO VOCÊ ESTÁ VIVENDO? – Ec 2.2-4 - Lc 12.15 - Jo 5.24
“Os homens perdem a saúde para juntar dinheiro, depois perdem o dinheiro para recuperar a saúde. E por pensarem ansiosamente no futuro esquecem do presente de forma que acabam por não viver nem no presente, nem no futuro. E vivem como se nunca fossem morrer... e morrem como se nunca tivessem vivido” (Jim Brown). Precisamos lembrar que Deus nos dá a oportunidade, em vida, de escolhermos onde viveremos a eternidade. A escolha é nossa! É aqui e agora, nada ficará para ser decidido após nossa morte. A vida é como um conto ligeiro (Sl 144.4). "Cada bênção provida pela morte de Cristo é propriedade particular de cada pessoa por quem Ele morreu" (TL Osborn). Pena que muitos vivem, sofrem e morrem sem tomar posse! Como você está vivendo?
2 – POR QUE NÃO GUARDAMOS O DIA DE FINADOS? – Mt 25.31-46
A palavra “finados” expressa algo que finou, findou, acabou ou morreu. No Brasil, por exemplo, o Dia de Finados faz parte de um costume católico de visitar as sepulturas e enfeitá-las com arranjos e flores. As pessoas também acendem velas por suas almas e rezam por elas no cemitério. Vale lembrar que nós evangélicos não oramos pelos mortos e nem acendemos velas. Não existe na Bíblia nenhuma base para isso, pelo contrário. Inclusive você não encontra purgatório na Bíblia. Portanto, o Dia de Finados não passa de uma tradição humana. A Bíblia é clara que após a morte só resta o juízo de Deus (Hb 9.27).
3 – COMO O CRISTÃO DEVE ENCARAR A MORTE? – Ap 21.4-5 – Fp 1.21-23
A morte é resultado do pecado, enquanto a vida eterna é um presente de Deus (Rm 6.23). A morte não é um ponto, mas uma vírgula na história da vida. “Quem crer em mim [Jesus], ainda que morra, viverá” (Jo 11.25). O vale da sombra da morte não atemoriza o coração daquele que confia em Deus. Se você possui um relacionamento com Deus por meio de Jesus Cristo não precisa temer a morte. Jesus matou a morte na sua morte. "Jesus Cristo não só destruiu a morte, como trouxe luz à vida e a imortalidade, mediante o evangelho." (2Tm 1.10). Para o cristão a morte não é o fim, mas uma promoção galardoada.
Conclusão: Morrer rico e abastado mas sem Cristo no coração é a maior loucura a que um homem pode chegar. “O ser humano, por mais importante que seja, não pode escapar da morte; como os animais morrem, ele também morre” (Sl 49.20-NTLH). Somente uma vida nós temos e logo ela passará. Somente o que for feito por Cristo permanecerá. Cristo é vida.
- Avisos – 01/11 Enc 120 – 07 a 10/11 Congresso de Mulheres –
- 08/12 Grande Batismo no Maanaim -
- www.igrejadoavivamento.com.br -
- 08/12 Grande Batismo no Maanaim -
- www.igrejadoavivamento.com.br -
- Detalhes
- Escrito por: Pr. Zildemar
Texto base: Atos 8.35-39
Introdução: Nos dias de hoje, devido a uma vida tão agitada e bombardeada de ideologias e informações, muitos valores e princípios têm sido mudados. Mas, os princípios da Palavra de Deus são imutáveis. O batismo é bíblico e básico na vida cristã. Portanto, mesmo diante do ativismo do dia a dia, toda pessoa que confessa crer em Jesus Cristo precisa achar tempo para se batizar. Isso é fundamental para nós. Vejamos:
1 – O QUE É O BATISMO?
O batismo é entendido como o sacramento que abre as portas da vida cristã ao batizado, inserindo-o ao grande Corpo de Cristo na terra, que é a Igreja. É a primeira etapa da caminhada cristã. É uma cerimônia indispensável ao novo convertido (Mc 16.16). É um ritual de iniciação da pessoa salva na sua carreira cristã. A palavra “batismo” vem do grego e significa “mergulho”, “submersão”.
2 – POR QUE EU DEVO ME BATIZAR?
Eu devo me batizar porque:
- O batismo é uma ordem de Jesus (Mt 28.19);
- O batismo é símbolo da minha morte para o mundo de pecado (Cl 2.12-14);
- O batismo me identifica em sua morte, sepultamento e ressurreição (Rm 6.3-11);
- É tão importante que até Jesus se batizou para deixar-me o exemplo (Mt 3.13-17).
3 – O QUE É PRECISO PARA SE BATIZAR?
Após Filipe explicar ao eunuco sobre a leitura das escrituras, ainda em viagem, o próprio eunuco olhou e viu que ali havia água para se batizar e, com o coração queimando pelo Espirito Santo perguntou: “Eis aqui a água; que impede que seja eu batizado? Filipe respondeu: É lícito, se crês de todo o coração” (At 8.36-37). “Então, mandou parar o carro e ambos desceram à água, e Filipe batizou o eunuco” (At 8.38). – Vemos que não precisou de escola de batismo, tempo de fé, ou alguma outra preparação especial. Apenas confirmou sua fé em Jesus Cristo como seu único Senhor e Salvador e na mesma hora foi batizado.
Conclusão – Três atos se completam: crer, declarar e descer às aguas. Você quer ser batizado? Você crê em Jesus Cristo como seu Senhor? Chegou o momento de obedecer e descer às águas do batismo e seguir feliz a sua caminhada cristã. Lembrando que a Bíblia garante: “se você crer e for batizado serás salvo”.
- Avisos – 18/10 Enc Casais – 18/10 Enc Crianças – 01/11 Enc 120 -
24 a 27/10 Cruzada de Milagres Pr Hernane Santos - 08/12 Grande Batismo no Maanaim
- www.igrejadoavivamento.com.br -
24 a 27/10 Cruzada de Milagres Pr Hernane Santos - 08/12 Grande Batismo no Maanaim
- www.igrejadoavivamento.com.br -
- Detalhes
- Escrito por: Pr. Zildemar
Texto base: Salmo 90.10-12 – Mateus 6.33
Introdução: Nada pode deter a marcha do tempo. Mais um final de ano se aproxima e parece que o relógio está cada vez mais rápido. Um detalhe, o tempo não volta mais, o que volta é a vontade de voltar no tempo! Quando temos a visão celestial sabemos diferenciar os valores terrenos e passageiros dos permanentes e eternos. Você tem pensado no eterno?
1 – APROVEITANDO OU NÃO O TEMPO ESTÁ SE ESGOTANDO – Sl 144.4
Nós sempre conseguimos tempo para fazer aquilo que realmente consideramos importante! A Palavra de Deus recomenda: “Tenham cuidado com a maneira como vocês vivem; que não sejam como insensatos, mas como sábios, aproveitando, ao máximo, cada oportunidade, porque os dias são maus.” (Ef 5.15-16). Na verdade, embora vivamos numa era de ritmo acelerado, há tempo para cada propósito. A Bíblia diz: “Para tudo há uma ocasião certa; há um tempo certo para cada propósito debaixo do céu.” (Ec 3.1). Assim, não devemos deixar para depois o que podemos fazer agora. O tempo é como um rio, você nunca mais poderá tocar nas mesmas águas que já passaram. Você tem aproveitado as oportunidades?
2 – ZAQUEU CRIOU A OPORTUNIDADE DE CONHECER JESUS – Lc 19.1-6
Não diga que você ama se você não investe tempo naquilo que você diz que ama. Seu coração segue o que você investe. Seus investimentos são tudo aquilo aonde você deposita seu tempo, dinheiro e energia. Jesus viu Zaqueu criar uma oportunidade para conhecê-lo e foi ter com ele um tempo precioso em sua casa. Esse momento com Jesus mudou a vida de Zaqueu e de toda a sua família. Houve salvação naquele lar (Lc 19.9). Diante de um mundo tão agitado você tem criado oportunidades para estar com Jesus em sua casa? O que você tem feito para isso?
3 – QUATRO AMIGOS E UMA OPORTUNDADE – Mc 2.1-4
Aqueles quatro homens foram ousados e criaram a oportunidade de levar o amigo paralítico até Jesus. Eles expressaram fé (Mc 2.5) e muitos se admiraram e davam glória a Deus pela cura do paralítico (Mc 2.10-12). O ano está se esgotando e quantos amigos você levou até Jesus? Ação e fé caminham de mãos dadas. Muitas coisas podem ser recuperadas, mas o tempo que passou, não dá mais. O seu tempo na terra é apenas um parêntese na eternidade.
Conclusão: O tempo é muito precioso. Ele é um milagre que não se repete. É muito mais precioso que dinheiro, ouro ou prata. Devemos aproveitá-lo muito bem, usando-o com sabedoria. Um dia teremos de prestar contas a Deus do uso do nosso tempo. Será que Ele tem sido prioridade? O nosso problema não é a falta de tempo. Temos muito tempo. O nosso problema é a falta de prioridade, planejamento e administração do tempo. Que o Espírito Santo nos ajude a usar o tempo com sabedoria e prioridade.
- Avisos – 18/10 Enc Casais – 18/10 Enc Crianças – 01/11 Enc 120 -
- 24 a 27/10 Cruzada de Milagres Pr Hernane Santos -
- www.igrejadoavivamento.com.br -
- Detalhes
- Escrito por: Pr. Zildemar
Texto base: 1Co 15.19 – Ec 3.1 – Mt 16.13-17
Introdução: Aquelas pessoas cuja esperança se limita apenas a esta vida, são as pessoas mais infelizes deste mundo. Há uma esperança de vida eterna. O Criador tornou-se criatura para restaurar-nos o prazer de viver, restituir-nos a glória de Deus e a vida eterna. Portanto, pense um pouco, quem é você? O que você está fazendo? Qual o seu propósito? Para onde você vai?
1 - QUEM É VOCÊ? – Jo 8.58 – Gl 3.26 - 1Jo 3.1
Ao dizer ‘EU SOU’ Jesus declarou que não apenas ‘estava’ ou simplesmente ‘existia’, mas que sua vida e propósito são eternos e permanentes. Ele sabia quem era e para que existia. Jesus disse: eu sou o Pão da Vida (Jo 6.48); a Luz do mundo (Jo 8.12); a Porta das ovelhas (Jo 10.7,9); o Bom Pastor (Jo 10.11); a Ressurreição e a Vida (Jo 11.25); o Caminho, a Verdade e a Vida (Jo 14.6); a Videira Verdadeira (Jo 15.1). E você? A sua identidade está na Bíblia, não no que os outros dizem. A Bíblia diz: “Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que creem no seu nome” (Jo 1.12). A fé em Jesus é vida, sem fé a vida é sem vida. A fé faz viver a vida. "Aquele que crê, tem a vida. Aquele que não crê não tem vida" (Jo 3.36). Em Jesus você é filho de Deus!
2 – POR QUE VOCÊ EXISTE? – 1Pe 2.9 – Rm 8.17-18 – 1Co 10.31
Por não conseguirem levar adiante seus projetos, muitos desistem de seus sonhos. São pessoas feridas, que se sentem frustradas, derrotadas e infelizes. Porém, vale lembrar que o mais importante na vida não são as coisas terrenas, mas as eternas (2Co 4.16-18). Você não deve desistir de lutar, porém, precisa alinhar seus planos aos propósitos do Senhor. São sonhos maiores que os nossos (Is 55.8-9). Precisamos confiar em Deus (Sl 37.5) e buscar direção na Sua Palavra (Sl 119.105). Quando priorizamos o reino as coisas ficam bem mais fáceis (Mt 6.33). Qual é o propósito do Criador para a sua vida? Por que você existe? Jesus sempre fez a vontade do Pai (Jo 6.38-40). Você sabe qual é a vontade de Deus para sua vida? Ele quer salvá-lo e usá-lo para salvar o máximo de vidas possíveis. Seu maior propósito é dar-lhe a vida eterna e, desde já, vê-lo feliz glorificando o Seu nome.
3 - PARA ONDE VOCÊ VAI? – Jo 16.27-28 - 1Pe 2.11
Jesus sabia exatamente para onde estava indo e por isso conseguiu suportar a cruz (Hb 12.2-3). Essa era a razão da sua determinação e confiança. Ele disse: “porque sei donde vim e para onde vou; mas vós não sabeis donde venho, nem para onde vou” (Jo 8.14). Sem Jesus o futuro é incerto, com Jesus o final é seguro e feliz. Jesus disse: “na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar” (Jo 14.2). Você tem uma morada eterna que Jesus foi preparar. Somos apenas peregrinos nesta terra, logo estaremos no nosso lar eterno. Abrace o evangelho e siga Jesus, lute e não desista, você nasceu para viver, nasceu para vencer.
Conclusão – O Filho de Deus se tornou homem para que os homens se tornassem filhos de Deus. Jesus disse: “aquele que crê em mim tem a vida eterna” (Jo 6.47). Creia e alinhe seus propósitos aos Dele. Vivendo as Escrituras você se fortalecerá e não se abalará com as frustrações terrenas. Você é filho eterno! Você nasceu para a glória de Deus! Viva os propósitos de Deus!
- Avisos – 11/10 Enc Teen - 18/10 Enc Casais e Kids – 24-27/10 Cruzada de Milagres –
- www.igrejadoavivamento.com.br -
- Detalhes
- Escrito por: Pr. Zildemar
Quebra gelo: É possível viver uma vida abundante diante de um mundo tão conturbado?
Texto base: Jo 10.10 – 1Ts 5.23
Introdução: Como ter uma vida abundante diante de um mundo tão conturbado? Há muitas pessoas ricas de bens materiais, contudo, pobres na vida emocional e espiritual. Se abastados, sejamos de espírito, alma e corpo. A vida em abundância que Jesus promete não conhece escassez de nada. João disse: “Amado, acima de tudo, faço votos por tua prosperidade e saúde, assim como é próspera a tua alma” (3Jo 2). A vida abundante começa na alma, nas emoções saudáveis, e estas levam-nos às demais conquistas. Lembrando que a bênção do Senhor é que enriquece, e não acrescenta dores (Pv 10.22). Então, de que maneira podemos diferenciar a abundância no espírito, na alma e no corpo? Pensemos:
1) ABUNDANTES NO ESPÍRITO – Sl 51.10-12 – Gl 5.22-23
A abundância de Deus não é só provisão de comida e bens. Deus promete dar-nos abundância de amor, paz, graça e alegria. A salvação em Jesus traz abundância de bênçãos! Viver em comunhão com o Espírito Santo nos dá a convicção de sermos filhos de Deus (Rm 8.14-16). Vida abundante no espírito é viver uma vida de oração, alimento da palavra, louvor e adoração. Como está o seu devocional com Deus? (Mt 6.6). Participar da célula é bênção, mas, além disso, é fundamental seu momento pessoal diário com Deus. E, para completar com chave de ouro, você também precisa ir na igreja cultuar ao Criador. Pelo menos uma vez na semana (Hb 10.25). Você é abundante no espírito?
2) ABUNDANTES NA ALMA - Sl 19.7 – Mt 11.28-29
As nossas emoções e os nossos sentimentos estão na alma. Só os que se apegam à palavra de Deus e entregam a alma à Sua guarda, e a vida a Seu dispor, encontrarão paz e sossego! Só quem se rende às Escrituras sabe perdoar, ser humilde e obediente aos Seus ensinos. Muitas pessoas têm adoecido fisicamente porque primeiro adoeceram na alma (Sl 32.3). Você não pode ter vida abundante na alma vivendo uma vida de intriga, ódio, murmuração, mentira, trapaças, enganos e demais coisas que vão contra os princípios de Deus. Portanto, o primeiro passo para uma vida abundante na alma é conhecer e praticar a Palavra de Deus (Lc 11.28). Você tem paz na alma?
3) ABUNDANTES NO CORPO – 1Co 6.12-13 - 1Co 6.19-20 - 1Co 3.16-17
Vida abundante é também ter saúde no corpo, não apenas na alma e no espírito. O nosso corpo é templo do Espírito Santo, portanto devemos zelar dele. Razão pela qual temos que cuidar da nossa alimentação, do jejum, da nossa higiene, da nossa atividade física, do descanso e do lazer. “Cuida de ti mesmo” (1Tm 4.16). Não podemos espiritualizar o natural e nem naturalizar o espiritual. Muita gente atribui seu cansaço à batalha espiritual, mas às vezes é falta de um descanso físico mesmo! Até Jesus se retirava com seus discípulos para comerem e descansarem (Mc 6.30-32). Somos bem mais produtivos no reino estando saudáveis no corpo. Como está seu físico? Você tem zelado do seu corpo?
Conclusão – Viver uma vida abundante é sonho de todo filho de Deus, é também o sonho de Deus para todos os seus filhos. Portanto, isso é possível sim! Jesus Cristo veio ao mundo para dar-nos esses presentes. "O prazer está no corpo, a felicidade na alma, e a alegria no espírito, mas, somente Jesus Cristo pode nos dar tudo isso". Viva feliz! Viva uma vida abundante no espírito, na alma e no corpo!
- Avisos – 04/10 Enc Homens – 06 e 07/10 Pr Arão Xavier – 11/10 Enc Teen - 18/10 Enc Casais e Kids – 24-27/10 Cruzada de Milagres – www.igrejadoavivamento.com.br -
- Detalhes
- Escrito por: Pr. Zildemar
Texto base: João 10.10
Introdução: O maior desejo de Deus é que sejamos felizes. Deus jamais criaria o homem para o sofrimento. O sofrimento veio em decorrência do pecado. O pecado nos afasta de Deus (Rm 3.23; Is 59.2). O salário do pecado é a morte (Rm 6.23). Deus sempre quis dar-nos vida, e vida abundante, porque Ele é o autor da vida e só Ele tem vida para dar.
1 – DEUS TE GEROU PARA VIVER - At 17.24-28 – Jo 14.6 – Jo 11.25-26
Você foi criado com a eternidade em seu coração. A Bíblia diz: “Tudo fez Deus formoso no seu devido tempo; também pôs a eternidade no coração do homem” (Ec 3.11 ARA). Vale a pena refletir que a vida por mais longínqua que seja é apenas uma partícula diante da eternidade. Você nasceu para viver. Cristo é vida. Jesus veio em oposição à morte.
2 - DEUS TRABALHA COM PROPÓSITOS – Ec 3.1 – Is 55.8-9 – Jr 29.11
Deus tem propósitos para sua vida. Você pode se sentir perdido e sozinho, porém Deus sabe exatamente onde você está. Ele tem um bom plano para você. A Bíblia começa com um Jardim e termina com uma cidade. Começa com o Éden e termina com a Nova Jerusalém Celestial. Tanto no meio do Jardim, como no meio da cidade, há uma árvore chamada “Árvore da Vida” (Gn 2.8,9; Ap 22.1-2). O pecado entrou como um desvio de percurso, todavia, nenhum dos planos de Deus pode ser frustrado (Jó 42.2). A morte entrou, mas Jesus veio ao mundo para restaurar-nos à vida. O maior propósito de Deus para você não é o seu casamento, os seus filhos, seu diploma ou título. Deus deseja tudo isso, mas o maior propósito Dele é que você tenha vida e viva com Ele por toda a eternidade.
3 – DEUS QUER LHE DAR VIDA E VIDA ABUNDANTE – Jo 10.10 – 1Co 2.9 – Ef 3.20
Há muitas coisas que desejamos aqui nesta terra: saúde, amor, riquezas, beleza, talentos, poder, fama; no entanto, sem Jesus, isso tudo só nos trará tormento em vez de prazer. Só em Jesus teremos uma vida abundante. A palavra "abundante" no grego é “Perisson”, que significa: "muito, muito bem, além da medida, uma quantidade tão abundante que chega a ser mais do que era de se esperar ou antecipar." E isto implica muito mais que os prazeres terrenos. Deus quer e pode nos dar uma vida próspera e feliz, há muitos homens prósperos na Bíblia! Contudo, o que mais importa é a paz de Cristo em nossos corações. Só quem recebe Jesus como Senhor e Salvador sabe como ela é (1Pe 1.8). Você tem essa paz?
Conclusão – O ladrão vem apenas para matar, roubar e destruir. Pensamentos de morte não vem de Deus. Deus nos criou para viver e deseja que tenhamos vida e vida em abundância. Você tem paz no coração? Você já recebeu Jesus como seu Senhor e Salvador? Você quer viver a eternidade com Jesus? Viva feliz! Viva uma vida abundante.
- Avisos – 27/09 Enc Moças – 04/10 Enc Homens – 06 e 07/10 Pr Arão Xavier – 11/10 Enc Adolescentes - 18/10 Enc Casais – 24-27/10 Cruzada de Milagres – www.igrejadoavivamento.com.br -
- Detalhes
- Escrito por: Pr. Zildemar
Texto: Mateus 10.1,5-13 - Lucas 10.1-9 - Lucas 10.17-20
Introdução: Jesus estabeleceu alguns padrões de conduta para o envio de seus discípulos. Ele deu algumas orientações estabelecidas dentro da realidade da época. Havia uma disciplina de grupo altamente desenvolvida. Hoje temos outros padrões a serem estabelecidos para que possamos avançar com o evangelho do Reino. Vejamos:
1 – JESUS DEU-LHES ALGUMAS REGRAS - Tinham regras de conduta – dois em dois, um precedente da prática Judaica da época. Jesus passa as orientações de como se comportariam nos lares e em público (Mc 6.7-13). Da mesma forma, sejamos cautelosos, porque somos os representantes de Cristo em nossos dias (2Co 3.2 e 5.20a). Precisamos cuidar da nossa aparência pessoal; mostrar pontualidade; levar palavras de esperança e fé aos corações aflitos. Sermos educados, usarmos sempre linguagens simples e amáveis (Cl 4.6). - Os discípulos iam na frente anunciando Jesus. Nós também precederemos a Jesus. Ao entrar no lar, o “Agente de Paz” deve dizer: “Paz seja nesta casa!” (Lc 10.5)
2 - JESUS OS ORIENTA A EVITAREM CONFLITOS DOUTRINÁRIOS - A união à mesa constituía uma sagrada lição de comunhão. Na época os judeus eram puritanos e não comeriam sem averiguar a questão dos dízimos e da pureza dos alimentos. Assim sendo, Jesus estava dizendo: comam de tudo sem questionar. Aqui vemos que Jesus queria evitar conflitos doutrinários (Lc 5.29-32). Portanto, de igual modo, nos “Lares de Paz” não se deve entrar em questões como: idolatria, finanças, batismo, amuletos, tatuagens, etc. Se for questionado sobre o assunto deve dizer: falaremos sobre isso numa outra oportunidade.
3 – JESUS DEU-LHES AUTORIDADE PARA REALIZAREM A MISSÃO - Jesus deu-lhes autoridade (Lc 9.1). As instruções eram explícitas: “curem os doentes” e “proclamem o Reino de Deus” (Lc 10.9). Eles ficaram empolgados ao verem o poder sobrenatural de Deus através deles, admirados de que até mesmo os demônios lhes obedeciam (Lc 10.17). Porém, o Mestre os adverte dizendo: alegrem-se, não porque os espíritos se submetem a vocês, mas porque seus nomes estão escritos nos céus (Lc 10.20). Após a ressurreição Jesus aparece e sopra sobre eles o Espírito Santo (Jo 20.19-22), para que pudessem continuar a missão. E dessa forma ela chegou até nós. Portanto, em todas as reuniões devemos orar e abençoar os participantes, repreender o mal, curar os enfermos e doentes e, declarar que é a presença e o poder de Jesus Cristo que fará daquele lar um “Lar de Paz”. “Você representa Jesus na terra e Jesus representa você no céu” (Jo 14.12-15).
Conclusão: Durante os “Lares de Paz” devemos seguir algumas regras e orientações básicas, tais como não entrar em assuntos doutrinários, evitar conflitos e usar a autoridade que Jesus nos deu para fazermos a sua obra na terra. Lembrando sempre que a presença de Jesus no lar fará toda a diferença.
Dicas para sua célula crescer - motive seus discípulos a orarem e jejuarem para serem “Agentes de Paz” cheios do Espírito Santo. Eles ficarão empolgados com os resultados.
- Avisos – 21/09 às 19:30 na ICP Culto “Eis-me Aqui” - 20/09 Encontro de Rapazes – 27/09 Enc Moças – 04/10 Enc Homens – 06 e 07/10 Pr Arão Xavier –www.igrejadoavivamento.com.br -
- Detalhes
- Escrito por: Pr. Zildemar
Texto: Lucas 10.1-9 – Mateus 5.9 – Isaías 52.7
Introdução: Os discípulos não ficaram parados esperando as pessoas virem até eles. Jesus os enviou como Seus representantes para que fossem e proclamassem a mensagem do Reino (Lc 10.1). “A Bíblia não manda que os pecadores procurem a igreja, mas ordena que a igreja saia em busca dos pecadores” (Billy Graham). Evangelizar é uma ordem, é um mandamento do Novo Testamento (Mt 28.18-20).
1 - POR QUE OVELHAS NO MEIO DE LOBOS? – Lc 10.3
Porque é impossível ovelhas passarem pelo meio de lobos sem a presença do Supremo Pastor. Da mesma forma, é impossível haver salvação, curas e milagres, sem a presença do Senhor Jesus conosco. O “Agente de Paz” nunca estará sozinho, o Espírito Santo estará sempre presente para guiar e cuidar de cada um de seus passos.
2 - POR QUE PRESSA? – Lc 10.4
O Espírito Santo vem preparando a terra (os corações) para a grande colheita e é chegada a hora (Mc 4.26-29; Jo 4.35). Lucas 10 expressa a urgência da obra. Razão pela qual Jesus orienta seus discípulos a viajarem com pouca bagagem – sem bolsa, nem saco de viagem, nem sandálias reservas (Lc 9.1-6). Seria como dizer: “corram, não percam tempo”! - “O evangelho só é boa notícia se chegar a tempo” (Carl F. H. Henry). De forma objetiva, como iremos abordar as pessoas sobre o Lar de Paz? Muito simples! Apenas fazendo algumas perguntas de diagnóstico.
3 – O QUE SÃO PERGUNTAS DE DIAGNÓSTICO? – Pv 20.5
São perguntas de identificação. Perguntas que levam a pessoa a refletir na necessidade de se ter um lar de Paz. Certamente você já deve estar orando pedindo ao Espírito Santo que coloque em seu coração alguns nomes para convidá-los a fazer um “Lar de Paz”. Assim que você tiver algum nome, poderá usar destas perguntas de diagnóstico a fim de convencê-las. Vejamos:
a) Você já ouviu falar de “Lar de Paz”?
b) Alguém já foi em sua casa orar por você e sua família?
c) Você gostaria que eu fosse em sua casa fazer um “Lar de Paz” para abençoar a sua família?
Conclusão: Todo cristão tem a obrigação de evangelizar, todavia, há uma promessa de galardão (recompensa) aos voluntários (1Co 9.16-19). Você é um(a) escolhido(a) de Deus e Ele quer enviá-lo(a) nessa missão, na busca dos filhos da paz de nossa cidade. “O Evangelho é eterno, porém não temos a eternidade para pregá-lo” (R. Bonnke). Deus tem pressa (Jo 9.4-5). Diga para o Senhor: eis-me aqui, e seja um “Agente de Paz”.
Dicas para sua célula crescer - faça na célula uma escala de oração e jejum em favor dos Lares de Paz. Entregue as apostilas dos Lares de Paz a seus discípulos.
- Avisos – 13/09 Reencontro – 20/09 Enc Rapazes – 27/09 Enc Moças – 04/10 Enc Homens – 06 e 07/10 Pr Arão Xavier – 11/10 Enc Adolescentes - 18/10 Enc Casais -
- www.igrejadoavivamento.com.br -
- Detalhes
- Escrito por: Pr. Zildemar
Texto base: Jo 15.13-15
Introdução: Alguém disse a seguinte frase: “paralítico que tem amigo anda”. A figura de um paralítico dos tempos bíblicos exemplifica a importância dos amigos (Lc 5.18-19). Num paralelo, jamais chegaríamos ao céu sem a ajuda do nosso melhor amigo: Jesus Cristo. Jesus é
01 – UM AMIGO QUE NOS AMA – Jo 15.13
“Amigo é alguém que sabe de tudo a teu respeito e gosta de ti assim mesmo” (Elbert Hubbard). Bons amigos são aqueles que se identificam um com o outro e nunca se cansam de estar juntos. Mesmo sabendo das nossas falhas e das nossa culpas, Jesus nos deu prova de seu amor por nós. “Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores” (Rm 5.8). Jesus nos ama e promete estar conosco todos os dias até a consumação dos séculos (Mt 28.20). Nenhum amigo lhe ama tanto como Jesus. Ele padeceu na cruz do calvário para que você pudesse viver eternamente com Ele. Jesus é um amigo que nos ama.
02 – UM AMIGO QUE NOS ENSINA A AMAR – Jo 15.9-17
“Ama e faz o que quiseres. Se calares, calarás com amor; se gritares, gritarás com amor; se corrigires, corrigirás com amor; se perdoares, perdoarás com amor. Se tiveres o amor enraizado em ti, nenhuma coisa senão o amor serão os teus frutos” (Agostinho). “O verdadeiro amor nunca se esgota. Quanto mais se dá, mais se tem (Saint-Exupéry).” O amor é a principal característica do cristianismo. Jesus é o nosso referencial de amor e ele nos ensina nas Escrituras Sagradas que devemos amar uns aos outros como ele nos amou. Não existe amor sem sacrifícios, sem renúncia, sem esforço. Jesus deixou sua glória e com grande esforço se sacrificou por nós. “O amor de Cristo nos constrange” (2Co 5.14). Portanto Jesus nos diz: “Vós sois meus amigos, se fazeis o que eu vos mando” “Isto vos mando: que vos ameis uns aos outros” (v.14 e v.17) Jesus nos ama e nos ensina a amar.
02 – UM AMIGO QUE DESEJA A PAZ NO NOSSO LAR – Is 9.6
Um amigo é aquele com o qual podemos contar nos momentos mais difíceis da nossa vida. Jesus nos deu o Espírito Santo para estar conosco e nos ajudar sempre (João 14.16-17). Por amor Jesus nos passou a tarefa de anunciar a todos que Ele deseja sua amizade (Mt 28.19-20). O Mestre dos mestres ensinou seus discípulos a amarem e certa vez os enviou a proclamarem o evangelho da paz às demais famílias. Ao entrarem nas casas ele ordenou que dissessem: “Paz seja nesta casa” (Lc 10.5). Jesus deseja paz no nosso lar.
Conclusão – A Bíblia fala que Jesus é o Príncipe da Paz. Você gostaria de fazer na sua casa um estudo de sete semanas chamado “Lar de Paz”? Jesus já provou que é o nosso melhor amigo. Você quer ser amigo de Jesus? Quer ter Jesus em sua casa? Quer ter um Lar de Paz?
- Avisos – 06/09 Enc Mulheres – 09/09 Início dos Lares de Paz – 08/09 Profeta Steven (EUA) – 13/09 Reencontro – 20/09 Enc Rapazes – 27/09 Enc Moças
- www.igrejadoavivamento.com.br -
- Detalhes
- Escrito por: Pr. Zildemar
Texto: Lucas 10.1-9 – Marcos 16.15
Introdução: A determinação “crescei e multiplicai-vos” sempre esteve no coração do Pai Celestial. O que Deus mais quer é filhos! Biblicamente sempre haverá a Sua bênção para isso! (Gn 1.28; Gn 9.7; Gn 12.2). Portanto, a palavra “paz” de Lucas 10 referia-se a salvação e bênção. Seu significado não era uma mera saudação amigável, mas uma palavra profética para os “Filhos da Paz”, ou seja: para os filhos de Deus que estavam naquela casa e precisavam entender a palavra do reino. Vejamos:
1 - O QUE É LAR DE PAZ?
É uma estratégia de evangelismo que visa abençoar os lares através de uma rápida reunião semanal durante um período de sete semanas. São reuniões além das células. O objetivo é levar aquele lar à Cristo. Como faz falta Jesus nos lares: “casa pequena em paz, grande palácio se faz.” Famílias estão sendo destruídas por não terem Jesus, o Príncipe da Paz (Is 9.6).
2 - QUEM PODE SER UM AGENTE DE PAZ?
“Agente de Paz” é o nome que se dá à pessoa que ira ministrar o “Lar de Paz”. Qualquer um que tenha passado pelo Encontro com Deus poderá ser credenciado por seu líder ou pelos pastores da ICP como um “Agente de Paz”. A Bíblia diz que a seara é grande, mas os trabalhadores são poucos (Lc 10.2). A tarefa suprema de cada cristão verdadeiro é a evangelização do mundo. Seja bênção a alguém. Seja um agente de paz!
3 - ONDE PODE SER FEITO UM LAR DE PAZ?
Como o próprio nome já sugere, o ideal seria numa casa, porém, nada impede de que seja feito em outro local, desde que haja um espaço para poderem se reunir, tais como: escolas, escritórios, lojas, oficinas, etc... Afinal, os lares são compostos por pessoas. Portanto, onde houver um filho da Paz (um Filho de Deus) deve ser feito um “Lar de Paz” (Lc 10.6), cumprindo o propósito de Jesus.
Conclusão: O Lar de Paz é uma estratégia tremenda que serve para ganhar novos discípulos para Jesus. Porém, as reuniões dos Lares de Paz não substituirão as células, mas as fortalecerão. É uma estratégia ungida pelo Espírito Santo na conquista da cidade para Cristo. Cabe a cada um de nós fazermos a nossa parte nesse tremendo projeto. Você pode dizer: Jesus eis-me aqui, envia-me a mim? (Is 6.8).
Dica para sua célula crescer - incentive cada discípulo a fazer pelo menos um Lar de Paz. É uma estratégia tremenda que fará a sua célula crescer e se fortalecer.
- Avisos – 30/08 a 01/09 Retiro Rabone – 02-07/09 Semana do amigo –
- 06/09 Enc Mulheres – 09/09 Início dos Lares de Paz -
- www.igrejadoavivamento.com.br -
- Detalhes
- Escrito por: Pr. Zildemar
Texto base: 2Pedro 3.9-13 – João 14.1-3 – Filipenses 3.20
Introdução: A nova Jerusalém representa a vida eterna na presença de Deus. Esse será o destino de todas as pessoas que tiveram suas vestes lavadas no sangue do Cordeiro (Ap 22.14). A Bíblia nos dá “pistas” de como será essa vida maravilhosa:
1 – NÃO HAVERÁ PECADO, NEM AS SUAS CONSQUÊNCIAS – Ap 21.1-7
“O céu será livre de pecado. Tanto a morte como o pecado serão coisas do passado. Dá para imaginar um mundo sem pecado? Você já fez algo recentemente por causa de pecado? Pelo menos, você já reclamou. Você se preocupou. Você resmungou. Guardou quando devia compartilhar. Tentou adivinhar e esconder. Mas, você não fará isso no céu. O pecado gerou milhares de corações quebrados e quebrou milhões de promessas. Seu vício pode ser ligado diretamente ao seu pecado. Sua desconfiança foi causada por pecado. Preconceito, roubo, adultério – tudo por causa de pecado. Mas no céu tudo isso acabará. Então...você consegue imaginar um mundo sem pecado? Se puder, você consegue imaginar o céu!” (Max Lucado)
2 – SERÁ COMO FOI PROJETADO NO JARDIM DO ÉDEN – Ef 2.1-7
A Bíblia começa com um Jardim e termina com uma cidade, a Nova Jerusalém. O propósito inicial de Deus sempre foi ter muitos filhos. Antes de Adão e Eva pecarem, Ele já havia ordenado a multiplicarem e encherem a terra (Gn 1.28). O pecado sutilmente entrou, mas o Senhor proveu uma correção de percurso para que no final tudo volte ao Seu plano original: ter muitos filhos. Você que tem Jesus vai desfrutar eternamente de tudo o que Deus sonhou para seus filhos. O Senhor deseja ter comunhão conosco, estar conosco. O pecado que nos separava de Deus (Is 59.2), já não existirá e, livres do pecado, estaremos para sempre com o Senhor.
3 – ALGUMAS CARACTERÍSTICAS DA JERUSALÉM CELESTIAL – Ap 22.1-5
Ela terá 12 portas com os nomes das 12 tribos de Israel. Foi através do povo de Israel que Deus abençoou a humanidade com a vinda do Salvador que abriu as portas da vida eterna (Ap 21.12); a muralha terá 12 fundamentos referente aos 12 apóstolos de Jesus, simbolizando o ensino dos apóstolos sobre Jesus, que é o fundamento da Igreja (Ap 21.14); a cidade será gigantesca, tamanho suficiente para abrigar todos os salvos (Ap 21.15-16); seu muro intransponível mostra uma vida eterna segura e protegida de todo mal (Ap 21.17); construída com ouro e pedras preciosas para uma vida eterna bela e duradoura (Ap 21.18-21); não precisaremos de luz, pois a glória de Deus será visível e clara, guiando todos e tudo em todo tempo (Ap 21.22-23); as suas portas ficarão abertas a aqueles que amam e adoram a Deus (Ap 21.24-26); de modo algum nela entrará coisa contaminada (Ap 21.27); ali achar-se-á o rio e a árvore da vida que representa restauração e cura, renovação e abundância de vida, tudo vindo de Deus (Ap 22.1-2); também estará o trono de Deus e do Cordeiro e nós viveremos eternamente em Sua presença (Ap 22.3-4).
Conclusão – Tudo aponta que a vida eterna é incomparavelmente melhor. A Nova Jerusalém será tão linda, preciosa e deleitosa, que a nossa mente nem consegue imaginar (1Co 2.9).
Avisos – 23-25/08 Retiro Teen – 23-25/08 Curso de Noivos – 30/08 a 01/09 Retiro Rabone – 02-07/09 Semana do amigo - 06/09 Enc Mulheres – 09/09 Início dos Lares de Paz -
- www.igrejadoavivamento.com.br -
- Detalhes
- Escrito por: Pr. Zildemar
Texto base: Jo 3.18-19 - Ap 20.11-15
Introdução: O dia do Juízo será um dia de ajuste de contas, onde todos terão de comparecer diante de Deus e responder por seus atos perante o grande “trono branco” de Deus (Ap 20.11). Deus nos ama e deseja que todos sejamos salvos, mas, para os incrédulos, Ele tem uma sentença que já foi citada por seu Filho: “Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus” (Jo 3.18).
I - QUANDO SE DARÁ O JUÍZO FINAL? – Dn 7.9-10
Ao findar o período do Milênio, Satanás será solto para provar os que nasceram durante o Milênio e ainda não tiveram a sua fé provada diante das tentações malignas (1Pe 1.7). Satanás com sua astúcia enganará as nações e muitas pessoas não se renderão a Cristo. Da mesma forma como fez com a multidão que escolheu soltar Barrabás e condenar Jesus (Mt 27.17-21). Depois desta última rebelião do maligno e de sua prisão para sempre, se dará o Juízo Final.
2 - QUEM ESTARÁ NO JUIZO FINAL? – Rm 14.10-12
Todos terão de comparecer. Os mortos que ainda não ressuscitaram, serão todos ressuscitados (Jo 5.28-29). Se alguém quer ser livre da condenação eterna, precisa hoje ainda em vida, arrepender-se de seus pecados e receber Jesus Cristo como seu Senhor e Salvador (1Jo 2.1-2). Depois será impossível (Sl 9.17). Paulo afirma que Deus “há de julgar o mundo, por meio do varão que destinou; e disso deu certeza a todos, ressuscitando-o dos mortos” (At 17.31; Hb 12.23). Hoje Jesus é o nosso advogado (1Jo 2.1), mas, naquele dia, será o Supremo Juiz, assentado no trono branco, do Juízo Final (Jo 5.22-27). Diante de Jesus todo joelho se dobrará! Querendo ou não, prostrar-se-ão diante dEle os ditadores, governantes, juízes, juristas, políticos, cientistas, militares de todas as patentes, bilionários, em sua soberba, arrogância e prepotência, e também os pobres, analfabetos e miseráveis, se não tiverem aceitado a Cristo como seu único Senhor e Salvador.
3 – QUAIS AS SENTENÇAS PRINCÍPAIS DESSE JULGAMENTO? – Lc 10.20
A Palavra de Deus afirma que todos os que não forem achados no Livro da Vida, serão lançados no lago de fogo e vão experimentar a segunda morte. Estes estarão eternamente separados de Deus. Quão terrível juízo há para aqueles que não receberem pela fé a salvação. No dia do Juízo serão abertos vários livros nos quais foram registradas todas as ações, boas e más, praticadas por todos os seres humanos desde o início do mundo até o Dia do Julgamento. Importante lembrar que não seremos salvos pelas nossas obras (Ef 2.8,9), pois a salvação é unicamente pela fé, é graça divina. Contudo as nossas obras evidenciam a nossa conversão (Tg 2.17-18). Aqueles que já experimentaram o novo nascimento, precisam demonstrar a nova vida em Cristo mediante os seus frutos (obras, ações) (Ef 2.10).
Conclusão – Querendo ou não, o Dia do Juízo virá. Jamais deixe que o mundo, a carne e o diabo façam você abandonar Jesus Cristo. Mesmo nas tribulações, persevere sempre firme. Como você está? Você já aceitou Jesus? “Portanto, agora, nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o espírito” (Rm 8.1).
Avisos – 16-18/08 Retiro Crianças – 23-25/08 Retiro Teen – 30-01/09 Retiro Rabone
- www.igrejadoavivamento.com.br -
- www.igrejadoavivamento.com.br -
- Detalhes
- Escrito por: Pr. Zildemar
Texto base: Ap 20.1-3
Introdução: O milênio será um período de tempo real, quando Cristo reinará com a Igreja por mil anos. Estarão presentes na terra as pessoas que sobraram da Grande Tribulação, das várias pragas que vieram sobre elas, bem como da Batalha do Armagedom, descritas no livro de Apocalipse entre os capítulos 6 e 19, e as que nascerem depois da segunda vinda de Cristo.
01 – QUANDO COMEÇA O MILÊNIO? Logo após a batalha do Armagedom, um anjo descerá dos céus, com uma corrente e a chave do abismo e então prenderá o dragão, ou seja, a antiga serpente, o diabo e o lançará no abismo para ali ficar preso por mil anos. O abismo será fechado e selado para que o diabo não saia de lá para enganar os habitantes da terra. Contrastando com a morte de Jesus, que ao ser colocado no sepulcro, o diabo, usando o poder romano, mandou colocar uma pedra para prendê-lo, lacrando-a em seguida. Naquele caso, o anjo desceu do céu, rolou a pedra e assentou-se sobre ela (Mt 27.62-66; 28.1-4). No caso de Satanás, com todo o poder que ele julga possuir, não conseguirá abrir a porta do abismo durante os mil anos. Preso, não poderá enganar e incitar as pessoas ao pecado (Jo 10.10).
02 – O QUE ACONTECERÁ DURANTE O MILÊNIO? Não se sabe tudo o que acontecerá no milênio, porém a Bíblia revela algumas coisas: Cristo reinará no mundo (Ap 11.15; 20.4,6); Satanás ficará preso; Jesus será reconhecido por todos como Rei dos reis e Senhor dos Senhores (Ap 19.16); todas as armas serão destruídas ou transformadas em ferramentas do bem (Ez 39.9-10; Is 2.4; Mq 4.1-3); a morte será em pequena escala e a idade será prolongada (Is 65.19-22); as nações adorarão ao Senhor anualmente em Jerusalém (Zc 14.16-19); Israel reconhecerá Cristo como o Messias (Zc 12.10-11); pessoas poderão nascer e morrer durante o milênio; nós teremos um corpo glorificado, seremos como os anjos. Mas, assim como Jesus após a ressurreição, poderemos também conviver com as demais pessoas.
03 – QUAL O PROPÓSITO DO MILÊNIO? O mundo tornará a ser como era no Éden. Haverá um reino de justiça, será um tempo de cura e de abundância sobre a terra, pois a água brotará no deserto. Muita alegria e paz (Is 35). Será um tempo de preparação da terra e da humanidade para a entrada no Estado Eterno. Mesmo tendo Jesus Cristo como Rei, vivendo em justiça e paz, muitas pessoas estarão submissas a Jesus somente para manter sua sobrevivência, porém, seus corações ainda estarão escondendo a natureza pecaminosa. Vemos isso claramente no final do milênio, quando Satanás será solto e irá pelas nações enganando a muitos, conseguindo com isso formar um grande exército para guerrear contra Jesus e seus santos (Ap 20.7-10). Deus permitirá essa grande batalha final para que Seu nome seja engrandecido diante das nações. O diabo, perdedor, será lançado no lago de fogo e enxofre, onde a besta e o falso profeta já estarão lá vivos sofrendo há mil anos (Ap 20.10).
Conclusão – O milênio será um período de justiça e de paz. Jesus reinará com a Igreja. Cremos que haverá salvação durante o milênio, porque depois de tão longa experiência, desfrutando de uma qualidade de vida inédita no mundo aprenderão a conhecer o amor de Deus e assim sabiamente não se deixarão atrair por Gogue (que representa várias nações reunidas para guerrear e tentar destruir o povo de Deus). Por fim, Satanás será lançado no lago de fogo e haverá o Juízo de Deus, onde uns entrarão para a Nova Jerusalém e outros serão lançados para o lago de fogo.
Avisos – 17/08 Eis-me Aqui, ministrante Daniele Mudrey Degraf, tema: “Administrando minha vida na dependência de Deus” – 16-18/08 Retiro Crianças – 23-25/08 Retiro Teen -
- Detalhes
- Escrito por: Pr. Zildemar